TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desenvolvimento Na Educação A Distância No Brasil

Por:   •  5/6/2023  •  Artigo  •  5.125 Palavras (21 Páginas)  •  91 Visualizações

Página 1 de 21

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA[a]:

DESENVOLVIMENTO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL

                     PINHEIRO, Geralda Anício da Silva

                                                                             RU 1340219                                                              

                   RESUMO[b] 

O presente artigo tem como intuito principal analisar a discussão encontrada na questão da inclusão hoje em dia e de como lidar com as igualdades e diferenças. Entramos num labirinto sem fim quando abordamos este tema tão complexo, até porque ambas têm sua importância, por mais contraditório que seja, não pode se falar de inclusão sem falar de diferenças e de igualdade. É possível também observar que a conta da inclusão jamais trará um resultado exato, e que os atores envolvidos nesse processo são tão aprendizes quanto os educandos. Já que o mundo vive numa fase de constantes transformações, experiências, aprendizado e principalmente de desenvolvimento da inclusão. Ainda não há a receita pronta de como realizar a inclusão, mas pode-se sim, trabalhar para possibilitar o desenvolvimento, o respeito à diversidade e as diferenças. Entretanto a EAD trás para nós a novas tecnologias do mercado, cada vez mais identificando as dificuldades e aprendizados dos alunos e professores nos cursos de graduação e pós-graduação, são várias pesquisas nos ambientes virtuais, bem como biblioteca virtual, onde ajuda as pesquisas a serem favoráveis que podemos até mesmo acessar de casa. Também foi apresentado a evolução da educação a distância no Brasil e seus desafios e possibilidades. Ao finalizar o presente estudo científico, foi possível apontar a contribuição da educação infantil para a EaD.

Palavras Chave: EaD. Preconceito. Diversidade. Tecnologia. Inclusão.

1[c] INTRODUÇÃO

O presente trabalho de TCC do curso acadêmico de Licenciatura em Pedagogia pretende abranger sobre o crescimento da (EaD) Educação a distância, e seu desenvolvimento no País, que aumenta cada vez mais no Brasil e no mundo. Levando isso em consideração é necessária saber mais sobre a educação a distância e sua história. A temática pesquisada contribui bastante para a formação acadêmica do ser humano, por isso aprofundar nesse conteúdo é preciso, já que a modalidade de ensino EaD está invadindo cada vez mais o país, contudo no Brasil ainda existe preconceito sobre a educação a distância, e [d]se manifestam por muitas pessoas em suas atitudes discriminatórias, por terem uma ideia deformada em relação a modalidade.

É correto dizer que conhecer melhor essa modalidade de ensino é algo de suma importância, tendo em vista que muitos ainda não conhecem, mas que  já está fazendo grande diferença na vida de outros, que a compreende e também indicam para outras pessoas inclusive da própria família

 Justifica-se a escolha do tema em questão, pelo fato que o homem, por meio da educação evolui em todas as áreas de sua vida, construindo conhecimentos e estabelecendo relações sociais. Por isso é relevante, a formação e aperfeiçoamento no decorrer de sua vida e de seu compromisso frente ao processo de construção do conhecimento. Pensar na educação Lead requer reflexão e esforço, porque a educação é um direito fundamental que ajuda não só no desenvolvimento de um país, como também de cada pessoa.

Este estudo tem como base uma pesquisa bibliográfica em Sites, visando alcançar os objetivos propostos. Inicialmente será feito uma revisão bibliográfica para destacar as teorias e práticas inovadoras para apresentar aspectos teóricos da Educação a Distância.

2[e] EVOLUÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL.

A educação a distância, embora presente desde as antigas civilizações, não despertou o interesse dos estudiosos como ocorre na contemporaneidade, quando são agregados ao aprendizado individual diferentes elementos interpretativos que motivam a adesão e implicam crescimento dessa modalidade no Brasil e no Mundo.

Percebe-se que a evolução da EAD no Brasil se deu em paralelo a história da educação nacional, pois foi escolhida pelas políticas públicas e educacionais e inserida na legislação constitucional e demais instrumentos. De um modo geral, a história da EAD acompanhou as mudanças do mundo produtivo e das revoluções tecnológicas.

Conhecer a trajetória EaD, identificar os suportes pedagógicos utilizados e interpretar a legislação pertinente ao tema, cujo possibilita compreender essa modalidade de ensino que congrega as mais avançadas tecnologias de comunicação e os primeiros fundamentos do ensino.

O ensino universitário a distância veio com a instituição da Universidade Aberta, na Inglaterra, marcando um momento de vanguarda no ensino superior a distância no mundo, na Rússia, com o Instituto Agrícola Stavropol, e em demais países, incluindo a Espanha, França, Itália, Canadá, Bélgica e Japão (IUB, 2010).

De acordo com Alves (2009), a difusão da EaD no mundo se deve principalmente à França, Espanha e Inglaterra. Nesse sentido, Litto e Formiga (2009) destacam que, ao contrário do que acontece no Brasil, onde existe um controle governamental centralizador sobre a educação superior, em outras nações havia possibilidades de inovação e, assim, o desenvolvimento de cursos e estratégicas de ensino ocorreu mais rapidamente.

A EaD veio primeiro para o Rio de Janeiro e depois em São Paulo, desde a década de 1900, algumas instituições estrangeiras ofereciam ensino por correspondências no campo da educação técnica (eletrônica) e de Engenharia. De acordo com Alves (2008, p. 9), o ano de 1904 é considerado o marco inicial do ensino por correspondência no Brasil, época em que os materiais impressos eram enviados por ferrovia. Até a década de 1980, ainda era muito comum os cursos da Internacional School e Oxford School, entre outras.

Nos dias 3 e 4 de dezembro de 1999 ocorreu o primeiro encontro de Universidades Brasileiras Virtuais em Brasília.  Delegados de 18 universidades federais e 45 delegados dos ministérios da Educação, da Ciência, Tecnologia e do Apoio ao movimento Popular à EAD estavam presentes para discutir os projetos e promover a EAD no Brasil. Durante o encontro foi apresentado o protocolo de um consorcio de Universidade, estradas de informação e mídias integradas, criando uma rede virtual de universidades no Brasil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.4 Kb)   pdf (116.3 Kb)   docx (23.8 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com