TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Métodos Para alfabetização de crianças do Ensino Fundamental I

Por:   •  8/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  749 Palavras (3 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 3

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

DISCIPLINA: TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

TEMA:

Alfabetização

DELIMITAÇÃO DO TEMA;

Métodos para alfabetização de crianças do Ensino Fundamental I, em Escolas Municipais de Goianésia/GO.

PROBLEMATIZAÇÃO

De quais maneiras acontece o processo de alfabetização em crianças do Ensino Fundamental?

JUSTIFICATIVA;

O presente projeto leva à reflexão sobre a prática docente dos professores alfabetizadores e a importância dessa pratica para a alfebetização nos anos iniciais.

Por considerar pertinente para a área da educação o tema: Alfabetização na pré-escola foi escolhlido para  o desenvolvimento de o presente projeto de pesquisa. Esta escolha surgiu a partir da necessidade de aprofundar o conhecimento do como se dá a alfabetização nas escolas de Educação Infantil das escolas públicas municipais de Goianésia/GO. Propõe-se como questão de estudo o trabalho do professor e a metodologia utilizada na sala de aula com as crianças.

A educação pré-escolar é de grande importância para a formação de conhecimentos significativos que serão implementados no decorrer do ensino fundamental. 

OBJETIVO GERAL:

A referida pesquisa visa aprofundar o conhecimento de como se dá a alfabetização na Educação Infantil nas escolas públicas municipais da cidade de Goianésia – GO.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: 

  • Idenfiticar o conceito de alfabetização;
  • Investigar as elaborações teóricas e práticas pedagógicas ligadas ao conceito de alfabetização;
  • Identificar quais métodos de alfabetização vêm sendo utilizados;
  • Analisar cada um dos métodos;
  • Verificar quais são os critérios considerados pelo professor ao optar por um outro método.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA;

O presente projeto de pesquisa tem como enfoque principal a Alfabetização termo que, segundo Freire e Macedo (1990, p.167) se refere a relação entre o educando e o mundo, mediada pela prática transformadora deste mundo”. Para ser explicado o vocabulário sobre o Processo de Alfabetização é necessário expor sobre a psicogênes da língua escrita que, segundo Ferreira e  Teberosky 1980, p; xx) “são as hipóteses elaboradas pelas crianças na tentativa de explicar o funcionamento da escrita”. Além dessas autoras, Soares (1999) e Freire (1989), apresentam relevância e destaque nesses estudos. Assim, este estudo estará apoiado na proposta construtivista influenciada pelas pesquisas de Emilia Ferreiro (1986) e Ana Teberosky (1993), que defendem uma alfabetização contextualizada e significativa.

A abordagem de ensino sócio construtivista norteia os princípios que procuram dar consistência ao trabalho e são buscados no estudos de Jean Piaget, Vygostsky, Paulo Freire, Emília Ferreiro Sara Paim, Wallon Dienes e Picard Vergnaud. Como exemlo tem-se que, o papel da linguagem e das relações interpessoais na constituição de pensamento, a necessidade de conteúdos significativos para o aluno e a relação entre alfabetização e cidadania. (Ana Teberosky 1993) É relevante ressaltar que o método do Geempa para alfabetizar ultrapassa o construtivismo, uma das correntes teóricas empenhadas em explicar como a inteligência humana, uma vez que o desenvolvimento da inteligência é determinado pelas ações mútuas entre o indivíduo e o meio.

METODOLOGIA;

A pesquisa será realizada em escolas municipais de Goianésia, com professores alfabetizadores, através de observações em salas de aula do Ensino Fundamental. Serão feitos estudos de dados bibliográficos com informações sobre o tema estudado durante todo o processo de execução do projeto. Esta pesquisa será qualitativa, pois tem o ambiente natural como fonte direta de pesquisa, desta maneira a interpretação dos resultado surge com a totalidade de uma especulação que tem como base  a percepção de um fenômeno num contexto. Posto isso a pesquisa será apoiada em bilbiografica , com o intuito de alcançar os objetivos propostos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (80.8 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com