TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO E HUMANIDADES FACULDADE DE EDUCAÇÃO

Por:   •  29/12/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.098 Palavras (9 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES

 FACULDADE DE EDUCAÇÃO

 FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB

Curso(s) de Pedagogia– modalidade EAD

 AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA 1– 2018.2

 Disciplina: Geografia na Educação 2

Coordenador (a): Lincoln Tavares Silva

Aluna :                                Matrícula :                                                              Polo : NIG

1.  

       O ecossistema de veredas é caracterizado na maior parte de suas formações por afloramento de lençóis freáticos, de acordo com  Idelvone Mendes : trata-se de um “subsistema típico do cerrado brasileiro”. Geralmente possuem solos ricos em matéria orgânica e são argilosos, são áreas úmidas e com solos encharcados. Possuem uma vegetação típica de campos, podem apresentar buritis, vegetação rasteira onde raízes das plantas e o solo agem filtrando a água que entra neles.  Veredas podem ser encontradas  em diferentes estados do Brasil ( Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Bahia, Tocantins, Goiás e outros.) Também é chamado de ecossistema “ribeirinho de cerrado”, sendo fundamental na proteção das nascentes, sevindo como local de abastecimento hídrico.

     A palavra “vereda” significa caminho, e de acordo com a revista Ciência Hoje das Crianças : “dá para notar que o nome é muito apropriado, já que formam caminhos de água”.Assim as veredas são um tipo de vegetação do cerrado do nosso país nas “matas-galeria”. Ocorrem em locais de formação de riachos e de nascentes.

    Veredas são protegidas por leis específicas e leis que tratam das APPs, áreas de preservação permanentes e sua devida conservação. Têm uma importância estratégica para as comunidades próximas e para a fauna das regiões onde ocorrem. São como refúgio para os animais, local em que encontram água, alimento e abrigo. Servem de “corredores ecológicos que conectam os fragmentos do cerrado”. Auxiliando na preservação e manutenção de diversas espécies.

   Além disso, sua importância primordial é servirem como constantes fontes de abastecimento de águas para populações que vivem  carentes de abastecimento, uma área marcada pela escassez desse elemento fundamental para a vida. Armazenam água durante os longos períodos de estiagem, são “a caixa d àgua do cerrado”.

    Com a ocupação dos cerrados, muitas áreas localizadas nos arredores de veredas estão sendo usadas para a agricultura e para a pecuária. Não se respeitando, muitas vezes os limites estabelecidos pela legislação, como áreas que servirão para preservação de recursos hídricos. Além são realizadas queimadas para “limpar” da regiões para exploração das já acima citadas atividades econômicas.

   As veredas também são usadas para a construção de barragens, com o incremento da irrigação no cerrado acabam sendo usadas  indevidamente, como local para acúmulo de água para abastecer  esse sistema.

   Podemos perceber que não existe a proteção necessária a esse fundamental ecossistema, e que os órgãos competentes não agem de forma firme para impedir a sua degradação.

Fontes de consulta :

XI  EREGEO- Encontro Regional de Geografia. “Bioma cerrado: caracterização do subsistema de vereda”. Idelvone Mendes Ferreira. Porto Nacional, Julho de 2005.

2.   O alerta da reportagem é a respeito do consumo abusivo dos recursos naturais, muito além da capacidade de renovação do planeta. Comenta também sobre o “Dia de Sobrecarga da Terra”, que desde 1970 serve como marco anual , de alerta para a humanidade, discutindo que daquele momento em diante tudo que for consumido até o próximo ano não poderá ser reposto pela natureza. Assim trata-se de um movimento que propõe um consumo mais consciente e o reaproveitamento do que já foi extraído.

    De acordo com o texto: “O Brasil consome os recursos da natureza em um ritmo mais acelerado que a média mundial”. Nosso país está entre os cinco no mundo que mais consomem esses recursos, mas aproveitam menos os resíduos que a maioria dos países.” Toneladas de resíduos sólidos aproveitáveis são desperdiçados nas cidades anualmente. Tal baixo aproveitamento contribui para um esgotamento mais rápido dos recursos naturais. Ainda de acordo com o texto a perda por não reaproveitar resíduos é grande, o Brasil deixa de gerar emprego e renda, além de ter que gastar com a descontaminação de áreas por causa do descarte inadequado.

      Essa exploração desenfreada dos recursos do planeta gera impactos com o uso de fontes de energia a seguir:

     A) Petróleo( e seus derivados)-  A indústria do petróleo pode promover vários impactos ambientais, relacionados ás etapas de exploração, produção, transporte e consumo. O principal impacto de seu uso é a emissão de gases poluentes que não só prejudicam a saúde como também geram efeitos em escala global, como o aumento da temperatura da Terra. A combustão que ocorre nos carros e indústrias com a queima do petróleo aumenta a ocorrência das chamadas “chuvas ácidas”.

       Além disso o petróleo é um grande causador de poluição dos mares. Ele precisa ser extraído a partir de grandes plataformas, do fundo do mar. Esse processo é suscetível a acidentes como vazamentos que deixam um rastro de destruição na fauna e flora dos mares. Vale lembrar que durante o transporte também podem acontecer acidentes semelhantes dos acima citados, da mesma forma na fase de exploração. As atividades sísmicas para prospecção do petróleo também podem causar os mesmos danos já comentados.

    Na etapa final na qual os derivados do mineral são usados como fonte de energia há liberação de gases responsáveis pela intensificação do efeito estufa. Dentre esses derivados os  mais poluentes são a gasolina e o diesel.

     B)Energia hidrelétrica –  Mais de oitenta por cento da energia elétrica do país vem dessa matriz. De modo geral, sempre foi considerada uma fonte “limpa” de produção da eletricidade. Apesar de causar menos impacto que as outras concorrentes para geração de energia, a maior parte dos danos ao ambiente é causada na fase de implantação/construção. Os principais problemas causados são : desmatamento; transtornos sociais causados pela retirada de populações das áreas próximas da usina( muitas comunidades ribeirinhas são removidas por inteiro); o alague pode prejudicar a pesca, modificar a hidrografia da região ;a decomposição orgânica dos alagamentos causa emissões de gás metano; ainda os alagamentos separam espécies e podem aumentar a extinção de animais. A necessidade de represar os rios também causa alterações no ecossistema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (105.5 Kb)   docx (15.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com