TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS

Por:   •  23/10/2019  •  Projeto de pesquisa  •  776 Palavras (4 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS

UNIDAS – FMU

PROJETO DE MANOGRAFIA

LAVAGEM DE CAPITAIS

ORIENTADORA: Prof.Dra. Ana Paula da Fonseca R. Martins

CAUÊ REIS SIMÕES

R.A.:7070948

SÃO PAULO

2019


Sumário

INTRODUÇÃO        3

OBJETIVO        4

JUSTIFICATIVA        5

PROBLEMA DE INVESTIGAÇÃO        6

METODOLOGIA        7

BIBLIOGRAFÍA        8

  INTRODUÇÃO

O crime de lavagem de capitais é um tipo de crime acessório, ou seja, é aquele em que precisa de outra figura típica para a sua caracterização. Popularmente chamado de lavagem de dinheiro é um crime que ocorre posterior a um crime onde houve a obtenção de uma renda ilícita.

 O presente trabalho tem como objetivo estudar, analisar e se aprofundar na temática do direito penal, no que condiz com a lavagem de capitais em consonância com a Lei nº 9.613/98 que trata sobre o mesmo e combinado com a Lei 12.683/12 que tornou mais rigoroso o tipo penal em questão.

OBJETIVO

Os objetivos no estudo em questão são de esclarecer a temática Lavagem de capitais, sendo um problema recorrente e muito presente no Brasil, que muitas vezes causa certo desentendimento e pouca clareza sobre o que realmente se trata e destrinchar quando o réu alega não perceber a origem ilícita dos bens. Pretende-se abranger pontos de suma importância com a mudança trazida pela Lei 12.683/12.


JUSTIFICATIVA

O presente trabalho consiste apresentar a relevância do estudo em questão para a academia e consequentemente para a sociedade. O motivo da escolha do tema que compõe o presente projeto de monografia se deu pela grande relevância social e pela recorrência na vida civil, acadêmica e profissional que se deu nos últimos anos. A principal função do projeto é reacender a necessidade dos estudos e pesquisas, aprofundados na temática de que a lavagem de capitais vem se aprimorando e se contextualizando assim o presente trabalho vem para mostrar se o Estado vem tomando medidas para combater essa pratica apresentar por meio de estudos, teorias e dados à problemática desse crime e qual providencia podem ser tomadas para evitar o ilícito. Para assim demonstrar uma real contribuição para a academia.

O estudo em questão tem por alvo todos os interessados em compreender o direito, seja na comunidade acadêmica ou da sociedade como o todo. Esclarecendo a importância e necessidade de desenvolver pesquisas que possam contribuir para a intelectualidade humana e reflexões acerca da proteção das mulheres. A temática de estudo do presente trabalho de conclusão de curso, tem extrema relevância social, pois trata de um tema ao qual o crime que toda sociedade repudia e que vem acontecendo constantemente.

O desenvolvimento do estudo da temática do presente projeto encontra-se em processo de levantamento bibliográfico; participações em pesquisas, palestras e projetos relacionados ao tema, cujo objetivo é o enriquecimento intelectual do autor, e o levantamento de dados e estatísticos de órgãos responsáveis pelo estudo do tema. Dificilmente ocorrerão modificações no proposto pelo tema, salvo por orientação do orientador e com embasamento técnico/cientifico.


PROBLEMA DE INVESTIGAÇÃO

O problema em questão do presente projeto de monografia, é investigar:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (86.2 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com