TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Conteúdo e Metodologia do Ensino de História e Geografia nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Por:   •  17/5/2023  •  Trabalho acadêmico  •  837 Palavras (4 Páginas)  •  78 Visualizações

Página 1 de 4

UNIGRAN EAD – PEDAGOGIA

DISCIPLINA: Conteúdo e Metodologia do Ensino de História e Geografia nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

PROFESSORA: Camila de Brito Quadros

ATIVIDADE AVALIATIVA PORTFÓLIO 2 - VALOR: 5,0

Prezado/a estudante,

Essa atividade compreende o conteúdo abordado nas aulas: 5, 6, 7 e 8

As questões 1, 2, 3 (questões objetivas) tem valor 1,0 cada.

Já a questão 4 (questão dissertativa) tem valor 2,0 (total da atividade 5,0).

1 – Com relação os conceitos, conteúdos e currículos do ensino de História na BNCC, aponte a alternativa CORRETA:

a) O ensino de história para crianças do ensino fundamental precisa envolver a compreensão de elementos como a mensuração do tempo, continuidade e mudança, as causas e efeitos de eventos e de mudanças ao longo do tempo, semelhanças e diferenças entre períodos.(CORRETA)

b) Com a BNCC, o ensino de história passou a ser evidenciado como o registro de eventos que aconteceram há muito tempo, deixando de ser uma disciplina de investigação que auxilia o aluno a construir uma compreensão do presente.

c) No primeiro ciclo do ensino fundamental, que é quando as crianças estão começando a aprender a ler e escrever, é importante utilizar fontes da imprensa e documentos oficiais a fim de desenvolver trabalhos com a linguagem escrita.

d) Um conceito importante para o ensino de História refere-se à causalidade, que é atribuir a uma época ou a um personagem ideias e sentimentos que são de outra época, ou em representar, nas obras de arte, costumes e objetos de uma época a que não pertencem.

e) A BNCC de História no Ensino Fundamental, nas séries iniciais, compreende, que antes de qualquer ensino é preciso desconstruir a identidade do sujeito, exercitando a classificação dos indivíduos fora do contexto em que vivem.

R:A

2 – Sobre os eixos trabalhados no ensino de História, nas séries iniciais na BNCC, analise as afirmativas abaixo:

I – O ensino de História é trabalhado a partir dos eixos: procedimentos de pesquisa, representações do tempo, categorias, noções e conceitos, dimensões político-cidadã.

II - Os procedimentos de pesquisa tem como fundamento estabelecer conteúdos substantivos ou processos históricos, para uma progressão da aprendizagem diante das representações do tempo histórico.

III – As representações do tempo devem adotar uma perspectiva intencional sobre os fatos históricos, fazendo uma relação direta para a compreensão da cultura e teorias desenvolvidas em cada época.

IV – Trabalhar as categorias, noções e conceitos em todos os conteúdos de História é uma preocupação dos documentos pedagógicos a aprendizagem progressiva, estando orientados também nos PCN´s.

V - Um aspectos relevantes no ensino de História, dentro das dimensões político-cidadãs, é o conteúdo, que trabalha com conceitos históricos de Direitos Humanos, inclusão e pluralidades culturais.

Está CORRETO o que se afirma em:

a) I, II, III(CORRETA)

b) I, IV, V

c) II, IV, V

d) III, IV, V

e) II, III, IV

R:A

3) Sobre o enfoques predominantes no ensino de História na BNCC, aponte a alternativa CORRETA:

a) No primeiro ano do Ensino Fundamental, é necessário orientar os alunos sobre as transformações e permanências dos grupos humanos em cada período histórico.(CORRETA)

b) Nas aulas para o segundo ano o aprendizado é voltado para as diferentes culturas que formam o povo brasileiro, as diferenças regionais que formam o contexto do espaço geográfico que as pessoas e os grupos sociais ocupam.

c) No terceiro ano se faz importante entender como ocorre a produção dos marcos históricos, tais como ruas, praças, escolas, monumentos, museus e a formação cultural da população.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (81.9 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com