TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Musicalidade na Educação Especial

Por:   •  29/5/2016  •  Ensaio  •  1.591 Palavras (7 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 7

RESUMO:

O presente trabalho tem por objetivo identificar a metodologia utilizada por profissionais de educação especial que utilizam a musica como recurso pedagógico no ensino/aprendizagem, no desenvolvimento psicomotor e na sociabilização de crianças com necessidades especiais na educação infantil. É também através da escola, que a criança descobre um mundo de oportunidades, onde se dá o desenvolvimento do conhecimento, em suma, a base que a insere na sociedade como sujeito participativo, deixando de ser apenas coadjuvante em seu próprio meio seja, familiar, social e/ou escolar. A educação básica vai além da escrita, da alfabetização, dos números, a educação transforma e é transformada. Sofrendo alterações em seu cotidiano, para melhorar o atendimento educacional, transformando a vida de milhares de crianças. Por que então, deveria ser diferenciada na educação inclusiva? Vivemos num mundo de diversidades, nossas escolas estão abarrotadas de crianças diferentes umas das outras, diferentes etnias, credo, classe social e dentre essas diferenças encontramos crianças que são portadoras de alguma necessidade especial. Várias são as síndromes e necessidades emocional, intelectual, motora. Trazer para dentro da sala de aula a musicalização como recurso pedagógico auxilia no desenvolvimento da aprendizagem.

Palavras-chave: Desenvolvimento; Inclusão; Músicalização.

1. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como tema, a música e sua utilidade como recurso pedagógico na educação inclusiva, pois a musicalidade, sem dúvida vem a ser uma fonte de estímulo e apreciação no desenvolvimento sócio afetivo do educando. O que de relevante a musicalidade pode agregar a vida de uma criança, sua maturação cognitiva e social.

A musicalização não deve ser vista como instrumento de obrigatoriedade, mas sim como uma ferramenta a mais, um apoio nas atividades propostas de acordo com cada especificidade de um aluno para outro, pois seus benefícios ficam no subconsciente para toda a vida no que diz respeito ao desenvolvimento de crianças portadoras de necessidades especiais.

É sabido que a música é uma fonte inesgotável de comunicação e manifestação humana, pois, é também através do corpo e de seus movimentos que a criança dá inicio a sua interação com o mundo que a rodeia, estando dessa maneira inserindo-se na sociedade. O ato de improvisar movimentos através da música, é uma tarefa simples para uns e um tanto complexa para outros, pois quando se tem a falta de mobilidade motora, mental todo e qualquer movimento se torna difícil porém, esse tipo de estimulo tem relevância para o aprendizado de crianças portadoras de algum tipo de síndrome e/ou deficiência motora ou intelectual. Representar a musica através da dança entre outros movimentos motores auxilia o desenvolvimento cognitivo, aumenta a concentração, memorização de objetos, gravuras, cores, lugares, livros, nomes, entre tantas outras atividades relacionadas com a musicalidade na educação inclusiva.

A música tem uma relação direta com a arte, é, talvez, uma das expressões que faz a ligação direta entre uma atividade e outra, por esse motivo é um atrativo a mais no universo infantil, então é também de grande utilidade dentro da inclusão escolar, que deveria se dar naturalmente no cotidiano da educação inclusiva. A música é o elo de ligação entre o professor de de educação infantil e seus alunos no processo de socialização dentro da escola como um todo, através de questionário elaborado com oito perguntas pretendeu-se verificar de que maneira a musica está ligada diretamente com a afetividade na escola em questão. A observação da rotina da escola e da turma observada, foi realizado um gráfico simbólico, apontado por duas turmas da mesma escola os prós e os contras de determinadas atividades realizadas com e sem o uso da música.

Quanto aos objetivos, pretendeu-se averiguar se os professores utilizam a música como instrumento de apoio no processo de ensino aprendizagem alcançaram a meta estipulada, o desenvolvimento significativo dos alunos, em contra partida a outra turma, como se deu seu desenvolvimento sem a presença da musicalidade. Observar, verificar e constatar se os pesquisados têm dificuldades para trabalhar com ou sem música na Educação Infantil; investigar como os pesquisados analisam a música como instrumento de base no processo de ensino na educação inclusiva.

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A música é uma linguagem universal, plausível para expressar todo o tipo de sentimento, desde o mais brando ao mais nocivo. É por meio da música que se expressam aptidões, sentimentos e disposições para uma aprendizagem significativa nas mais diversas áreas do conhecimento.

As atividades de musicalização permitem que a criança conheça melhor a si mesma e ao outro em relações sócio/afetivas, desenvolvendo também uma noção de esquema corporal, e espacial.

Weigel (1988) e Barreto (2000) afirmam que atividades podem contribuir de maneira indelével como reforço no desenvolvimento cognitivo/ linguístico, psicomotor e sócio afetivo da criança, da seguinte forma:

Desenvolvimento cognitivo/ lingüístico: a fonte de conhecimento da criança são as situações que ela tem oportunidade de experimentar em seu dia a dia. Dessa forma, quanto maior a riqueza de estímulos que ela receber melhor será seu desenvolvimento intelectual. Nesse sentido, as experiências rítmico musicais que permitem uma participação ativa (vendo, ouvindo, tocando) favorecem o desenvolvimento dos sentidos das crianças. Ao trabalhar com os sons ela desenvolve sua acuidade auditiva; ao acompanhar gestos ou dançar ela está trabalhando a coordenação motora e a atenção; ao cantar ou imitar sons ela esta descobrindo suas capacidades e estabelecendo relações com o ambiente em que vive.

Desenvolvimento psicomotor: as atividades musicais oferecem inúmeras oportunidades para que a criança aprimore sua habilidade motora, aprenda a controlar seus músculos e mova-se com desenvoltura. O ritmo tem um papel importante na formação e equilíbrio do sistema nervoso. Isto porque toda expressão musical ativa age sobre a mente, favorecendo a descarga emocional, a reação motora e aliviando as tensões. Qualquer movimento adaptado a um ritmo é resultado de um conjunto completo (e complexo) de atividades coordenadas. Por isso atividades como cantar fazendo gestos, dançar, bater palmas, pés, são experiências importantes para a criança, pois elas permitem que se desenvolva o senso rítmico,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (88.1 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com