TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO-AEE

Por:   •  13/9/2022  •  Relatório de pesquisa  •  2.625 Palavras (11 Páginas)  •  491 Visualizações

Página 1 de 11

                                           ESTADO DE MATO GROSSO[pic 1]

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL

SALA DE RECURSO MULTIFUNCIONAL

ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO-AEE

Escola: Estadual Irmã Miguelina Corso

Endereço: Rua São Paulo, 245 Centro- São Pedro da Cipa/MT

Ano: 2022

PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL (PDI)

Este PDI consiste na junção do Plano de AEE: atividades planejadas para serem desenvolvidas na Sala de Recursos Multifuncionais e PEI: atividades propostas para serem desenvolvidas na sala de aula comum, com o propósito de garantir a inclusão escolar,  possibilitando o desenvolvimento de seu ensino-aprendizagem.

PARTE I

PLANO DE AEE

O Plano de AEE, são as ações desenvolvidas para atender as necessidades do aluno. São específicas do AEE para que o aluno possa ter acesso ao ambiente e conhecimentos escolares de forma a garantir com autonomia o acesso, a permanência e a participação dele na escola. (BRASIL, 2010)

Nome do aluno (a): Mariana da Silva Rosa

Data de Nascimento: 15/02/2010 - Idade:  12anos

Diagnóstico/Especificidade: Deficiência Intelectual e baixa visão

                                                 CID F70 e F81.9

Estudo de caso

A aluna Mariana ainda está na fase de início da alfabetização, e através de uma avaliação diagnostica feita pela professora do AEE, constatou-se que a aluna está no estágio do silábico com valor sonoro. A referida aluna já reconhece as vogais e encontros vocálicos, reconhece algumas letras do alfabeto e consegue fazer aliteração. Na matemática, possui dificuldades em lateralidades, noções de espaços, proporções, figuras geométricas e quantidades, ainda não reconhece os numerais e ainda não realiza operações com os números inteiros. Percebe-se ainda, que o raciocínio e compreensão da aluna estão abaixo do esperado para a idade cronológica da mesma.

     Nesse contexto, está matriculada na SRM nas disciplinas de Estratégias para o desenvolvimento de processos mentais e Ensino da usabilidade da informática acessível para favorecer o desenvolvimento da autonomia e independência da aluna frente as diferentes situações do contexto escolar.  Em relação a aquisição da leitura, vem sendo trabalhado com a aluna o método de alfabetização fonovisuarticulatório (conhecido como método das boquinhas), que tem dado bons resultados, visto que, o repertório de palavras que já consegue ler vem aumentando.  

A aluna demonstra muito desejo em aprender e está sempre disposta a realizar as atividades propostas, apesar de ser um pouco tímida, quando alguém realiza a leitura ela é capaz de responder aos questionamentos feitos a respeito da leitura.  No ambiente escolar a é sempre muito amável e carinhosa com professores e alunos, não se envolvendo em conflitos.

A aluna passou por consulta com o oftalmologista e recebeu o laudo de baixa visão, ela fará uso do óculos e também necessitará de adaptação do material com fontes e desenhos maiores, também passou por consulta com a Neurologista onde foi ela recebeu o laudo de deficiência intelectual com CID F70 e F81.9 .

  • Período de atendimento: de 07/02/2022 a 16/12/2022
  • Frequência:  Duas vezes por semana
  • Tempo de atendimento: 2h: 00 de duração cada
  • Composição do atendimento: Individual ou coletivo
  • 1ª Revisão: 26/04/2022
  • 2ª Revisão: 03/10/2022

1- Problema

2-Objetivo

3-Atividades/Recursos

4-Avaliação

Ainda não está alfabetizada, dificuldade de raciocínio e compreensão

Desenvolver formas de comunicação e compreensão fazendo uso de atividades que ampliem as estruturas cognitivas facilitadoras da aprendizagem.

Alfabeto móvel para escrita do nome, sílabas, palavras e frases; estimular a formação de sílabas simples partindo das letras do nome da estudante e palavras do rol de interesse da aluna; utilizar brinquedos para incentivar a leitura, associação de palavras, objetos e categorização; leitura de pequenos tipos de texto: parlenda, trava-língua, adivinhações e rimas, etc.; Reescrita de pequenos textos; aplicar corretamente espaços entre palavras; textos para completar; Apostila de alfabetização com o método fonovisuarticulatório(boquinhas) Software de alfabetização Luz  do Saber e site BEBELE (letras , silabas e palavras associando a imagens)

A partir dos resultados obtidos nas revisões.

Ainda não tem autonomia de interpretação textual e produção de texto

 Desenvolver habilidades de leitura e escrita.

Leitura de pequenos tipos de texto: parlenda, trava-língua, adivinhações e rimas, etc.; textos para completar; Reconto de historias e contos; HQs; Textos para completar os espaços; escrita de palavras através de imagens; ditados ilustrativos;

 

Dificuldade no raciocínio logico, atenção e memoria

 Melhorar o tempo de atenção e concentração. Desenvolver o raciocínio lógicos, sequencia logicas e funções executivas.

Dar instruções claras e precisas, pouco numerosas, assim como fazê-las acompanhadas de um modelo; trabalhar os jogos pedagógicos de encaixe e construção e também os jogos que promovam e estimulem a memória (jogo da memória, xadrez; dama; uno; quebra cabeças;  etc.); Atividades de discriminação visual e estimulação cognitiva. Jogos e montagem de desenhos com figuras geométricas; tangran;

Dificuldades na psicomotrocidade

Superação das dificuldades motoras

Atividades de desenhos, pinturas e o uso de diferentes instrumentos como suporte para sua expressão gráfica, como computadores, massa de modelar, pinturas em telas, giz de cera e etc. Atividades de pinça.

Dificuldades de visão

Ensinar a usar recursos opticos e não opticos

Realizar atividades para estimulação do resíduo visual com uso de materiais que tenham cores fortes e vibrantes; ampliação de fontes; atividades com materiais de contraste visual.

Desafios socioemocionais

Proporcionar ao aluno momentos que estimulem sua sua autoestima e aceitação e interação  social.

Jogos pedagógicos e atividades em grupos; momentos de roda de conversas; atividades artísticas;  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.9 Kb)   pdf (157.3 Kb)   docx (53.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com