TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Multimeios aplicados a educação

Por:   •  9/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.191 Palavras (5 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 5

 Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 3]

Disciplina: Multimeios Aplicados à Educação

Curso: MULTIMEIOS APLICADOS Á EDUCAÇÃO

Unidade de Ensino: ANHANGUERA DE BRASILIA

Nome

 TIAGO OLIVEIRA FREIRE

RA

 9095453742

Atividade Colaborativa


Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 4]

Disciplina:

Curso: MULTIMEIOS APLICADOS Á EDUCAÇÃO

Unidade de Ensino: ANHANGUERA DE BRASILIA

Atividade Colaborativa

Trabalho desenvolvido para a disciplina Multimeios Aplicados à Educação apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Colaborativa, sob orientação do tutor (inserir nome completo).


[pic 5]

Passo 3:

Chegou a hora de escrever seu relatório, apresentando seu ponto de vista a respeito dos aspectos tratados nos Passos 1 e 2.

1. Elabore um texto escrito, contendo no mínimo 60 linhas, para apresentar e justificar o seu Projeto sobre o uso das Tecnologias em algumas escolas públicas de seu bairro, de forma a convencer o investidor sobre a sua relevância em âmbito socioeconômico, cultural, familiar e educacional. Utilize entre 3 (três) e 5 (cinco) citações, com suas devidas referências e normas da ABNT.

2. Visualize algumas escolas de seu bairro, defina quem serão os beneficiados com o seu Projeto, quais recursos tecnológicos devem ser doados a essas escolas.

3. Justifique sua escolha, as estratégias de uso, os objetivos e especifique como as tecnologias assistivas devem ser utilizadas.

Entregue a atividade para avaliação, em arquivo único no formato .doc/ .docx (Word).

Observe que sua atividade deverá conter:

  • Cabeçalho,
  • Introdução,
  • Escolas a serem beneficiadas,
  • Recursos tecnológicos,
  • Justificativa e estratégias de uso,
  • Objetivos e Aplicação de Tecnologias Assistivas;
  • Considerações Finais.

 

Dica: Para saber mais detalhes sobre as normas da ABNT e, ainda, sobre como fazer referências bibliográficas em trabalhos acadêmicos, consulte: <http://www.anhanguera.com/bibliotecas/normas_bibliograficas/index.html> e <http://www.sare.anhanguera.com/index.php/index/citacao>. Acessos em: 22 jul. 2015.

Introdução

Colocar a tecnologia nas escolas em pleno século XXI é de suma importância, trabalhando com projetos pedagógicos, com apoio técnico e com professores buscando cursos de aperfeiçoamento nas TICs teremos um ambiente rico de informações. Saindo das mesmices de sala de aula, a escola deixaria de ser uma caverna com dez livros e passaria a ser uma escola não só com dez livros, mas com um mundo rico de informações com escritas, imagens e vídeos. Então com esse contexto da importância das TICs, a escola pública CEM 804 do Recanto das Emas, Brasília – DF precisará receber tais ferramentas relacionados à TICs, pois sendo o maior colégio de ensino médio do Recanto das Emas já está na hora de todos observarem que esse mundo está mudando e todos precisam se adequar a ele, principalmente relacionado ao tema TICs, pois continua uma escola bem tradicionalista.

Escolas a serem beneficiadas:

A escola pública CEM 804 do Recanto das Emas, Brasília – DF precisará receber tais ferramentas, pois por ser uma escola robusta e tradicionalista, é importante sair da caverna e olhar o mundo ao seu a redor, merece com muita certeza está conectado com a realidade tecnológica, pois de ante de um mundo em que a cada minuto está sendo criado mais uma forma de trabalhar com as informações. É claro que com essas mudanças vêm grandes responsabilidades. Trabalhando com essa maravilhosa palavra cibecultura, vem muitos questionamentos, mas nem todos são respondidos pelos professores, como por exemplo, por que você não reconfigura seus planejamentos de aula colocando as TICs? Ou ainda, será que as escolas estão preocupadas com esse tema?

De acordo com Lemos (2003, p.23):
O termo está recheado de sentidos, mas podemos compreender a
cibercultura como a forma sociocultural que emerge da relação
simbiótica entre a sociedade, a cultura e as novas tecnologias de base
micro eletrônica que surgiram com a convergência das
telecomunicações com a informática na década de 70.

 

Recursos tecnológicos:

As ferramentas de auxílio para explicação e exposição do conteúdo ministrado, como um novo recurso para difundir informações, transformar as aulas em um meio mais atrativo aos alunos despertando neles um maior interesse pelas aulas e, principalmente, como um recurso que permitiria facilitar a compreensão dos conteúdos. Instrumentos colocados na escola foram: Computador, Retroprojetor, Data show, Laboratório de Informática, Internet, CDs, DVDs, TV, Jogos, Laboratório de informática, Quadro Digital e Telefonia Móvel. Mas Claro os professores precisam ter objetivos específicos de como será as aulas com as TICs implementadas.

“A ampla disponibilização e utilização de computadores, internet, celulares, câmeras digitais, e-mails, mensagens instantâneas, banda larga, redes sociais digitais e uma infinidade de novidades (dispositivos, aplicativos, etc.) provocam a necessidade de uma reflexão intensa sobre que atitudes são pertinentes e viáveis para um melhor aproveitamento de tantos expedientes” (LIMA, 2011).

Justificativa e estratégias de uso:

É preciso antes de tudo o professor preparar seus projetos pedagógicos, observar os materiais que possui ao seu a redor e começar a trabalhar de forma lúdico pedagógico com os educandos, trabalhando a criatividade, com esse plano tendo mais dinâmica, objetivo específico que é de suma importância e interatividade, teremos ai um sucesso da interação cibecultural na escola. Claro as TICs são meras referências para trabalhos pedagógicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (158.2 Kb)   docx (458.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com