TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ADOLESCENTE E SUAS PERCEPÇÕES DENTRO DE UMA VISÃO NEUROPSICOLÓGICA

Por:   •  15/12/2021  •  Relatório de pesquisa  •  546 Palavras (3 Páginas)  •  63 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADE SUCESSO - FAS

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM

NEUROPSICOPEDAGOGIA

 KARINE SOUSA FONTES

O ADOLESCENTE E SUAS PERCEPÇÕES DENTRO DE UMA VISÃO NEUROPSICOLÓGICA

PARNAÍBA-PI

2021

A adolescência é uma fase da vida que está entre a infância e a fase adulta. Não é uma questão de escolha, mas uma etapa indispensável da vida, do mesmo modo como em todas as fases. É uma etapa essencial para que o cérebro infantil se modifique em um cérebro adulto. É na pré-adolescência que ocorre o maior desenvolvimento do cérebro de um ser humano, apesar de sua forma externa parecer estável, existe uma ampliação ponderada no volume e ocorre uma rebentação de conexões neuronais. Esse cérebro, nessa etapa, já alcançou sua capacidade máxima que terá na vida, até o envelhecimento ou uma doença o alterarem.

As mudanças que ocorrem na adolescência são significativas tanto no aspecto físico, na cognição, no comportamento e nos princípios pessoais, essas transformações terminam sendo vivenciadas de formas diversas de acordo com cada adolescente.

Diversas situações irão apresentar as ações e reações dos adolescentes quando atravessam por essa etapa de transformação da infância para a fase adulta, as mudanças que acontecem são fundamentais e formam o caráter da pessoa adulta.

Essa fase transferencial é determinada como um período de transformações tanto no aspecto físico, quanto no comportamental que determinarão o processo de crescimento adulto, e por meio das transformações que acontecem no cérebro é visualmente percebível essa mudança, pois existe a transformação física, onde as alterações hormonais são as mais predominantes e as transformações comportamentais, onde é determinado ao adolescente o seu caráter ideológico, suas ações e definições comportamentais.

As mudanças no período da puberdade, sobretudo as que se referem ao andamento desenfreado do crescimento, têm grandes consequências psicológica e social.

Essas transformações, por si só, são bastantes para estimular a conduta e a estruturação da identidade do adolescente. Porém, essas mudanças, sozinhas, não definem a complicada condição própria da idade.

As mudanças do corpo e da mente acontecem de forma súbita e avassaladora de maneira que requer que o adolescente se adeque às mudanças de forma acelerada e procure entender essa etapa desordenada.

Eles vivem emoções indefinidas relacionadas aos pais, à família, que em um momento se apegam a uma obediência e subordinação deles, em outro, procuram a aceitação buscando o seu autocontrole por meio de julgamentos exorbitantes colocados a eles.

Essas transformações devem ser cuidadosamente analisadas e deve-se procurar providenciar um auxílio ao adolescente de forma que ele entenda que suas atitudes podem causar implicações desfavoráveis a sua vida.

Um ponto influenciador para as atitudes dos adolescentes e que se leva em consideração é o aprendizado familiar. O contexto familiar em que o adolescente está inserido traz transformações significativas em sua conduta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (45.9 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com