TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Cuidar da Nossa Saúde

Por:   •  4/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.823 Palavras (8 Páginas)  •  65 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1] 

 

 

 

 

CURSO DE PEDAGOGIA 

PROJETOS E PRÁTICAS DE AÇÃO PEDAGÓGICA  

ENSINO FUDAMENTAL  

 

POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2  

PROJETO DE INTERVENÇÃO DIDÁTICA  

 

 

PROJETO CUIDAR DA NOSSA HIGIENE E CUIDAR

DA NOSSA SAUDE 

 

 

 

PRISCILA GIL SILVA SOARES – RA 0543033 

PAULA GIL SILVA – RA 1982800 

 

 

 

POLO UNIP EAD PRESIDENTE ALTINO  

2021 

 

 

 

1- Tema 

 

2- Situação problema  

 

3- Justificativa e embasamento teórico 

 

4- Público alvo 

 

5- Objetivos geral e específico  

 

6- Percurso metodológico  

 

7- Recursos 

 

8- Cronograma  

 

9- Produto final e avaliação  

 

10- Referências bibliográficas 

  1. Tema   

  Em se tratando de educar para higiene corporal, há de se buscar uma prática participativa de modo que as orientações para os alunos sejam coerentes com a linguagem do próprio corpo.

   A presença  do  educador   com  uma  nova  visão   se  torna imprescindível e  fundamental,   pois   é, preciso  que    “saber”   seja   extensivo   a   todos, é preciso facilitar   para   que   o   aluno se aproprie do conhecimento científico a respeito do   próprio   corpo, sobre  as  condições de vida da população e sobre sua   importância   de   colocar   em   prática   certos hábitos   que  contribuirão decisivamente no cuidado com o corpo.

   Quando o aluno  percebe   que   estes   hábitos   o  ajuda a viver melhor, sem dúvida alguma ele estará motivado a colocá-la em prática com regularidade.

 

 

2- Situação Problema 

      Atualmente tem se mostrado cada vez mais importante a necessidade dos bons hábitos de higiene, inclusive na prevenção de inúmeras doenças principalmente em tempos de pandemia.

O presente projeto apresenta uma proposta enriquecedora, planejada e interdisciplinar que deverá ser trabalhada buscando a integração da Escola e Família, no sentido da conscientização dos hábitos de higiene.

 

3- Justificativa e Embasamento Teórico 

   O  Projeto  é  uma  proposta  que  possibilita  e  garante   uma  aprendizagem efetiva e transformadora de atitudes e hábitos de vida.

   Ao   educar   para   a   saúde   e   para  a   higiene, de   forma contextualizada e   sistemática, toda   a   equipe   contribui   de   forma   decisiva   na  formação de   cidadãos  capazes   de   atuar   em  favor  da melhoria dos níveis de saúde pessoal e da coletividade.

    Inicialmente será trabalhado o conceito de higiene, saúde, e os hábitos de higiene, produtos de higiene pessoal e a prevenção de doenças. Apropriar-se de diferentes saberes e conhecimentos por meio de questões do cotidiano, desenvolvendo através de leituras, vivências, experimentações, pesquisas, registros e atividades do sistema de escrita alfabética e de matemática.

 4- Público Alvo 

 

Alunos do 2 e 3 ano, pais e responsáveis.

 

5- Objetivos Geral e Específicos  

 

Objetivos Geral  

   O projeto tem como objetivo oportunizar ao educando situações por meio das quais ele possa estabelecer relações entre o desenvolvimento de hábitos de higiene corporal, organização do ambiente, de integração com a família, escola, comunidade e colocar em prática o aprendizado em seu cotidiano, bem como conscientizá-los para o direito à saúde e capacitá-los para a utilização de medidas práticas de promoção, proteção e recuperação da saúde.

   Dicas de brincadeiras com seus filhos em tempo de coronavírus, orientações sobre as formas de limpar objetos e superfícies para evitar a contaminação, informações sobre  sinais de alteração do padrão respiratório da criança e sobre vacinação infantil durante a pandemia.

 Uso de máscaras, sintomas, uso saudável das telas digitais em tempos de coronavírus e cuidados com o armazenamento do álcool são alguns dos temas abordados.

  Objetivos Específicos  

  • Levar  o  aluno  a  perceber  a  necessidade  de  adquirir bons hábitos de higiene;

 

  • Identificar doenças causadas por falta de higiene;

 

  • Adotar hábitos de autocuidado; 

  • Utilizar cartazes ou murais para mostrar hábitos de higiene, produtos de higiene em geral.

 

6 – Percurso Metodológico

         

      Campanha de sensibilização com todos os alunos para cuidar da higiene: pes

soal da sua sala de aula e das demais dependências da escolar. Estimular a coleta   seletiva   do   lixo  na escola.  Concurso de história de quadrinho sobre 

higiene.  

Estimular o uso adequado dos banheiros através de cartazes. Entender a importância  das  medidas  de higiene na prevenção do coronavírus; Incorporar estas medidas de higiene no seu  cotidiano; Compreender  que eu faço tem impacto

 na vida do outro: se eu me previno cuido da prevenção do outro

 

7 – Recursos 

TV, tablet, aparelho de som, papéis diversos, emborrachados,cola, tesoura, isopor, caixa de  papelão, giz de cera, tinta guache, faixa deTNT, máscaras descartáveis ede tecido,   alcool em gel, água e sabão  anti bacteriano,pasta escova  de dentes, pente   e escova decabelo, cortador de unhas. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (232.2 Kb)   docx (525.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com