TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Novas areas de atuação da educação

Por:   •  15/3/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  426 Palavras (2 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 2

1- Por que novas áreas de atuação tem surgido para a pedagogia? Contextualize.

Em uma perspectiva de mudança e viabilizando uma expansão para o crescimento das elaborações de programas de treinamentos surge a presença do pedagogo nas organizações, contribuindo com um processo de aprendizagem para a construção do conhecimento do funcionário.

 Hoje as organizações buscam mais que mãos de obra, procuram pessoas as quais desenvolvam seu potencial crítico social à medida que atuam no mercado de trabalho, Toffler afirma que as pessoas na organização devem ser capazes de fazer julgamentos e tomar decisões em vez de executar mecanicamente ordens transmitidas de cima para baixo (TOFFLER apud AGNALDO, 1999, p. 98).

2 – Que tipos de conhecimento existem e circulam na sociedade, por consequência, nas empresas? Qual a importância de cada um deles?

O conhecimento explícito; expresso em palavras, números ou sons sendo transmitidos ao indivíduo de maneira formal e sistematizado.

O conhecimento tácito; não é facilmente visível ou explicável, é difícil de formalizar, pois está enraizado nas ações e na aparência corporal do individuo: valores, ideais ou emoções incorporados.

3 – De que modo o pedagogo pode colaborar com a visão e crescimento empresariais? Exemplifique

Aperfeiçoando a formação dos funcionários e fortalecendo o departamento de recursos humanos da empresa. Dentro desse contexto o pedagogo deve atuar como peça fundamental, sendo ser pensante dentro da organização na busca de estratégias e propostas que modifiquem o cenário em que se encontra a operação, possibilitando com suas ações o retorno do investimento dado pela empresa.

4 – Com base no que foi discutido sobre as Havaianas, explique “como” e “Por que” algumas empresas se tornam obsoletas e tendem, até mesmo, a desaparecer?
São empresas que tem dificuldades em atender as necessidades do mercado e consumidor, por medo da inovação, falta de acompanhamento dos avanços tecnológicos, baixo investimento em marketing, por falta de planejamento.  

 

5 – Desigualdades e Disparidades

O Relatório Nacional de Acompanhamento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), divulgado recentemente aponta para a diminuição das disparidades entre negros e brancos na educação, mas sem que o mesmo acontecesse com a queda da desigualdade de renda, que teve apenas um breve recuo entre trabalhadores negros e brancos.

- Do ponto de vista da Pedagogia Empresarial, como isso se explica e que ações sugere?  

Tal diferencial se deve, em grande medida, à menor escolaridade média da população preta e parda, mais isso não explica a desigualdade de renda.


...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (74.5 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com