TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DESAFIO FEIRA CULTURAL

Por:   •  7/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.036 Palavras (9 Páginas)  •  381 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

[pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO ........................................................................................................ 1

DESENVOLVIMENTO.............................................................................................2

CONSIDEREAÇÕES FINAIS ..................................................................................8

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS........................................................................9



INTRODUÇÃO

O trabalho interdisciplinar é muito importante nos dias atuais, para que os alunos do 4° ano dos anos iniciais do ensino fundamental se propicie e reflita sobre o tema, foi construída uma feira cultural regional, a partir da interdisciplinaridade das disciplinas de História e Geografia.

A feira ocorreu na escola Emeb Arcina Aparecida, em um sábado letivo.

Os professores trabalharam durante duas semanas com temas e objetivos variados ,envolvendo a interdisciplinaridade das disciplinas de História e Geografia, afim de que os alunos pudessem compreender a cidadania como participação social e política, ter respeito ao próximo, posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva, desenvolver o conhecimento ajustado de si mesmo, conhecer e cuidar do próprio corpo, valorizando hábitos saudáveis, saber utilizar várias fontes, questionar a realidade, etc.

Através destes conhecimentos, os alunos utilizaram a criatividade e montaram painéis, cartazes, maquetes que ficaram expostos nos corredores da escola e no refeitório. Teve também exposição da culinária típica de Jundiai.

Teve a apresentação de uma peça teatral sobre a colonização de Jundiai, e o evento foi finalizado com a apresentação de músicas e dançadas, cantada e dançada pelos alunos.

DESENVOLVIMENTO

Nome da Escola: Emeb Arcina Aparecida

Nome das professoras: Ana, Maristela, Cidinha e Daniela.

Turmas envolvidas: Três turmas do 4ºano

Proposta: Construção de uma feira cultural regional a partir das diretrizes pedagógicas dos anos iniciais, 4º ano do Ensino Fundamental, a partir da interdisciplinaridade das disciplinas de História e Geografia.

Objetivos: Fazer integração entre as disciplinas de Português, História e Geografia, Arte e Matemática para desenvolver trabalhos interdisciplinar a fim de elaborar cartazes, maquetes, peça teatral, dança e expor a culinária dá cidade a partir das pesquisas e trabalhos dos alunos. Onde os mesmos serão os pesquisadores e criadores.

Disciplinas envolvidas: Geografia, história, artes, português, matemática.

Conteúdos: Músicas e danças, teatro, exposição da culinária típica de Jundiai, exposição dos trabalhos feitos pelos alunos. Os conteúdos irão priorizar o desenvolvimento das capacidades de leitura, escrita, expressivas e estéticas, possibilitando a apropriação do conhecimento em diversas situações de aprendizagem. Isto se dará de forma gradual e espontânea com a participação em diferentes atividades envolvendo a percepção de apoio em situações que envolvam a necessidade a argumentação de ideias e pontos de vista e experiências vividas.

Metodologia: A feira cultural regional acontecera em um sábado letivo, como envolvimento de toda escola, em especial três turmas do 4° ano, contara com ajuda dos pais e toda a comunidade. Neste dia haverá danças, teatro, exposição da culinária existente na cidade, contaremos também com a exposição dos trabalhos feitos pelos alunos do 4°ano.

Pessoas envolvidas e respectivas responsabilidades: A professora Ana ficara responsável pelo ensaio do teatro e suas confecções, a professora Maristela ficara responsável pela exposição da culinária, a professora Daniela ficara responsável pela música, dança e figurino, e a professora Cidinha ficara responsável organização dos cenários e as demais exposições.

Produções pedagógicas para a Feira: painéis, cartazes, maquete, peça teatral, apresentação de músicas e dança, exposição da culinária típica de Jundiai.

Cronograma de cada ação: Cada ação terá a duração de 20 minutos, a feira iniciara com uma apresentação teatral sobre a colonização de Jundiai. Depois os pais, a comunidade, apreciaram os trabalhos feitos pelos alunos (maquetes e painéis, cartazes) a feira finalizara com músicas e danças.

Recursos didáticos: Trabalhos dos alunos, Aparelho de som, figurino para peça de teatro.

Avaliação: O processo de avaliação é contínuo, sendo ele através de observações e registros do professor, que poderá documentar os progressos do desenvolvimento dos alunos, das habilidades conquistadas como linguagem, escrita, interpretação, expressão, criticidade, comunicação, criatividade, autonomia, respeito as regras sociais, etc. Estes, são o norte para que estes sujeitos possam agir como (trans) formadores do faz-de-conta para o mundo real.

 

 PLANEJAMENTO DE DUAS SEMANAS DE AULAS                                                                                                      

Primeira semana

Conteúdos

Objetivos

Encaminhamento Metodológico

Recursos

Avaliação

Cronograma das atividades

A utilização de vários meios para fazer a pesquisa.

Analise de documentos de diferentes naturezas

Pesquisa e relatório sobre a história da cidade de Jundiai.

*colonização

*Expansão

*localização geográfica

*tipo de solo

Conhecer características fundamentais da cidade, nas dimensões sociais, materiais e culturais como meio para construir progressivamente a noção de identidade regional.

Livros, revistas, fotos, vídeos, internet.

Será feita em forma de debates sobre as pesquisas.

Pesquisa na biblioteca.

Segundo momento pesquisa e digitação na

Sala de informática

Conversa sobre a peça teatral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)   pdf (252.7 Kb)   docx (55.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com