TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Natureza e Identidade da Pedagogia. O Que é a Pedagogia, Quem é o Pedagogo?

Por:   •  22/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.597 Palavras (7 Páginas)  •  1.300 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

Natureza e identidade da pedagogia. O que é a pedagogia, quem é o pedagogo?

[pic 3]

Tucano-Ba

2014

Natureza e identidade da pedagogia. O que é a pedagogia, quem é o pedagogo?

 Trabalho apresentado das disciplinas Linguagem e Comunicação, Metodologia Científica, fundamentos do processo educativo no contexto histórico-filosófico.  Apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR,

Prof. Juliana Fogaça, Okaçana Battini,

 Marcia Bastos de Almeida e Bernadete de Lourdes Streisky Strang

Tucano-Ba

2014

APRESENTAÇÃO

Este trabalho foi realizado com o intuito de conhecer um pouco mais sobre a natureza e identidade da educação, onde será abordado o conceito do que é Pedagogia e o que é o pedagogo, desde o que se conceitua no senso comum no dia a dia das pessoas ao pensamento de profissionais que se aprofundam e se apropriam do assunto.

Com anúncios e divulgação por parte do governo brasileiro, em mais investimentos, muito se tem falado ultimamente em pedagogia, um maior interesse por cursos desse tipo. A grosso modo, ou no senso comum, pode-se dizer que a pedagogia é a arte de ensinar, de trabalhar com crianças, e a pessoa que exerce essa função é o pedagogo, trabalhando este, na função do professor em sala de aula de Ensino Fundamental e/ou na função de aperfeiçoar os profissionais que são da área de estudo de que se  trata aqui nesse contexto.

Mais além, academicamente falando, diz-se da Pedagogia como a ciência da educação, área em que se estuda para trabalhar com a educação, para educar crianças na sala de aula, sendo que vai mais além que o espaço físico da escola, abrange as diversas funções das atividades humanas consideradas prioritárias no processo educativo, como acentua Libâneo mais adiante no corpo deste documento.

[pic 4]DESENVOLVIMENTO

Natureza e identidade da pedagogia. O que é a pedagogia, quem é o pedagogo?

O conceito de senso comum, até mesmo de muitos pedagogos, é a de que pedagogia é ensino, ou melhor, o modo de ensinar. Uma pessoa estuda pedagogia para ensinar crianças. O pedagógico seria o metodológico, o modo
de fazer, o modo de ensinar a disciplina. O Trabalho pedagógico incide em
ensinar, de forma que o termo pedagogia estaria associado somente a
ensino.

Existe, de fato, um conhecimento na história da formação de professores no Brasil, que pedagogo é alguém que ensina algo. Essa tradição teria
se consolidado no início da década de 30, com a influência subentendida dos chamados “pioneiros da educação nova”, tomando a inteligência de que o curso de Pedagogia consiste em um curso de formação de professores para as séries iniciais da escolarização obrigatória. O entendimento é claro: educação e ensino dizem respeito a crianças (até porque “peda”, do termo pedagogia, é do grego
“paidós”, que significa criança). Se ensino se dirige a crianças, então quem
ensina para crianças é pedagogo. E para ser pedagogo, onde ensina crianças,
é preciso fazer um curso de Pedagogia. Foi essa imagem que fixou e
continua viva no experimento brasileiro de formação de professores.
           Além disso, ao aceitar essa ideia, não conhecemos porque os cursos de
licenciatura também não ganharam a qualificação de cursos de Pedagogia. A
conceito de idealizar o curso de Pedagogia como formação de professores, a meu ponto de vista, é muito simplista e reducionista, ou seja, uma ideia de senso comum. A pedagogia se cruza, de fato, com a formação escolar de crianças, com processos educativos, métodos, maneiras de ensinar, mas, antes disso, ela
tem um significado bem mais amplo, bem mais globalizante. Ela é uma área
de ciências sobre a difícil educação no seu conjunto e
imaginário e, ao mesmo tempo, uma diretriz orientadora da ação educativa. Assim, a pedagogia é definida como o caminho de desenvolvimento de professores do Ensino Básico: Educação Infantil, séries iniciais do Ensino Fundamental e formação de professores em nível de Ensino Médio instituído pela Legislação em vigor (Diretrizes Curriculares- Resolução CNE/CP n. 1 de 15 de maio de 2006), onde se percebe em contradição com a Pedagogia como Ciência da Educação, segundo Pimenta, Franco e Libâneo (2007), pois se entende por esta Legislação que a Pedagogia traz como base a docência e infelizmente não avalia o estudo do processo educativo, em todas as suas extensões, envolvendo os elementos da ação educativa e sua contextualização: o aluno como individuo do processo de socialização e aprendizagem; os agentes de formação; as ocasiões concretas em que acontecem os processos formativos e a situação sócia institucional das instituições (LIBÂNEO, 2007). Esta mesma Resolução (BRASIL, 2006) lembra a docência, sugerindo o seguinte:

Art. 2º As Diretrizes Curriculares para o curso de Pedagogia aplicam-se à formação inicial para o exercício da docência na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, e em cursos de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar, bem como em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos.

§ 1º Compreende-se a docência como ação educativa e processo pedagógico metódico e intencional, construído em relações sociais, étnico-raciais e produtivas, as quais influenciam conceitos, princípios e objetivos da Pedagogia, desenvolvendo-se na articulação entre conhecimentos científicos e culturais, valores éticos e estéticos inerentes a processos de aprendizagem, de socialização e de construção do conhecimento, no âmbito do diálogo entre diferentes visões de mundo (BRASIL, 2006, p. 11).

           Diante destas meditações, propõe-se, neste artigo, avaliar os vários olhares formados pelos educadores sobre a Pedagogia como ciência da educação e como a Pedagogia pode aparecer na Legislação em vigor. Não se contém a vontade de descrever a história da Pedagogia, seus limites e suas melhorias, mas, sim, apartar os diferentes discursos sugestivos à Pedagogia como ciência da educação.

   A constituição de profissionais da educação chega proporcionando como um amplo desafio para a legislação e políticas educacionais ao longo dos tempos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (172.2 Kb)   docx (749.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com