TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modulo 2. Educadores e educandos: tempos históricos

Seminário: Modulo 2. Educadores e educandos: tempos históricos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/1/2015  •  Seminário  •  2.385 Palavras (10 Páginas)  •  539 Visualizações

Página 1 de 10

INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

SECRETARIA ADJUNTA DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS

SUPERINTENDENCIA DE FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO

POLO DE MATUPÁ

POLO PRESENCIAL DE PEIXOTO DE AZEVEDO

PROGRAMA PROFUNCIONÁRIO

CURSO: ALIMENTAÇÃO

ALUNA: FRANCISCA DAS CHAGAS MÁXIMO SAMPAIO

MÓDULO 2

Educadores e educandos: tempos históricos

Peixoto de Azevedo

2013

MEMORIAL

Foi realizada nas dependências da Câmara municipal de vereadores a abertura da aula inaugural do programa profuncionário, desenvolvido pelo instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e a prefeitura municipal de Peixoto de Azevedo, MT. Fizeram parte da mesa de honra a secretária de educação Verônica Dalfenbach, representante do IFMT Valtecir de Carvalho, vereador Arlindo Neris Alves, presidente do SINTEP Fernando Alves, a assessora pedagógica municipal Nelci Terezinha e 112 funcionários do setor de educação que fizeram parte da abertura do programa profuncionário.

Aos dias 26/03/2013 as 16: 00hrs foi realizada a primeira aula inicial do programa profuncionário, está sendo realizada na dependência do tele centro comunitário de Peixoto de Azevedo onde contamos com a presença de alguns professores do município.

Encontrava-se presente o Professor Fernando, Secretária de Educação Verônica, o coordenador do Cefapro Valtecir, a coordenadora do curso Edinalva e os tutores Raimunda Barbosa, Gedalias Santiago, Rúbia Fátima. Todos falaram da Importância do curso para os funcionários da educação.

O representante do Cefapro Valtecir, falou fim das provas punitivas para as provas educativas, a partir do 3º módulo.

Estudo do módulo 2.

Ao realizar os estudo do módulo 2 que traz o tema, Educadores e Educandos tempos históricos, estudo realizado nas dependências da escola jardim das flores, eu e minhas colegas tivemos algumas dificuldades e após lermos todos os capítulos não conseguimos produzir coisa alguma, então convidamos a coordenadora do programa para nos orientar, convidamos uma amiga chamada Elzinha para também nos ajudar.

Dia 16/04/2013 as 8:30 da manhã realizamos mais um encontro “tira duvidas”, com a coordenadora do curso profuncionário Edinalva e os tutores referente ao curso Gedalias, Rúbia, iniciando a fala a coordenadora Edinalva que começou falando sobre o módulo 2, em seguida o tutor Gedalias fala sobre a nossa caminhada que não será fácil mais que eles estará dando apoio sempre que precisarmos, dando sequência Rúbia fala que estará disponível sempre que precisarmos.

Dia 20/04/2013 as 08h00min horas da manhã eu tive dois encontros um com a minha tutora Professora Raimunda Barbosa nas dependências do tele centro comunitário de Peixoto. Onde foi falado das minhas dúvidas, de como se fazer os pratiques e explicação foi satisfatória.

Neste mesmo dia aos meio dia participei de outro encontro com um grupo de amigas, na escola jardim das flores e começamos a fazer os pratiques do módulo 2, ficamos estudando até as 18:00 horas, e foi muito bom.

Este curso está sendo muito difícil para mim, pois eu tenho muitas dificuldades na caligrafia, mais também, quando comecei estudar aos 7 anos, logo tive que parar, pois onde eu morava só tinha até a 4º série, mas com o passar doa anos voltei a estudar, isso já co 12 anos de idade. E o melhor de tudo foi poder realizar meu sonho que era concluir e ensino médio.

Dia 25/04/2013, iniciou as 18h30min horas mais uma aula presencial, com a presença da coordenadora do programa profuncionário de Peixoto Edinalva, o professor Valtecir, o tutor Gedalias, o professor José Carlos e algumas alunas, a tutora Raimunda Barbosa não pode se fazer presente por força maior. O encontro foi muito bom, e as explicações do professor Valtecir foram muito boas, ele relacionou vários filmes com a educação, foi muito satisfatória.

Dia 26/04/2013, tivemos mais uma aula presencial, com coordenadores e tutores do curso, e novamente foi muito satisfatório.

RELATÓRIO DO MÓDULO2

Através da leitura do Módulo 2 – Educadores e Educandos: tempos históricos, fiz um relatório geral de todo módulo, pude entender que a história, me permite enxergar nossas raízes e compreender a transformação na educação, percebi a importância de estudar e entender a educação por meio da história, o tema deste módulo2 é de grande importância, pois admite uma compreensão da organização da educação, da escola e dos processos de construção das instituições escolares ao longo da história do Brasil. Isso me permitiu ver inserida nesse processo e agente fundamental da transformação da escola em um espaço de formação humana, pude perceber a educação como integrante da cultura que desperta em nós a inteligência para sermos criadores, construtores de nossos sentidos. Com o estudo aprendi que é através da história que ficamos por dentro da educação e que todos têm a responsabilidade social de agir, a educar socialmente a nós mesmos e a sociedade.

A educação formal iniciou em 1549 com a chegada dos padres Jesuítas durante a colonização portuguesa, quando ocuparam essas terras os colonizadores jáencontraram os nativos, os padres Jesuítas evangelizavam os indígenas e propagavam a fé cristã, difundiam valores e princípios cristãos, os homens serviam para trabalhar para a coroa portuguesa, o

ensino era oferecido em colégios e seminários, estesrespondiam aos interesses das elites, enquanto os mais pobres permaneciam sem acesso as escolas. Com a chegada de Marquês de Pombal e a expulsão da Companhia de Jesus foram criadas as aulas régias, quando D. Pedro I assumiu o país ele fez a Constituição Federal de 1829 que determinava que a instituição primária seria gratuita a todos os cidadãos, mas o conhecimento era para poucos,crianças pobres e mulheres negras eram excluídos, não tinham o direito de estudar, esse direito era concedido apenas aos filhos dos proprietários de terras, como também somente os homens tinham

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com