TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DIREITO À EDUCAÇÃO

Por:   •  12/5/2020  •  Relatório de pesquisa  •  3.062 Palavras (13 Páginas)  •  97 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1][pic 2][pic 3]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – 1º SEMESTRE

JÉSSICA SOBREIRO RAMOS

PRISCILA MENDES BARRETO DE OLIVEIRA

REGINA MARIA DE JESUS

SIMÔNICA CUPERTINO VARGENS

TAMARA CRISTINA DIONISIO LAPA

VALÉRIA HERCULANO

DIREITO À EDUCAÇÃO

[pic 4]

Vila Velha

2018

JÉSSICA SOBREIRO RAMOS[pic 5]

PRISCILA MENDES BARRETO DE OLIVEIRA

REGINA MARIA DE JESUS

SIMÔNICA CUPERTINO VARGENS

TAMARA CRISTINA DIONISIO LAPA

VALÉRIA HERCULANO

DIREITO À EDUCAÇÃO

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Psicologia da Educação e da Aprendizagem Ética, Política e Cidadania Políticas Públicas da Educação Básica Educação e Diversidade Práticas pedagógicas – Gestão da Aprendizagem.                                                                         Professores: Maria Luzia Silva Mariano -                                                                       Mayra Campos Frâncica dos Santos - Natália Gomes dos Santos - Márcio Gutuzo Saviani - Natália da Silvia Bugança.

Tutora eletrônica: Dalila Cristina de Campos Gonçalves

Tutora de sala: Prof. Erika R.R

[pic 6]

Vila Velha

2018

[pic 7]

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ................................................................................................ 03

2 DESENVOLVIMENTO .................................................................................... 04

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS ............................................................................ 09

4 REFERÊNCIAS ............................................................................................... 10

1- INTRODUÇÃO                                                                      

A palavra “EDUCAÇÃO” no seu sentido mais amplo, traz como um de seus significados o de que é o ato ou processo de educar, instruir, ou seja a partir desse conceito podemos afirmar que a educação abrange mais do que o ministrar, trata-se também de hábitos, costumes, valores de uma comunidade transferidos de geração para geração fruto de uma história cultural e hierárquicas que são adquiridas através de vivencias e experiência ao longo da vida.

A legislação brasileira se pauta no entendimento de que a educação se constitui como direito imprescindível e necessário ao ser humano, independentemente de cor, raça, classe social, religião e vários são os documentos que comprovam tal afirmação, como: a Constituição Federal, o Estatuto da Criança e do Adolescente, a LDB, que reafirmam o direito à educação e os garantem por leis em seus textos legais, o acesso e permanência dos cidadãos à educação e aos espaços escolares.                    

Atualmente, o progresso e o desenvolvimento de uma sociedade estão ligados a forma como se fomenta o processo do ensino qualidade da educação de base dos seus indivíduos. Por essa razão desenvolver uma educação pública de qualidade implica diretamente no desenvolvimento de diversos segmentos sociais do país.

O professor assume um papel fundamental na educação, como agente ativo nas transformações sociais, formação e desenvolvimento do senso crítico do indivíduo, utilizando as práticas pedagógicas adquiridas ao longo de sua formação e experiencia docente para o aprender dos seus alunos. E a escola torna-se mais do que um mero físico de construção do conhecimento, e torna-se um ambiente de preparação do cidadão para a reflexão crítica sobre a realidade.

Entretanto o direito à educação se esbarra em várias dificuldades políticas, estruturais, materiais e sociais, etc. Impossibilitando que a prática docente seja exercida de forma qualificada e prazerosa na formação social do cidadão de bem, violando assim os direitos tanto do aluno de adquirir conhecimentos, quanto o do professor de educar. E os desafios para se ter um ensino de qualidade, vai além dos muros da escola, é necessário que a mudança ocorra desde de a formação do docente, até a reestruturação da escola e do ensino nela ministrado, para se alcançar a solução das adversidades encontradas.

2- DESENVOLVIMENTO

Em um dos dicionários brasileiros mais notáveis a palavra educação aparece definida da seguinte forma:

Ação exercidas pelas gerações adultas sobre as gerações jovens para adapta-las a vida social; trabalho sistematizado, seletivo, orientador, pelo qual nos ajustamos a vida, de acordo com as necessidades ideais e propósitos dominantes; ato ou efeito de educar; aperfeiçoamento de todas as faculdades humanas; polidez; cortesia. (Brandão, Carlos Rodrigues, 2008, pág. 54-55).

A partir dessa explicação podemos entender que Educação não se trata apenas daquela compreendida nos espaços escolares, visto que as vivencias, os ensinamentos e valores transmitido entre gerações, seja no convívio, na cultura ou nos costumes familiares, são imprescindíveis e inquestionáveis no processo de formação do caráter, dignidade e integridade do ser humano.

A compreensão de educação se estabelece em ações concebidas entre gerações, por meio da qual se busca transmitir aos mais jovens um conjunto de "estados físicos, intelectuais e morais”, essa perspectiva atribuiu um papel notório nas relações entre gerações para a importância educativa ou socializadora, pois é através dela que se inicia a preparação das próprias condições de sobrevivência do indivíduo.

A educação é a ação exercida pelas gerações adultas, sobre as gerações que não se encontrem ainda preparadas para a vida social; tem por objeto suscitar e desenvolver, na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política, no seu conjunto, e pelo meio especial a que a criança, particularmente, se destine. (DURKHEIM, Émile, 1978, pág.41).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.3 Kb)   pdf (186.2 Kb)   docx (256.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com