TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Conhecimento matemático favorece a formação de cidadãos autônomos

Por:   •  27/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.668 Palavras (7 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 7

UNIESP                         FACULDADE DE SÃO PAULO

ANA PAULA DE CARVALHO

ELAINE ALVES XAVIER

RENATA DELGADO

SUELY G. DE SANT’ANNA

PROFESSORA: Maria Inês Boldrim

DISCIPLINA: Fund. Met. Do Ensino de Matemática

PCN DE MATEMÁTICA

RCNEI CÁPITULO I

SÃO PAULO

2011

Introdução

        As crianças desde o seu nascimento são inseridas em um universo o qual a matemática é um conhecimento importante, mesmo sem notar, participam de uma série de situações, números, espaço, quantidades, exemplo repartir balas, contar figurinhas, e também ter noção de espaço a sua volta, isso favorece o conhecimento de matemática.

        Com isso poderão tomar decisões agindo como produtoras de conhecimento e não executoras.

        O conhecimento matemático favorece a formação de cidadãos autônomos, que pensam e tomam atitudes próprias para resolver problemas.

        O trabalho com noções de matemática na educação infantil, atende de certa forma as necessidades das próprias crianças de construírem conhecimentos em seus próprios pensamentos, podendo lhes dar a compreensão que o mundo exige diferentes conhecimentos e habilidades

Presença da matemática na educação infantil: idéias e práticas correntes

As noções de matemática na educação infantil têm seguido orientações diversas em seu longo período.

        Devido a ampliação dos estudos sobre desenvolvimento infantil e pesquisas realizadas no campo da matemática, questiona-se a concepção de aprendizagem utilizada onde se é restrita a repetição e associação, onde acredita-se que a criança aprende do mais fácil para o mais difícil.

        O professor se restringe a auxiliar o desenvolvimento infantil, onde primeiro trabalha-se o conceito no concreto para depois passar para o abstrato caracterizando-se duas realidades dissociadas.

         Essa concepção dissocia a ação física da ação intelectual, onde as ações representam momentos importantes da aprendizagem.

        Consideram experiências-chave, o desenvolvimento do raciocínio lógico, onde aquisição de numero e as ações de classificar, ordenar/ seriar e comparar objetos em funções de diferentes critérios, transformando as operações lógicas, e as provas piagetianas em conteúdos de ensino.

        O jogo torna-se objeto de interesse por psicólogos, educadores e pesquisadores, onde acreditam que o jogo auxilia o desenvolvimento infantil, onde a criança participando ativamente e com prazer lúdico fortalece o argumento de que se aprende matemática brincando.

        O jogo é um fenômeno natural, e através da curiosidade e a intenção de brincar da criança, pode-se trabalhar noções matemáticas, assim as crianças estarão consequentemente desenvolvendo sua capacidade de generalizar, analisar, inferir, formular hipóteses, deduzir e argumentar.

        A criança acaba aprendendo matemática em diversos ambientes e situações, a medida que crescem a s crianças conquistam maior autonomia, formulando questões mais elaboradas.

        Crianças de 4 a 6 anos já assemelham idéias matemáticas e tem confiança em suas próprias estratégias. Os conteúdos matemáticos devem considerar os conhecimentos prévios e as possibilidades cognitivas das crianças para sua ampliação.

        Crianças de 0 a 3 anos precisam da utilização da contagem oral, noções de quantidades de tempo, espaço, manipulação de objetos e brinquedos etc.

        Para os bebês e as crianças pequenas que estão começando a conhecer o mundo, as situações cotidianas oferecem oportunidades privilegiadas para o conhecimento matemático.

        O folclore brasileiro é fonte riquíssima de cantigas e rimas infantis, onde tem contagem e números, podendo ser bem utilizados, o trabalho da matemática nessa idade deve ser inserido e integrado no cotidiano das crianças.

        Os números estão presentes no cotidiano, alguns de seus usos são familiares ás crianças.

         Contar é uma estratégia fundamental para a realização do numero cardinal, e as crianças fazem de forma diversificadas.

        Ao elaborar atividades o professor deve levar em conta que elas ocorrem de forma diferente entre as crianças.

Notação e escrita numérica

O sistema de representação numérico é muito importante desde a antiguidade, até os dias de hoje sofrendo avanços.

Para as crianças a aprendizagem numérica é um desafio, porque eram numerações diferentes e representações. Esse conceito tem que ser ensaiado desde pequena e na vivência da criança para que possa entender, e facilitar sua elaboração e organização.

O professor deve elaborar as aulas, com diversas estratégias diferentes para compreensão da criança como, por exemplo, produzir um calendário junto ao aluno, explicando para que sirva ou utilizando jogos.

Operações
          A criança aprende o cálculo, junto da noção de número começa a contar e repartir balas, figurinhas, fichas de jogos, no começo utilizam os dedos e após já começam a calcular mentalmente.

           Apresentar a criança atividades significativa, ão apenas contas isoladas pode ser através de brincadeiras e jogos.

Orientação didática
           
Desde cedo à medida já faz parte do dia-a-dia da criança, facilitando e despertando curiosidades.
           Brincar com figurinhas de dinheiro estimula o desenvolvimento de aprendizagem pois vai aprender fazer trocos, comparar valores, fazer operações e resolver problemas.
           As relações especiais pode ser percebido, por meio de contato e da manipulação, situa objeto e pessoas paradas ou em movimentos, perto ou longe, adotar jogos para essa compreensão
e construção é uma ótima proposta, o desenho também é outra estratégia para a percepção da espada.
            A idéia matemáticas, são encontrada na educação infantil, através das brincadeiras e jogos como: cantigas, dominós, dança da cadeira e entre outros.
            Os jogos e brincadeiras, regras e construções e o aluno aprende a respeitá-los, exemplos: ganhar e perder e esperar sua vez.
            Na organização de tempo, nas creches e pré-escola, são divididos em atividades, onde há um planejamento e intenção educativos.
            Os jogos de construção de regras, são atividades permanentes que ajudam no aprendizado da matemática.
            Cada projeto, envolve uma série de atividades, que também se organize numa sequência.
             A avaliação, é uma forma de observar se o aluno aprendeu ou está com dificuldades.
O professor, deverá observar cada atividades dada a crinça, para que consiga avaliar seus avanços.
        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (91.9 Kb)   docx (53.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com