TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DIREITO A EDUCAÇÃO

Por:   •  27/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.538 Palavras (7 Páginas)  •  115 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        DESENVOLVIMENTO        4

2.1        4

2.2        PROPOSTA PARA A SITUAÇÃO PROBLEMA        4

3        CONCLUSÃO        6

REFERÊNCIAS        7


  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho visa estudos sociológicos  aprendidos no segundo semestre, tem como objetivo conhecimentos fundamentais para nossa compreensão sobre o homem e sua realidade social. Ele visa à união de técnicas e conceitos aprendidos nas disciplinas do Curso Superior de Pedagogia da Universidade Pitágoras Unopar, tendo como objetivo falar sobre o direito a educação.

A finalidade deste trabalho é  descrever sobre a Sociologia na educação básica que é o elemento da vida social responsável pela organização da experiência dos indivíduos na vida cotidiana, pelo desenvolvimento de sua personalidade e pela garantia da sobrevivência e do funcionamento das próprias coletividades humana.

Para a Sociologia, não há técnica pedagógica neutra, todas são construídas e utilizadas em meio a valores e normas. Olhar educação do ponto de vista da Sociologia é compreender que se a Pedagogia é o fundamento das práticas educacionais as crenças,  os valores e as normas sociais são fundamentais da pedagogia.

Neste sentido, a Sociologia é um instrumento importante no processo educacional,  como reveladora de práticas sociais que auxiliam a compreender, pedagogia e o fazer do educador.

Analisaremos o papel das práticas pedagógicas em busca de ações que melhorem a educação.

Vamos mostrar os desafios e possibilidades enfrentados pelos docentes no processo de transformação social, em busca do saber científico, com o objetivo de minimizar as desigualdades existentes, principalmente se compa             rarmos alunos de escolas públicas e particulares.

Iremos falar sobre a importância do conhecimento científico e a aplicação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional no processo de inclusão na educação.

Todos estes assuntos serão abordados a seguir.


  1. DESENVOLVIMENTO

Na Constituição, o direito à educação é obrigatório e essencial, de preferência para crianças e adolescentes, que devem ter direito às escolas públicas e gratuitas que estejam situadas próximas a sua moradia, além de ter a igualdade de condições para ter acesso e permanecer na instituição de ensino, sem sofrer quaisquer preconceitos. A Constituição também garante o adolescente e a criança deve alcançar o respeito de seus educadores, sem sofrer qualquer vingança por conta da sua origem, raça, idade, cor e dentre outros. O Estado é obrigado a assegurar a qualquer criança e adolescente o direito de estudar o Ensino Fundamental da 1ª à 8ª série sem custos e depois sucessivamente o ensino médio.

Cabe a família de adolescentes e jovens o incentivo a educação contando que se preparem para todas as fazes que lhes são necessárias, qualificando-se para exercer o direito como cidadão que trabalha.

A Educação no Brasil é um direito social de todas as pessoas que buscam um espaço comum de ensino independente de qualquer preconceito. Na constituição federal de 1988 rege um qualidade igualitária onde o estados tem o dever e a responsabilidade de promover a educação para todos.

  A educação é um direito básico de todos, como é previsto na Declaração Universal dos Direitos Humanos, e é garantido pela Constituição Federal no Brasil. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LBDEN) afirma que o aprendizado é um direito universal, público, que deve ser gratuito, obrigatório e de responsabilidade do Estado. Essa norma compreende alunos desde a educação infantil até o ensino médio, para que nenhuma criança ou adolescente perca o seu direito de estudar.

  Dessa forma, o educador torna-se peça chave não só no processo educativo, mas também na socialização de seus alunos, ensinando-os a fazerem parte de uma sociedade. Esse procedimento é o grande responsável por transformações sociais da vida dos discentes, como por exemplo, o afastamento dos jovens da criminalidade, das drogas e o oferecimento de uma oportunidade para que eles garantam uma vida melhor através da educação.

  Além disso, os professores devem sempre investir em aprimorar seus conhecimentos e habilidades para que possam repassa-los para seus alunos. Assim, a psicologia da educação é um grande auxilio para os educadores, já que ensinam diferentes abordagens para que eles possam solucionar problemas educacionais e ajudar na formação dos estudantes. O ponto positivo disso é que cada discente tem uma peculiaridade diferente, portanto, é importante que existam diversas maneiras de ensino para que todos consigam acompanhar o processo pedagógico socioeducativo.

  Por fim, é importante ressaltar que a escola é incumbida de ensinar o conhecimento cientifico – aquele que é objetivo, baseado em dados, fatos e estatísticas – para seus alunos. Isso deve acontecer para que os estudantes possam superar o senso comum, o conhecimento hereditário e cultural para pensar por si mesmos, atingindo a maioridade intelectual, defendida pelo grande filosofo Immanuel Kant. À vista disso, os estudantes poderão compreender que o ser humano está em constante mudança e conseguirão investir para que se tornem pessoas melhores a cada dia.

  1. PROPOSTA PARA A SITUAÇÃO PROBLEMA

Como podemos verificar na situação problema, a pergunta que o aluno Bruno fez à coordenadora Vitória despertou dúvidas e preocupação, fazendo com que imediatamente o assunto fosse levado para discussão em uma reunião pedagógica.

A desigualdade existente entre alunos de escolas públicas e privadas realmente existe, como podemos notar principalmente através das notas do ENEM. Os alunos da rede privada são mais preparados para enfrentar os desafios do vestibular, já que muitos ficam por conta dos estudos e estudam em horário integral. A estrutura da escola particular geralmente é mais preparada do que a escola pública, além de possuir um material didático mais completo, já que eles não precisam se preocupar com custos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (155.6 Kb)   docx (29.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com