TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIDÁTICA DO CONTAR HISTÓRIA. LITERATURA INFANTO JUVENIL , MULTIMEIOS APLICADOS À EDUCAÇÃO

Por:   •  18/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.382 Palavras (6 Páginas)  •  1.124 Visualizações

Página 1 de 6

Resumo

“A arte de contar histórias: perspectivas teóricas e práticas”, objetiva conhecer como a cotação de histórias pode contribuir para o processo de construção do conhecimento, bem como a formação desse indivíduo enquanto leitor crítico. Busca-se, ainda, nesse estudo, aprofundar o conhecimento acerca da contribuição da cotação de histórias para a formação de leitores, abrangendo desde a educação infantil até os anos iniciais, com o objetivo de promover melhorias no que diz respeito ao interesse das crianças desta faixa etária pela literatura infantil.

fazendo com que o mesmo se caracterize como um espaço para aprender, um momento destinado ao estudo, à descoberta, à construção e à viagem pelo mundo da fantasia e da imaginação. Na realização dos objetivos propostos, foi possível compreender que não é qualquer história que estimula a criança a interessar-se pelos livros. O sucesso deste quesito está no valor da voz, nas pausas, no jogo de ritmo, na interação entre o contador de histórias e o ouvinte, na sensação que a história contada pode exercer sobre quem ouve, enfim, todos esses elementos poderão provocar na criança o interesse em ler.

Através de leituras e aplicação da prática por intermédio desse projeto extensionista, pode-se constatar que a cotação de histórias é de suma importância no processo de aprendizagem do ser humano, pois além de transformar em magia a história escrita no livro, o contador de histórias encanta a criança com seu jeito expressivo, com histórias novas e chamativas que atraem a atenção das mesmas, conduzindo o futuro leitor a interessar-se pela leitura.

INTRODUÇÃO

A formação humana e crítica está no âmago das discussões sobre educação nos tempos atuais. Quando nos referimos a estas questões, podemos pensar na importância da leitura para o processo de aprendizagem da criança, considerando que, a partir da leitura que faz de um texto e da interpretação que ela faz do mesmo, aprende a posicionar-se frente às situações encontradas no seu dia a dia. Estando a presença da leitura como ponto essencial na formação de uma criança, pode-se considerar que o contato direto com os livros e os mais variados meios literários sejam o início para a formação do leitor. Nesse sentido, surgiu a necessidade de conhecer como a cotação de histórias pode contribuir para o processo de construção do conhecimento, bem como a formação desse indivíduo enquanto leitor crítico. Procura-se, também, compreender como a cotação de histórias pode possibilitar uma aprendizagem prazerosa, interessante e gratificante para a criança, bem como um espaço para que ela se permita brincar, fantasiar e divertir-se com o mundo mágico da leitura. A partir dessa perspectiva, aprofundamos os conhecimentos em torno da arte de contar histórias, trazendo para a função do, contribuir com a prática literária através da contagem de histórias, para incentivo e interesse da criança na literatura infantil

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

A contação de histórias é um dos meios mais antigos de interação humana, usada desde os primórdios da humanidade para, por meio da linguagem, transmitir conhecimentos, estimular a imaginação e a fantasia, transmitir valores morais e disciplinares.

Amarilha (1997) defende que o acesso à contação de histórias promove condições de a criança desenvolver sua habilidade discursiva, quando lhe é conferida a possibilidade de recontar a história, desenhar e identificar os personagens e outras formas de representação. Por meio das histórias, as crianças tem a oportunidade de se tornar leitores assíduos e competentes linguisticamente.

Segundo Fernandes (2003), a literatura infantil funciona como um jogo em torno da linguagem e pode estimular o prazer e emoções, além do divertimento. O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998) mostra diversas situações de leitura para o domínio da linguagem, tornando o momento das histórias como procedimento pedagógico para a percepção da função social.

Neste trabalho vamos analisar o comportamento das crianças diante das historias contadas e as estratégias didáticas utilizadas pelos contadores de histórias. Como uma mesma história pode ser contada de várias formas e com vários elementos diferentes.

Mostrar que com um recurso simples pode – se contar uma história que prenda a atenção das crianças.

Essa história foi contada pela dupla Canta e Conta no programa infantil chamado Quintal da Cultura. A história escolhida foi a Casa Sonolenta contada para crianças entre 4 e 6 anos com aproximadamente 12 minutos . O link da história https://www.youtube.com/watch?v=wcKbBId5D60 .

Os contadores utilizam violão, chocalho e cantam músicas conhecidas do universo infantil no decorrer da história. Utilizam recursos simples para compor a história , como roupas fáceis de serem colocadas e retiradas , mudam a voz quando se referem aos personagens, interagem com as crianças que permaneceram atentas durante toda a história. As contadoras da história mostram bastante domínio sobre a história.

As crianças algumas vezes interromperam ,os contadores souberam responder incluindo as observações das crianças na história.

FICHA DESCRITIVA PARA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA  

Nome do contador (a): Adelaide de Paulo

Autor da história: Hans Christian Andersen

Descreva o enredo:

O patinho feio

 

Era uma vez uma pata que estava a chocar alguns ovos. Os dias foram-se passando e chegou o momento de os patos nascerem. Mas havia um pato que era diferente de todos os outros. Era gordo e muito feio a pata não gostava dele e sempre lhe desprezava. Os dias foram se passando e os patinhos iam crescendo, o patinho não aguentava a gozação dos irmãos, até lhe deram o nome de patinho feio. A mãe pata o mandou embora dizendo que era a vergonha da família.

Teve um tempo que viveu

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (83.8 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com