TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCADORES E EDUCANDOS: TEMPOS HISTÓRICOS

Por:   •  24/7/2015  •  Trabalho acadêmico  •  520 Palavras (3 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 3

Nome do estudante:

Nome do professor pesquisador de turma:

Escola:

Polo: Curitiba

Disciplina: EDUCADORES E EDUCANDOS: TEMPOS HISTÓRICOS

Curso: PROFUNCIONÁRIO – ( X ) Secretaria Escolar      (    ) Multimeios Didáticos

Data da entrega:

Metodologia do Trabalho: O Professor Pesquisador de turma fará a divisão dos alunos em equipes para a discussão das questões abaixo e cada estudante deverá construir o seu memorial descritivo levando em conta as discussões

Sugestão de assuntos para as discussões:
Como os funcionários podem contribuir e fazer da escola pública, de fato, um lugar de formação e de aprendizagens?

Reflexos do golpe militar na educação brasileira;

Como o município no qual você atua cuida da educação das crianças.

Em sua opinião, em que medida o projeto político pedagógico pode contribuir na formação profissional dos funcionários de escola?

Análise e debate sobre a construção do projeto político pedagógico na escola de atuação do aluno.

Reflexos do neoliberalismo na educação brasileira.

Os funcionários das escolas participam do processo de ensino aprendizagem de maneira informal através do exemplo, apresentando boa vontade e discernimento pra compartilhar nossas experiências, com diálogo, paciência e responsabilidade estimulando os alunos a ter boas atitudes.

Uma triste herança dos tempos da ditadura foi com certeza a educação precária que hoje é oferecida as crianças e jovens brasileiros. Naquele momento as escolas viviam em constante monitoramento os professores e os alunos eram controlados e seu livre exercício de expressão ceifados. Antes a escola pública era frequentada por várias classes sociais, mas com a decadência do ensino, arrocho salarial de professores e funcionários a educação se precarizou e quem tinha melhores condições financeiras abandonou a escola pública, favorecendo assim a as empresas de educação.  

Apesar dessa herança, nosso município atinge bons índices oferecendo acesso aos serviços básicos inclusive educação, atendendo a demanda nos anos iniciais do Ensino Fundamental e  buscando atender o maior número possível na Educação Infantil, contamos com o Conselho Municipal de Educação que é um órgão autônomo e permanente, com funções normativa, deliberativa, consultiva, fiscalizadora, mobilizadora e de controle social, assegurando a participação da sociedade na gestão da educação municipal.

O Projeto Político Pedagógico é a referência da escola, sua identidade, deve ser elaborado com a participação de todos, traçar metas, dessa forma ele vem a contribuir na formação do funcionário das escolas, pois norteia as ações e objetivos a serem traçados e alcançados e toda a comunidade escolar deve se adequar seja tomando ciência de seus direitos e deveres ou  buscando atualização profissional para se adequar e poder prestar um serviço de excelência.  

 Em relação ao que o sistema neoliberal  nos deixou e até hoje reflete é  principalmente a questão de formação profissional, de preferência sem grandes custos, com a intenção de suprir o mercado de trabalho e alavancar a economia investiu-se na formação de mão de obra, não levando em conta a formação racional, a capacidade de raciocinar e de construir um pensamento crítico, pode-se verificar essa situação claramente nos métodos de avaliação implantados e utilizados até hoje, nos cortes das verbas, nas terceirizações e privatizações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (90.8 Kb)   docx (18 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com