TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Natureza e Sociedade envolvendo saúde e higiene

Por:   •  6/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  988 Palavras (4 Páginas)  •  522 Visualizações

Página 1 de 4

UNIP- UNIVRSIDADE PAULISTA CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

Natureza e sociedade envolvendo saúde e higiene

Camila Regina da Silva Machado – 1520117

Polo Diadema 2015

Tema: Natureza e sociedade envolvendo saúde e higiene

Justificativa:

A higiene corporal é tratada como condição para a vida saudável. A aquisição de hábitos de higiene corporal tem início na infância, destacando-se a importância de sua prática sistemática. A infância é uma das fases mais decisivas na construção de condutas e a escola como uma instituição social é privilegiada pelo fato de poder desenvolver trabalhos sistematizados e contínuos. O aluno precisa responsabilizarse com crescente autonomia por sua higiene corporal, percebendo-a como fator de bem-estar e como valor da convivência social. Portanto faz-se necessário contribuir com medidas práticas para que os alunos possam ter autonomia no cuidado com o corpo, como por exemplo, lavar as mãos antes e após das refeições e eliminações, limpeza de cabelos e unhas, higiene bucal e banho diário; favorecendo assim a saúde individual e coletiva. É fundamental que os alunos conheçam bons hábitos, mas não basta apenas informá-los, é preciso trabalhar a aquisição desses hábitos, para que dessa forma possam desenvolvê-los. Em se tratando de educar para higiene, há de se buscar uma prática participativa de modo que as orientações para os alunos sejam coerentes com a linguagem do próprio corpo. A presença do educador com uma nova visão se torna imprescindível e fundamental, pois é, preciso que "saber" seja extensivo a todos, é preciso facilitar para que o aluno se aproprie do conhecimento científico a respeito do próprio corpo, sobre as condições de vida da população e sobre sua importância de colocar em prática certos hábitos que contribuirão decisivamente no cuidado com o corpo. Quando o aluno percebe que estes hábitos o ajudam a viver melhor sem dúvida alguma ele estará motivado a colocá-la em prática com regularidade. Isso faz com que o educador seja o mediador entre aluno/família, renovando e incentivando o interesse em se praticar corretamente os hábitos de higiene. Muitas vezes, nós, educadores, percebemos certo desconforto em nossos alunos, provocando até mesmo um baixo índice de rendimento escolar. É neste momento que devemos esclarecer e estimular os alunos, propondo uma tomada de consciência no que diz à saúde, à limpeza corporal, à postura, etc. Ser saudável é também estabelecer bons hábitos e compreender que o nosso corpo merece um carinho especial, e que esse tratamento nos traz benefícios.

Situação - problema:

Em 2015, os professores da rede municipal de São Paulo foram surpreendidos com uma nova portaria que autoriza reunir nesta etapa da educação básica crianças de faixas etárias diferentes em uma mesma sala de aula. Referimo-nos à portaria de número 2.624/13, que permite tais agrupamentos mistos, em casos excepcionais, para atender à demanda de crianças inscritas, mas que estão fora da escola. Além disso, posiciona que depende de critérios estabelecidos pela Diretoria Regional de Educação (DRE) e que os profissionais responsáveis por tais agrupamentos devem adequar o plano de trabalho, garantindo o pleno desenvolvimento das crianças deste agrupamento.

Público - alvo:

Crianças de 03 à 05 anos de idade.

Objetivo:

O objetivo geral desse projeto é sensibilizar os alunos das turmas da educação infantil de uma escola na cidade de Diadema, SP sobre a importância do auto cuidado com a saúde voltada para a higiene corporal e bucal.

• Disponibilizar aos alunos o conhecimento sobre a importância de adquirir bons hábitos de higiene;

• Estimular por meio de desenhos a prática correta de tomar banho, lavar as mãos, os cabelos;

• Proporcionar informações sobre os cuidados com a saúde bucal, e a importância da escovação dos dentes;

• Promover rodas de conversa para esclarecimentos de dúvidas em geral que possa surgir entre os alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (53.5 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com