TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O APRENDER ATRAVÉS DO LÚDICO

Por:   •  24/1/2022  •  Trabalho acadêmico  •  822 Palavras (4 Páginas)  •  86 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2]

Licenciatura em Pedagogia

        

APRENDER ATRAVÉS DO LÚDICO

BARRA DO CORDA – MA

2021

APRENDER ATRAVÉS DO LÚDICO

Projeto de Pesquisa apresentado ao curso de Pedagogia como requisito para obtenção de nota e atendimento às exigências da disciplina TCC I.

Orientadora: Prof. Esp.

BARRA DO CORDA - MA

2021

SUMÁRIO[pic 3]

1 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO        4

2 TEMA        4

3 DELIMITAÇÃO DO TEMA        4

4 FORMULAÇÃO DO PROBLEMA        4

5 JUSTIFICATIVA        5

6 OBJETIVOS        6

6.1 OBJETIVO GERAL        6

6.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS        6

7 EMBASAMENTO TEÓRICO        6

8 METODOLOGIA        9

8.1 MÉTODO DE ABORDAGEM        10

8.2 TÉCNICAS DE PESQUISA        10

9 CRONOGRAMA        11

10 PROPOSTA DE SUMÁRIO PARA O TCC II        12

11 CONSIDERAÇÕES FINAIS        13

REFERÊNCIAS        14

1 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO

2 TEMA

O tema abordado na realização do presente trabalho é aprender através do Lúdico, buscando compreender melhor como inserir na prática pedagógica ações e atividades que contribuam positivamente no desenvolvimento das crianças, pois o lúdico permite desenvolver habilidades e conhecimentos de forma dinâmica. Dessa forma, a sua realização dará ênfase aos aspectos que compreende o lúdico na prática pedagógica tendo esse levantamento realizado por meio da leitura e pesquisas que favoreçam conhecimento e aprofundamento sobre a temática abordada.

3 DELIMITAÇÃO DO TEMA

Aprender através do Lúdico

4 FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

As crianças têm as brincadeiras presentes em seu dia a dia desde pequenos, sendo essa a forma mais utilizada por seus pais e cuidadores como forma de estimular sorrisos e pequenos avanços na coordenação motora e demais aspectos que envolvem o seu desenvolvimento. Assim, partindo desse pressuposto, observa-se a importância do lúdico na evolução da criança. Dessa forma, problematiza-se a seguinte questão: De que forma é possível potencializar o processo de ensino e aprendizado com a inserção do lúdico como prática pedagógica?

5JUSTIFICATIVA 

Sendo a educação infantil a primeira etapa da criança no processo de ensino e aprendizagem da educação básica, a mesma tem como finalidade contribuir no desenvolvimento da criança no ambiente escolar que será levado para a comunidade do modo geral, tendo em vista que passará a formar a personalidade da criança por meio dos aprendizados que serão proporcionados a mesma. Partindo desse pressuposto observa-se a importância do lúdico ao ensinar.

Assim, é válido considerar a importância que o lúdico acrescenta nesse processo da vida escolar, sendo que a escola nessa fase da educação infantil irá dar continuidade ao que a criança aprende em sua família, sendo a mesma a primeira comunidade vivenciada pela criança e justamente onde a mesma obtém os primeiros aprendizados mediante o que os pais e/ou responsáveis assim como os cuidadores “ensinam” mesmo que indiretamente por meio da cultura em que a criança está inserida como também nas brincadeiras como encaixar, identificar formas e cores dentre outros jogos que os pais inserem no dia a dia da criança. Ações essas que além de incentivar conhecimento ainda fortalece os vínculos que são tão importantes nessa fase.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (134.9 Kb)   docx (82 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com