TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PLANEJAMENTO DA FEIRA CULTURAL

Por:   •  20/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.691 Palavras (11 Páginas)  •  8.293 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

Universidade Anhanguera – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

DESAFIO PROFISSIONAL

                                         Desafio Profissional - apresentado à Anhanguera Educacional, como requisito parcial para a obtenção de média semestral nas disciplinas de Organização e Metodologia do Ensino Fundamental, Didática da História e da Geografia, Expressões Artísticas na Educação Infantil, Educação Aplicada aos cuidados da Criança e Avaliação e Currículo, da Faculdade de Pedagogia da Universidade Anhanguera.

                                        

Tutor online: Isabel Cristina Alves

Danieli Cristina da Silva e Silva– RA 1226431234

Júlia Rabechi Cirineu – RA 1208384264

Patrícia Aparecida Genezini – RA 2803855796

Neusa Maria de Lima – RA 2816716221

Silvana Santos Nascimento – RA 9918002711

VALINHOS / SP

2017

INTRODUÇÃO

 Esse trabalho enfoca a realização de uma Feira Cultural, com o objetivo de ensinar diferentes linguagens, de forma interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolvimento humano e respeitando a proposta pedagógica da escola, foi proposta, aos alunos do 4º Ano do Ensino Fundamental, a construção de uma Feira Cultural Regional, tornando assim, mais prazerosa a aprendizagem dos alunos em relação aos conteúdos das áreas de conhecimento História e Geografia. Deste modo, estudar nos anos iniciais do ensino fundamental, sobre a História e Geografia da região onde se vive é bastante importante para a compreensão da atualidade dessa mesma região, percebendo os fatores que contribuem para o crescimento urbano, regional e social. Neste sentido, a Feira Cultural é importante para o desenvolvimento social, intelectual e interação entre os alunos, entre alunos e professores e entre alunos e toda a equipe escolar, dentro e fora do ambiente da escola.

Para que isso, desenvolvemos nosso trabalho da seguinte forma:

1 – Planejamento da Feira Cultural;

2 – Planejamento das aulas;

3 – Check List;

4 – Lauda;

5 – Conclusão;

  1. PLANEJAMENTO DA FEIRA CULTURAL

Nome da Escola: Colégio Integral

Nome das Professoras: Patrícia, Daniela, Silvana, Julia e Neusa.

Turmas envolvidas: 4ºs Anos (Fundamental – Anos Iniciais) – Turmas A, B, C e D.

Proposta: Desenvolver e realizar uma Feira Cultural Regional, sobre a cidade de Valinhos, objetivando ampliar a visão do aluno sobre a região onde mora, sob as óticas geográfica e histórica, para que este possa melhor compreender o contexto à sua volta, tornando-o um cidadão mais consciente e participativo.

Objetivos: Aprender de forma interdisciplinar sobre a História e Geografia da cidade de Valinhos, desde a sua colonização até os dias atuais, pesquisando e descobrindo sobre as influências dos colonizadores na formação dos costumes e da cultura da região, assim como a sua localização geográfica, clima, tipos de solo, entre outros. Estimular a cooperação e interação através do envolvimento de todos (alunos, pais, escola e comunidade) para a realização da Feira, despertando nos alunos o senso de cidadania e sociedade. Tornar a teoria do conteúdo pedagógico mais prazeroso, trazendo-o para a prática. Avaliar o desempenho dos alunos através de meios que não as provas escritas. Estimular a manifestação cultural e artística.

Disciplinas Envolvidas: Geografia. História, Artes, e Língua Portuguesa.

Conteúdos:

HISTÓRIA: personagens importantes das cidades e suas realizações; comemorações Cívicas; as origens e fundação dos municípios.

GEOGRAFIA: demografia da população de Valinhos; o lugar em que vivemos, forma de vida, formas de trabalho, diferentes formas de viver e trabalhar, profissões; zona urbana: Centro, bairros e subúrbios – características; zona rural: Hábitos, transportes, trabalhos e costumes.

Metodologia: A Feira Cultural Regional acontecerá em um sábado, dia em que a escola estará aberta à visitação dos pais, familiares e pessoas da comunidade. Durante todo o período da Feira, os visitantes poderão apreciar o trabalho realizado pelos alunos e equipe pedagógica da escola.

Pessoas Envolvidas e Respectivas Responsabilidades: Alunos: Pesquisar sobre a História, desde a sua colonização até os dias atuais, e Geografia da região (localização, população, tipo de solo, vegetação), além dos costumes, tradições, comidas e festas típicas, artesanato, música, entre outros; Professores: Orientar e ajudar os alunos em suas pesquisas e na organização da Feira Cultural; Coordenação Pedagógica e Direção: Ajudar na elaboração do espaço e assinar autorização de fundos junto à Prefeitura Municipal, para a realização da Feira. Equipe de Apoio de Funcionários da Escola e Pais voluntários para auxiliarem no dia do evento.

Produções Pedagógicas para a Feira: Elaboração de mapas, painel com fotos e imagens antigas e recentes da população e do local, apresentação de teatro, comidas típicas e suas respectivas receitas, apresentação de músicas regionais, pintura e artesanato.

Cronograma de cada Ação: Apresentação do Projeto aos alunos: 2 aulas; Elaboração da Feira: 2 semanas; Organização do espaço: 10horas (dia anterior a apresentação da Feira Cultural); Avaliação com os alunos e equipe pedagógica: 2 aulas.

Recursos Didáticos: quadro Negro ou branco, com giz ou canetão, e apagador; jornais, cartazes, revistas e livros; TV; aparelho de som; lousa inteligente; máquina fotográfica digital; computador com projetor; mapa das cidades; acesso à internet.

Avaliação: Durante todas as etapas, de preparação até a execução, da Feira Cultural os alunos serão avaliados de acordo com o seu envolvimento e intimidade com o tema. O sucesso da exposição da Feira mostrará se as turmas conseguiram compreender o funcionamento de um evento como este e se reconhecem a importância das culturas regionais, assim com a História e Geografia local para a sociedade. Ao término da Feira, os alunos, junto com os pais, preencherão um relatório, onde descreverão o que aprenderam com a Feira Cultural, desde o planejamento, a elaboração, apresentação e encerramento da mesma. O mesmo deverá ser feito pelos professores, coordenador pedagógico e diretor da escola, que deverão avaliar também os gastos e lucros obtidos com a Feira Cultural. Essa avaliação deverá acontecer no dia letivo posterior ao encerramento da Feira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)   pdf (208.2 Kb)   docx (32.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com