TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O COORDENADOR ESCOLAR E O PROGRAMA INTEGRAÇÃO AABB COMUNIDADE

Por:   •  18/4/2016  •  Artigo  •  4.094 Palavras (17 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 17

RESUMO

Através das experiências vividas como coordenadora do programa integração AABB Comunidade do município de Morada Nova- Ceará e estudos feitos sobre o assunto, percebi que o programa assiste um numero relevante de crianças em situação de vulnerabilidade social, mudando a realidade de vida dessas crianças por meio de atividades socioeducativas, culturais, artísticas, esportivas e de saúde, integrando os três pilares básicos da formação da consciência cidadã: a família, a escola e comunidade. Essas atividades têm um objetivo principal que é contribuir para a inclusão e a permanência e o desenvolvimento educacional de crianças e adolescentes de família de baixa renda. O presente trabalho tem finalidade de apresentar o programa social Integração AABB Comunidade de forma lúdica dentro da pedagogia libertadora Freiriana, e a situação de vulnerabilidade social que estes enfrentam, e a importância do projeto educação para o trabalho desenvolvido para trabalhar com os adolescentes.

Palavras-chave: cidadania; ações educativas; desenvolvimento integral.

ABSTRACT

.Through experiences as coordinator of program integration AABB Community municipality Address New- Ceará and studies done on the subject, I realized that the program assists a significant number of children in social vulnerability, changing the reality of the lives of these children through socio-educational, cultural, artistic, sports and health activities, integrating the three pillars of the formation of public awareness: family, school and community. These activities have a main goal is to contribute to the inclusion and permanence and educational development of children and low-income family of teenagers. This work has purpose to present the social integration program AABB Community playful way within the Freirian liberating pedagogy, and the situation of social vulnerability they face, and the importance of education for the design work to work with teenagers.

Keywords: citizenship; educational activities; integral development.

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO.........................................................................................

1.1 DELIMITAÇÃO DO PROBLEMA..................................................... 05

05

1.2 OBJETIVOS..................................................................................... 06

1.3 JUSTIFICATIVA............................................................................... 06

1.4 METODOLOGIA UTILIZADA NA PESQUISA................................. 07

1.5 REVISÃO DE LITERATURA........................................................... 08

1.5.1 O Lúdico dentro da Pedagogia Libertadora................................. 08

1.5.2 Vulnerabilidade Social................................................................ 12

CONSIDERAÇÕES FINAIS........................................................................ 15

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS........................................................... 16

1. INTRODUÇÃO

A grande importância do Programa AABB Comunidade se faz no reforço da luta pela garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes, como alimento na construção da sua autonomia, observando as regras, não de uma forma autoritária e impostas, mas sim, negociadas, dialogadas e democráticas.

Nessa perspectiva, formaremos cidadãos com atitudes transformadoras da realidade social. A pedagogia de direitos, baseada no Estatuto da Criança e do Adolescente, epicentro do Programa, considera e reconhece os participantes como sujeitos dos direitos fundamentais, como atores sociais construtores da história como prioridade absoluta no atendimento da saúde, educação, lazer, esporte e profissionalização, com visão na ética universal circunscrita na consciência planetária do meio ambiente onde se vive e convive.

Desta forma, com participação efetiva e democrática, tem contribuído com projetos e sugestões inovadoras e criativas para a formação das políticas públicas locais, só com ideias e ideais, mas a partir das ações concretas e agregadoras das forças vivas da comunidade.

As escolas, que, na verdade são as grandes responsáveis pela educação no país, ainda são vistas como as instituições responsáveis pelas práticas educacionais. Estão muito aquém de levar em conta a demanda da nossa contemporaneidade. Ainda trabalham com as concepções de educações tradicionais, que desconsideram a realidade do educando, na participação social e na capacidade transformadora, tanto no presente como no futuro. O Programa AABB Comunidade vem redimensionar essas práticas, contribuindo com as escolas para que elas se transformem e incentivem os educandos a desenvolverem uma nova visão de mundo.

1.1 DELIMITAÇÃO DO PROBLEMA

Programa integração AABB Comunidade no município de Morada Nova/CE e a integração família escola e comunidade.

1.2 OBJETIVO DA PESQUISA

GERAL:

Analisar a importância do projeto social AABB Comunidade dentro do município com a integração, família escola e comunidade promovendo a inclusão social. E trabalhar em acordo com os pressupostos da pedagogia libertadora de Paulo Freire.

ESPECÍFICOS:

Avaliar o desenvolvimento educacional de crianças e adolescentes de famílias em vulnerabilidade social integrados no programa;

Produzir sugestões e indicações para aperfeiçoamento do projeto para a inserção dos jovens no mundo do trabalho;

Analisar se o programa integração AABB Comunidade cumpre a metodologia construtivista da pedagogia libertadora que tem como inspirador Paulo Freire.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.7 Kb)   pdf (151 Kb)   docx (21.4 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com