TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DESENVOLVIMENTO E ANALISE DAS ATIVIDADES OBSERVADAS E ANALISADAS

Por:   •  7/11/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.663 Palavras (7 Páginas)  •  939 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.................................................................................................4

2. CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA E FUNCIONAMENTO OBSERVADO..................................................................................................4

3. DESENVOLVIMENTO E ANÁLISE DAS ATIVIDADES OBSERVADAS E REALIZADAS...................................................................................................8

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS............................................................................10

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS....................................................................12

ANEXOS...............................................................................................................13

1. INTRODUÇÃO

O pedagogo em ambientes não escolares é muito importante, é uma nova função fora das escolas que aos poucos está conquistando o mercado dentro das empresas. É o profissional que trabalha com projetos, com pessoas em várias áreas como hospitais, Ongs, bibliotecas e museus, é também conhecido como pedagogo empresarial.

A função da pedagogia empresarial visa ajudar o funcionário a trabalhar em equipe, vendo as dificuldades de cada funcionário na empresa. A função do pedagogo empresarial é ter um olhar diferente para cada ser humano é ajuda-lo a evoluir em seu trabalho, procurando orientar e mostrar para ele sua importância no desenvolvimento da empresa.

Mas existe uma questão: como mostrar isso para o empresário apontando a qualidade dos seus funcionários, aprendendo valorizar e respeitar cada um deles? Os funcionários nos dias de hoje estão sendo descartáveis, isso precisa ser mudado. A empresa que quiser ficar no mercado de trabalho precisa qualificar mais seus funcionários. Estamos hoje num mercado muito globalizado, concorrido e disputado. A empresa que tiver uma boa equipe, que saiba trabalhar para alcançar metas e trabalhe em grupo, fica mais fácil vencer o mercado, mas precisa estar sempre se atualizando para não ficar fora dele esse é o grande sucesso de uma empresa.

Vejo que o pedagogo em ambientes não escolares precisa ter uma formação permanente em sua área, se capacitando, que leve esse conhecimento porque a função desse pedagogo dentro da escola ou fora é ajudar o ser humano a se tornar uma pessoa melhor na sociedade.

Praticamente o pedagogo em espaços não escolares é como se fosse um “psicólogo” em qualquer setor de trabalho que orienta e avalia cada pessoa aprendendo e respeitando os espaços dos outros fazendo sempre a diferença, que deve proporcionar a união entre os indivíduos, tornando-os cidadãos mais críticos e construtivos no ambiente em que vivemos, favorecendo uma humanidade mais compreensiva.

As empresas possuem fundamentos teóricos diferenciados em relação ao desenvolvimento e treinamento de pessoal. Estas empresas buscam profissionais capacitados e especializados para liderar equipes e trabalhar com pessoas em situações adversas. As tecnologias, em constante modificação, alteram o cenário das organizações. Para acompanhar essas alterações, os funcionários estar preparados a essas mudanças, visando atender às necessidades das organizações.

O trabalho do pedagogo empresarial deve ser de estruturação e reestruturação em determinadas áreas problemáticas da empresa.

Segundo Cagliari (2009):

[...] O pedagogo está empresarial está inserido auxiliando no desenvolvimento das competências e habilidades de cada indivíduo, para que cada profissional saiba lidar com várias demandas, com incertezas, com várias culturas ao mesmo ao tempo, direcionando o resultado positivo em um mercado onde a competição gera mais competição.

Neste estágio de gestão não escolar quero adquirir conhecimento na pedagogia empresarial de formação e aprendizagem que me leve a desenvolver a importância de um pedagogo empresarial nas empresas. Por meio dessa experiência, possa ter um entendimento melhor nessa área ajudando no futuro crescimento, adquirindo sempre novas ideias e superando os desafios desse ramo durante o estágio. Os objetivos do estágio consistem em: conhecer os espaços de atuação do pedagogo na empresa e nas organizações não escolares, possibilitando a ampliação do olhar desse profissional nesse campo de atuação, compreender a atuação do pedagogo na lógica empresarial e na lógica da organização não escolar e desenvolver habilidades e competências para captar necessidades de organização e criar novos espaços de atuação e inserção em projetos de natureza educativa, social e cultural.

O relatório a seguir apresenta as atividades realizadas durante o estágio na Paróquia Santa Rita de Cássia do Castrioto nos meses de Setembro, Outubro e Novembro e as informações relativas ao sistema organizacional, sua estrutura e as relações entre funcionários. Consta também um breve histórico sobre o local e as atividades realizadas em conjunto no ambiente que compreende a Paróquia.

2. CARACTERIZAÇÃO DO ESPAÇO

2.1 - Histórico da Paróquia

Com missa presidida pelo Bispo de Petrópolis, dom Filippo Santoro, foi criada, no dia 05 de março de 2006, a Paróquia Santa Rita de Cássia, no Bairro Castrioto. O Bispo deu posse ao Padre Antônio Rodrigues, como primeiro pároco da nova paróquia formada por 10 comunidades: Nossa Senhora Auxiliadora - Capela; Imaculada Conceição - Manoel Torres; Nossa Senhora Aparecida I e II - Contorno; São João Batista e São Jorge - Duarte da Silveira; São Paulo João Xavier; Menino Jesus de Praga - Dias de Oliveira; São Pedro - Veludo; Santa Rosa de Lima - Morro do Brito; Nossa Senhora Aparecida - Vitoria; Santa Rita de Cassia - Castrioto e Matriz.

Durante a missa, além da leitura do Decreto de Criação da Paróquia Santa Rita de Cássia feita pelo decano, padre José Nilton, Padre Antônio Rodrigues fez o juramento de obediência e fidelidade a Igreja, ao Bispo e a comunidade. Na sua homília, Dom Filippo Santoro ressaltou o trabalho importante desenvolvido pelos franciscanos por mais de 100 anos de comunidade.

Dom Filippo Santoro ressaltou vários pontos importantes para o pleno crescimento da comunidade, lembrando que o pároco deve cuidar do anúncio da Palavra

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (89.8 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com