TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DESENVOLVIMENTO

Por:   •  15/5/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  666 Palavras (3 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 3

DESENVOLVIMENTO

O estágio é um momento ímpar na vida do acadêmico, seja ele no período da observação ou no período da regência, pois quando se observa o que o professor já faz o acadêmico não copia, mas pega como base a experiência vivenciada pelo professor e assim, consegue com sua orientação desenvolver seu trabalho de regência.

No período em que estive estagiando pude notar que na Escola Infantil Criança Feliz, o nível evasão é praticamente inexistente, pois, há grande empenho dos professores e direção em buscar alternativas para sanar as dificuldades dos alunos e também fazer com que as aulas sejam sempre interativas e atrativas, o que faz com que os alunos tenham prazer em ir para a escola.

Os alunos que necessitam de atendimento especializado recebem total apoio na escola para que o mesmo se sinta a vontade e possa aprender, compreendendo o conteúdo e interagindo com os outros colegas.

Alguns pais, membros da associação de bairro e outros moradores são colaboradores em atividades promovidas pela escola, projetos, festas e outras comemorações. Os professores são responsáveis, dedicados, buscam orientação junto a supervisão e em outras fontes para que possam aperfeiçoar o atendimento aos alunos.

O relacionamento dos professores com os alunos é ótimo. Além de os tratarem com carinho, tem-se todo um cuidado, tendo em vista que lidam com crianças com idade inferior a seis anos e estas requerem um cuidado especial.

Quando cheguei na sala de aula, fui apresentada a turma e em seguida recebi as boas vindas. Porém, como era uma novidade para os alunos, todos ficaram um pouco surpresos. Após a minha acolhida, iniciei a observação das aulas e comecei a interagir ajudando alguns alunos que tinham alguma dificuldade.

Interagir não foi difícil, porém, controlar a conversa paralela e chamar a atenção dos alunos requer muita prática e dedicação. Pois, é interessante que os alunos aprendam que um fala e outro ouve e vice-versa. Que há o momento certo para falar e o momento certo para ouvir. Apesar disso, não houve dificuldade na interação com os alunos. Para isso, foi feito com os mesmos um acordo, onde ambos deviam cumprir. Ao final, todos seriam compensados com uma música, onde todos poderiam cantar e assim, “falar ao mesmo tempo”.

      A escola desenvolve vários projetos com o objetivo de levar os alunos a formar habilidades e competências essenciais para a sua formação integral. A professora desempenha um papel fundamental para possibilitar o desenvolvimento/aprendizagem das crianças, pois além do conhecimento didático que os alunos devem ter, ela se preocupa e muito, com a vida de cada um na sociedade.

Além da professora com a qual estagiei, todas as outras funcionárias da Escola Infantil Criança Feliz me recepcionaram e trataram muito bem. Além do respeito que obtive enquanto estagiara naquela Escola.

Quanto aos alunos, sempre que havia algum imprevisto, a situação era facilmente resolvida. Sendo que o problema mais enfrentado naquela turma foi a conversa paralela entre os mesmos. Um fator relevante na resolução deste, era a forma a qual a professora e eu falávamos com os alunos, sempre com mansidão e fazendo acordos que ao final da aula era cumprido por ambas as partes. O que fazia com o que o objetivo das aulas fossem alcançados com sucesso.

Para tanto, a observação e interação contribuiu para conhecer as crianças concretas que vem para essas instituições, isto é, conhecer os saberes, valores e práticas nos quais elas estão se constituindo, bem como conhecer as especificidades e necessidades dessa faixa etária levando em conta esses conhecimentos na organização de suas propostas pedagógicas da Escola Infantil Criança Feliz.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (71.8 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com