TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Captalismo na visão de Max e Weber

Por:   •  7/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  791 Palavras (4 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 4

            UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA – UESB

PEDAGOGIA

AMANDA LIMA

MARCELA LIMA

MARCELY RIBEIRO

PAULA MARIA

RAFAELA GOMES

 PLANEJAMENTO DO SEMINÁRIO

O CAPITALISMO NA VISÃO DE MARX E WEBER

VITÓRIA DA CONQUISTA

2019


AMANDA LIMA

MARCELA LIMA

MARCELY RIBEIRO

PAULA MARIA

RAFAELA GOMES

PLANEJAMENTO DO SEMINÁRIO

O CAPITALISMO NA VISÃO DE MARX E WEBER

Planejamento apresentado à Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB para obtenção da aprovação no componente curricular Introdução à Sociologia.

Orientador: Prof. Francisco Carlos Cardoso da Silva

VITÓRIA DA CONQUISTA

2019

SUMÁRIO      

 01: TEXTO DELIMITANDO O TEMA………………………………………04

 02: OBJETIVO GERAL E ESPECÍFICO……………………………………………...05

03: METODOLOGIAS E RECURSOS………………………………………………06

04: REFERÊNCIAS………………………………………………07

                              TEXTO DELIMITANDO O TEMA

O conceito de capitalismo para Marx e Weber

    Karl Marx (1818-1883) foi um dos maiores pensadores do século XIX, período que marcou a formação da sociedade industrial europeia. Estudando esse novo contexto social e econômico, sua carreira foi marcada pela sua grande crítica ao sistema capitalista, a qual é estudada e debatida até os dias atuais. Marx vai dizer que o capitalismo é um modelo em que o alvo é a “criação de valores de uso imediato, para o consumo do produtor” (MARX, O capital).

    No sistema capitalista, o trabalhador vende sua força de trabalho, ou seja, o seu tempo e a sua mão de obra são tratados como mercadoria. Esse valor é determinado através do “valor dos meios de subsistência requeridos para produzir, desenvolver, manter e perpetuar o seu trabalho”, o que garante a dominação do empregador e a subordinação do empregado. Marx distingue o tempo de trabalho necessário do tempo de trabalho excedente, o que denomina de mais-valia (grau de exploração da força de trabalho pelo capital). Segundo Marx, com o capitalismo a burguesia “cria um mundo à sua imagem e semelhança”.

    Max Weber (1864-1920) foi um grande sociólogo que estudou a sociedade capitalista. Observando que a maioria dos empresários era da ordem protestante, ele estabelece uma afinidade entre os valores protestantes e o desenvolvimento do capitalismo. Os protestantes vêem o trabalho como um valor típico de um homem bom, eles colocam o trabalho como um dever tornando-o um valor em si mesmo.

    “Lembra-te que tempo é dinheiro. [...] Lembra-te deste refrão: o bom pagador é o dono da bolsa alheia.” (WEBER, A ética protestante e o espírito do capitalismo). Os capitalistas passam a viver em função do seu negócio e só assim têm a sensação de tarefa cumprida. Weber aponta e critica os resultados dessa ética de valorização e atribuição divina ao trabalho que gerava operários disciplinados e que se dedicam exageradamente ao trabalho como uma finalidade de vida desejada por Deus.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (108 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com