TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NEUROPSICOPEDAGOGA TCC LAURA 2015/2016

Por:   •  24/8/2016  •  Monografia  •  8.467 Palavras (34 Páginas)  •  5.773 Visualizações

Página 1 de 34

FACULDADE

LAURA DE MELLO

A IMPORTÂNCIA DO NEUROPSICOPEDAGOGA NA SALA DE AULA

CIDADE

2015

LAURA DE MELLO

A IMPORTÂNCIA DO NEUROPSICOPEDAGOGA NA SALA DE AULA

Trabalho de Conclusão de Curso apresentada à Banca examinadora - UNIP

CIDADE

2015

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO......................................................................................................

1. NEUROPSICOLOGIA......................................................................................

2. O PISCICOPEDAGOGO E SEU OLHAR SOBRE CRITÉRRIOS DA APRENDIZAGEM.................................................................................................

2.1. O papel do psicopedagogo no planejamento escolar..............................

3. APRENDIZADO E A NEUROPSICOLÓGICO..................................................

3.1. Vertente da psicopedagogia........................................................................

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS...............................................................................

REFERÊNCIAS.....................................................................................................

INTRODUÇÃO

1. NEUROPSICOLOGIA

        Dentro do espaço da neurociência podemos salientar a Neuropsicologia, e seu interesse se fundamenta na pesquisa das relações entre as organizações cerebrais e os processos psicológicos correspondentes, sendo assim, a neuropsicologia objetiva compreender os comportamentos por meio da compreensão das áreas nervosas englobadas no controle e organização destas manifestações.

        Desta forma, a neuropsicologia acaba se aproveitando do acúmulo de descobertas provindas de disciplinas básicas que fazem estudos do sistema nervoso, assim como, neurobiologia, neuroquímica, neuroendocrinologia, neuroentologia, neuropsicoimunologia, e para consequentemente se alargar e aprofundar as suas contribuições à melhoria da condição humana. Somos então capazes de assegurar que se refere a uma ciência extremamente humanista.

        As pesquisas sobre a célula nervosa acabam sendo muito importantes para que se compreenda o funcionamento de todo o sistema nervoso e de suas funções específicas. Esta pesquisa se divide em três diferentes partes (dentritos, axônio e corpo celular), o neurônio se responsabiliza pelo sistema de informação e comunicação dos seres vivos. Para se chegar nestes objetivos, demonstra-se uma gama de peculiaridades extremamente salientadas, tal como estes: forma e tamanhos diferenciados, profundamente especializado, que possua uma extensa plasticidade e adaptabilidade de metabolismo intenso, que também exige no consumo de glicose e oxigênio, uma real indústria química produtora de neurotransmissores; muito frágil sujeito a lesões e morre de forma muito fácil.

        A percepção da maturação nervosa é uma das mais essenciais para que se compreenda o processo de aprendizagem. No instante em que o corpo celular (local que o núcleo pertence) envia uma mensagem, é de responsabilidade do axônio levá-lo até um dentrito de outro neurônio para que se realize a sinapse. O axônio, entretanto, precisa estar maduro para realizar esta condução.

        O procedimento da mielinização acontece no tempo, de maneira que variados neurônios se mielinizam em momentos diferentes do desenvolvimento do organismo. Este processo proporciona um embasamento para que se compreendam as teorias que elencam as etapas evolutivas da criança, como os estágios de Jean Piaget no contexto do nascimento da inteligência ou das etapas do erotismo infantil em Sigmund Freud no contexto do amadurecimento afetivo-sexual.

        No âmbito do sistema nervoso de vertebrados, os neurônios demonstram variadas peculiaridades comuns. O corpo celular é composto pelo núcleo e pelo depósito da informação genética. O corpo celular origina duas diferentes espécies de processos (ou prolongamentos), os dendritos e o axônio. Os axônios são os elementos que realizam a transmissão dos neurônios para que sejam capazes de terem comprimento muito variável; alguns possuem a dimensão de mais de 1 m pelo corpo. No sistema nervoso central, os axônios, em sua maioria, são extremamente delgados (que possuem diâmetros entre 0,2 e 11m) no momento em que são comparados ao diâmetro do corpo celular (11m ou mais). O cone axônico é a localidade onde é produzido o potencial de ação, que é o sinal celular.

        Vários axônios demonstram um isolamento elétrico através de uma bainha de mielina (Iipídica) que sofre interrupções a intervalos regulares pelas regiões denominados como nodos de Ranvier.

        Estas ramificações do axônio de um neurônio (o neurônio pré-sináplico) realizam a transmissão de sinais para outro neurônio (a célula pós-sináptica) em um ponto conhecido como sinapse. Nestas ramificações unicamente os axônios são capazes de gerar sinapses com até 1.000 outros neurônios. Os dendritos (apicais e basais) geram a maior parte da superfície receptiva do neurônio e junto com o corpo celular, recebem aferência sináptica das células pré-sinápticas.

Figura 1

[pic 1]

Fonte: www.eps.ufsc.br .

2. O PISCICOPEDAGOGO E SEU OLHAR SOBRE CRITÉRIOS DA APRENDIZAGEM

        Perante o exposto, podemos observar que cada criança possui o processo de desenvolvimento diferente, algumas aprendem com uma facilidade mais relevante, enquanto outras aprendem mais devagar.

        E neste instante que é de extrema relevante que o professor realize uma analise individual de cada uma das crianças para ser capaz de adequar os conteúdos se fundamentando na necessidade de cada um, no instante em que o professor sente a dificuldade de compreender estas diferenças, o aprendizado do aluno piora relevantemente, sendo assim, o psicopedagogo é capaz de intervir de modo a ajudar tanto o educando quanto o educador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (57 Kb)   pdf (349.8 Kb)   docx (832.3 Kb)  
Continuar por mais 33 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com