TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Multimídia na Educação

Por:   •  14/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  622 Palavras (3 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 3

Multimídias na Educação

A tecnologia está presente em todos os lugares, e nos dias de hoje a internet é de fácil acesso à grande maioria das pessoas, e se o foco das crianças e adolescentes de hoje esta na internet o professor deve aproveitar a seu favor, levando para a sala de aula de modo a promover a aprendizagem de acordo com a realidade dos alunos. Mas para que isso aconteça de modo contextualizado o professor deve estar preparado tornando suas aulas significativas e sabendo que irá aprender junto com os alunos.

São diversos os recursos de comunicação digital acessados diariamente pelas crianças. Uma vez que esses recursos são muito atrativos para os alunos, que passam horas em frente ao computador. Por que não usar esses recursos da era digital para fins educativos?

A multimídia na educação é um fator muito atraente para o dia-a-dia, tanto do professor quanto do aluno, e está ligada a uma série de métodos de comunicação tecnológica. Para o professor são ferramentas de trabalho inovadoras e para o aluno é uma fonte de aprendizado muito prazerosa.

Essas tecnologias possibilitam passar para o aluno o conteúdo programado de forma lúdica utilizando as pesquisas durante as aulas, usando o laboratório de informática para que eles acompanhem o conteúdo pelo computador, instrumento que chama muita atenção deles, e assim o professor deve usufruir destas metodologias diferenciadas fazendo com que todos interajam mais e mais nas aulas.

Atualmente, é impossível ignorar a grande influência que as mídias digitais exercem em nosso cotidiano, o que antes era visto como um obstáculo, pois alguns resistiam à idéia de que fosse possível utilizar a internet e seus múltiplos recursos tecnológicos para fins educacionais, hoje a realidade mostra o potencial da rede e que quando suas ferramentas são aplicadas e agregadas ao uso pedagógico trazem grandes avanços. Mas enfrentamos ainda um grande desafio, as escolas às vezes dispõem destes materiais tecnológicos, e em muitos casos o profissional não tem qualificação e habilidade para manuseá-lo.

A socialização da mídia na educação constrói uma aprendizagem mais significativa, e quando esta é usada de forma inovadora sempre se atualizando traz criatividade buscando novidades que prendam a atenção e encantam os alunos que

terão uma aprendizagem de conhecimentos que os incentivarão a pesquisa pela busca do novo.

Devido à amplitude de interação que as ferramentas multimídias trazem para a sala de aula, pode se aplicar nas mais diversas áreas. Por exemplo: vídeos, data show, imagens, áudios, desenhos animados, textos, etc., utilizá-las auxiliam nos planejamentos das aulas, tornando o processo de ensino aprendizagem mais significativos.

Outro exemplo para usar essa tecnologia na sala de aula é nas aulas de história, para estimular os alunos que muitas vezes não gostam de coisas do passado, seria passar filmes retratando a matéria para os alunos compreenderem melhor visualmente a importância de se estudar os fatos históricos, pois se sabe que a capacidade de retenção da leitura é de 10%, narração 20%, vídeo com som 50%, debate e prática 90%; assim, o professor que se utiliza destes recursos de forma atraente consegue fazer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (43.6 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com