TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DIREITO A EDUCAÇÃO

Por:   •  24/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.224 Palavras (5 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

2 DESENVOLVIMENTO        4

2.1 A CONTRIBUIÇÃO DA SOCIOLOGIA PARA A COMPREENSÃO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR        4

2.2 IMPORTÂNCIA  CONHECIMENTO CIENTÍFICO NA APRENDIZAGEM         4

2.3 A IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA NA APRENDIZAGEM        4

2.4 DIREITOS DA EDUCAÇÃO LEI  DIRETRIZES E BASES 9394/96        4

2.5 QUAL A IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR PARA A MUDANÇA SOCIAL......        4

3 APOIO AO TEXTO        5

3.1 EXEMPLO DE FIGURA        5

4 CONCLUSÃO        6

REFERÊNCIAS        7

1  INTRODUÇÃO

 Existem muitos questionamentos e discussões a respeito do papel da escola na educação, porém, é preciso ver além do somente transmitir conhecimentos aos alunos, a escola conhecida como “instituição do saber”, exerce enorme importância  para  toda  a   sociedade, é necessário olhar além do que os olhos podem ver e ensinar os alunos a pensarem sobre o mundo, a sociedade na qual estão inseridos e o mundo das diferenças e discriminações para dar  suporte ao entendimento dos  mesmos ao enfrentarem  as adversidades da  vida.  

A Escola necessita ser pensada como “preparação” par a vida, na função de preparar cidadãos do mundo. De acordo com Perez Gomes (2000), a escola é um ambiente de aprendizagem, onde há grande pluralidade cultural, mas que direciona a construção de significados compartilhados entre o aluno e o professor. A construção desses significados compartilhados enfatiza uma necessidade de mudança na escola, por meio da reflexão. A Escola necessita de individualidade e da coletividade ao mesmo tempo o qual envolve diversos aspectos da mesma, ou seja: as relações entre o ensinar e aprender com diversas trocas de informações. As interações de indivíduos que participam da cultura escolar alem de processos curriculares, pedagógicos e administrativos deverá haver o compartilhamento de informações e interação da cultura escolar.

Deve-se pensar a escola como um ambiente atrativo para professores, alunos e os profissionais nela atuantes, para que estes possam se sentir convidados a participar desta atmosfera de conhecimento que dia após dia é construída por professores e aluno aproveitando o conhecimento prévio que é trazido por todos. È preciso que os docentes reinventem a educação tendo como foco um visão educacional  usufruindo do conhecimento já construído e produzindo novas experiências no processo de ensino-aprendizagem dos educando (ASSMANN, 2007)

       

2.1  A CONTRIBUIÇÃO DA SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO PARA COMPREENSÃO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR.  

2.2 QUAL A IMPORTANCIA DO CONHECIMENTO CIENTIFICO PARA A EFETIVAÇÃO DA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS?  

O conhecimento científico é importante para a consolidação do conhecimento adquirido pelos alunos. Essa consolidação ocorre com os seguintes elementos: uso da racionalidade, estudo de uma situação e a busca das alternativas possíveis para a resolução de um determinado problema. Portanto, o conhecimento científico instiga o aluno a ser mais racional e entender o mundo em que vive. Em outras palavras, um conhecimento comprovado testado, assim quem ensina tem certeza de que aquele conhecimento está correto e ao aluno ao aprender pode analisar o conhecimento refazendo os métodos que permitiram chegar naquele aprendizado, permitindo um melhor entendimento e fixação.

2.3 DE QUE FORMA AS DIFERENTES ABORDAGENS DA PSICOLOGIA PODEM CONTRIBUIR PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM?  

É cada vez mais freqüente, A necessidade na escola de um profissional da área de psicologia a disposição para o atendimento dos alunos e orientação aos professores ou não sendo possível na própria escola em outro local disponível pra onde as situações mais complexas possam ser encaminhadas.  

Este acompanhamento do especialista orienta a indicação dos caminhos a serem seguida orientação da família na forma correta de se agir em determinadas situações.  

Os reflexos dos meios de socialização das atuais gerações geram duvidas na adequação de praticas utilizada ao longo de décadas porque o futuro irá exigir competências e comportamentos diversos a serem introduzidos nas disciplinas.

Deste modo, a transformação social tem a prática docente como ma grande ferramenta na execução de tarefa que integrem o aluno de maneira eficaz no aprendizado, porém o educador deve levar em consideração os aspectos sociais, culturais econômico de cada aluno buscando realizar aulas inclusivas e estimuladoras, é importante também a participação do governo proporcionado medidas para a proteção e promoção de oportunidades para os jovens em formação e preparação do docente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (173.7 Kb)   docx (52 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com