TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Novo Ensino com Duração de 9 anos

Por:   •  16/4/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  383 Palavras (2 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 2

Ensino Fundamental com duração de 9 anos.

O ensino fundamental com a duração de 9 anos, assegura a todas as crianças um tempo mais longo no convívio escolar, mais oportunidades de aprender e um ensino de qualidade. A intenção é fazer com que aos seis anos de idade a criança esteja no primeiro ano do ensino fundamental e termine esta etapa de escolarização aos 14 anos.

 A ampliação do ensino fundamental começou a ser discutida no Brasil em 2004, mas o programa só teve início em algumas regiões a partir de 2005. O prazo para que o ensino fundamental seja de nove anos em todo o Brasil foi até 2010. Hoje com o ensino de nove anos, a qualidade mudou professores mais qualificados e materiais didáticos mais eficazes.

O Objetivo deste trabalho é apresentar os conceitos e concepções fundamentais ao processo de alfabetização e verificar as capacidades a serem atingidas pelas crianças ao longo dos três primeiros anos do Ensino Fundamental de nove anos.

Em um primeiro momento, destacamos as concepções relacionadas à aprendizagem e a alfabetização; depois verificaremos a capacidade que deve ser desenvolvida nos três primeiros anos.

Para orientar no ensino de alfabetização foram apresentadas orientações sobre os conceitos e as capacidades. Os conceitos seriam a Língua e o ensino da Língua; alfabetização; letramento e ensino da língua escrita.

As capacidades seriam a apropriação do sistema de escrita; a leitura; produção de textos escritos e o desenvolvimento da oralidade.

Exclusão na Educação: Por que acontece?

A exclusão muitas vezes acontece, quando o aluno tem alguma deficiência, seja ela motora ou não. A exclusão parte dos próprios colegas, por não estarem familiarizados com a situação. Muitos nunca tiveram uma relação com amigos assim. Mas na escola com o convívio social, descobrem que o colega é diferente e assim parte a excluí-lo do grupo de amizade. A exclusão pode iniciar-se também na sala de aula quando algum amigo não consegue fazer as tarefas, a dificuldade, passa a ser motivos de exclusão junto aos amigos, que muitas vezes não querem ajudá-lo a aprender em grupo e passa a excluí-lo.

Bibliografia

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO; Secretaria de Educação Básica; Pró Letramento: Programa de Formação Continuada de Professores dos Anos/Séries Iniciais do Ensino Fundamental: Alfabetização e Linguagem; ed. Ver. E ampl. Incluindo SAEB/Prova Brasil matriz de referência/Secretaria de Educação Básica - Brasília – 2008.

www.portal.mec.gov.br.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (75.1 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com