TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DIREITO Á EDUCAÇÃO

Por:   •  29/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.953 Palavras (8 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................3

2 DESENVOLVIMENTO        5

3 CONCLUSÃO        9

REFERÊNCIAS        10


  1. INTRODUÇÃO

Algumas indagações sempre aparecem em nossas memórias, nos levantando questionamentos e dúvidas sobre “porque tenho que conhecer sobre leis de educação? Ou será que realmente a Psicologia ajuda a solucionar problemas? Por que tenho que ter conhecimentos científicos? Isso resolve? isso ajuda? Um professor pode influenciar seus alunos para uma melhora na sociedade? Esses conhecimentos fazem diferença ou estudamos apenas para preencher cargas horárias?”

Este trabalho tem por finalidade apresentar a você leitor como tais conhecimentos, cada um na sua área especifica pode e faz a diferença na vida de quem vai abraçar a Pedagogia. Tudo que se aprende é válido e se bem aplicado apresentará frutos. As metodologias de ensino têm um papel fundamental no processo de incremento da autonomia do aluno na aprendizagem. "Elas integram estratégias, técnicas e atividades voltadas a diferentes situações didáticas vividas em sala de aula, tendo como objetivo propiciar condições para que o aluno possa se apropriar dos conhecimentos propostos. Entretanto, considerando a forma tradicional de trabalhar as atividades em grupo, organizando equipes, propondo temas e avaliando o resultado da apresentação e do texto produzido. Métodos cuja adoção e aplicação dependerão muito da iniciativa do professor e de seu envolvimento com o ato pedagógico. Mas que, com certeza, dependendo da forma como são planejados e desenvolvidos, poderão mudar a postura dos alunos e incrementar muito o processo de aprendizagem. A Educação está entre os assuntos mais discutidos em nosso país e merece ser tratada com caráter prioritário por parte de nossos governantes, haja vista, as suas conseqüências para a sociedade. Mas o que desperta curiosidade é quanto a metodologia de ensino aplicada na maioria das instituições e que influências isso traz na formação do indivíduo e profissional? Será realmente necessária? Com certeza sim! 

Sobre a psicologia escolar deve, entre outras atribuições, investigar melhor o processo de construção do conhecimento, enfocando os tipos de conhecimento trazidos pela criança ao iniciar sua aprendizagem formal na escola e o que ocorre durante o processo, segundo Brambilla (1997). A conduta do professor e o seu perfil pessoal interferem e têm peso significativo para o desenvolvimento e o desempenho dos alunos (Andreazzi, Jacarini e Prigenzi – 1994). O psicólogo precisa, então, não apenas de conhecimentos psicológicos relacionados ao desenvolvimento infantil e às influências ambientais que o atingem, mas também voltados para a situação de aprendizagem e dos aspectos psicopedagógicos envolvidos. A atuação orientada para o grupo de alunos, não apenas para “alunos problemas”, pode permitir que o professor perceba as crianças em seu jeito individual de ser, transpondo os muros da escola para conhecer sobre o aluno mais do que o currículo escolar determina e, dessa forma, melhorar o seu desempenho, envolvendo-se em seus interesses e realidades (Ribeiro do Valle, 2001). Uma outra abordagem seria a da ação preventiva da Psicologia Escolar. Prevenir significa "antecipar-se a", "evitar", "livrar-se de", "impedir que algo suceda". No contexto da escola o que se pretenderia evitar ou impedir? A existência de problemas, de dificuldades ou fracassos?É de extrema importância o conhecimento da LDB 9394/96 que  reafirma o direito à educação, garantido pela Constituição Federal. Estabelece os princípios da educação e os deveres do Estado em relação à educação escolar pública, definindo as responsabilidades, em regime de colaboração, entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios.

Tais assuntos estão em forma clara e objetiva explicada e exemplificada nesse trabalho.

“A educação tem raízes amargas, mas os seus frutos são doces.”

(Aristóteles-2012/09)


  1. DESENVOLVIMENTO

O conhecimento cientifico é de suma importância ele é primordial na formação da aprendizagem uma vez que, parte dos princípios comprovados, ou seja, tem como base o conhecimento testado que depois de ter passado pelo senso critico antes de ser aprovado e com isso visa o despertar de interesse pela ciência uma vez que o conhecimento é uma busca pela inovação e aprimoramento de acordo com a validade do educando no caso do aluno.

O conhecimento só é cientifico se for possível ser verificado e comprovado. Esse conhecimento é passado para que os alunos aprendam a distinguir o que é crença do que real, dessa forma é importante ser estendido com mais clareza, pois na vida acadêmica é necessário que o professor seja possuidor de um aguçado espírito critico-cientifico, para que assim transmita ao aluno com bases em pesquisas e avanços tecnológicos e científicos para o mundo globalizado ao qual nos é apresentado.

Portanto, o professor terá convicção de que o que ele ensina ao aluno esta correto, para que o aluno adquira conhecimento. Possibilitando a ele concepção de um determinado conhecimento.

A diferente abordagem da psicologia pode contribuir no processo de ensino e aprendizado através de teorias, como eu interpreto e como interpreto o mundo. Pode na pratica observar o conhecimento do aluno e assim também dos professores e de outras varias maneiras como:

  • Compreendendo o desenvolvimento;
  • Conhecendo o aluno;
  • Compreender a essência do aprendizado;
  • Entender as diferenças individuais;
  • Resolver problemas em sala de aula;
  • Fornecer orientação e aconselhamento;
  • Desenvolver princípios de avaliação;
  • Incentivar uma disciplina positiva e criativa;

E assim a psicologia educacional tem ajudado os educadores e os alunos para que possam tornar boas pessoas no futuro. Pessoas independentes e integras.

A psicologia ajuda aos professores a compreender mais as crianças e entender mais o seu desenvolvimento e ate mesmo de saber como agir e como lidar em sala de aula com os alunos, ela também ajuda aos professores a desenvolver conhecimento, desenvolvimentos de atividades a transmitir o conhecimento e na vida dos alunos em sala de aula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (151.2 Kb)   docx (30.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com