TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desenvolvimento Neropsicomotor

Por:   •  24/4/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.171 Palavras (5 Páginas)  •  97 Visualizações

Página 1 de 5

Acadêmica: Kemillyn Correa

                           Relatório

         Desenvolvimento Neropsicomotor

Na terceira semana inicia-se o desenvolvimento cerebral. No final do primeiro mês de gestação (04 semanas): Ocorre o fechamento do tubo neural, estrutura que começa a dar origem ao cérebro; se houver algum distúrbio nesse período, o bebê pode nascer anencéfalo (sem cérebro).

Entre dois e quatro meses de gestação: fase importante de proliferação de neurônios (células nervosas) que faz aumentar o tamanho do cérebro. Nesse período, o bebê pode reagir a sons. Acredita-se que 50% dos neurônios da vida adulta sejam formados nesse período. Problemas na multiplicação dessas células fazem com que o bebê corra o risco de desenvolver microcefalia (cérebro pequeno).

Entre cinco e seis meses de gestação: ocorre um processo chamado de migração de neurônios; essas células, que estão na parte central do cérebro, se deslocam para os lados e o órgão vai tomando forma. Problemas nessa fase podem gerar malformações cerebrais, responsáveis por quadros de paralisias, deficiência mental e convulsões.

A partir dos seis meses de gestação: fase de formação de circuitos, ou sinapses, pontes que ligam os neurônios. Também começam a se proliferar as células gliais que atuam no sistema de defesa, sustentação e nutrição dos neurônios. Distúrbios nesse período podem levar a retardo mental.

Dos seis meses até a vida adulta: ocorre a formação da mielina, substância que envolve o prolongamento do neurônio, chamado de axônio, e faz com que o impulso nervoso aconteça de maneira mais rápida e eficaz. A fase mais importante deste processo é até o primeiro ano de vida pós-natal, mas ele se estende até a vida adulta. Distúrbios motores estão relacionados ao comprometimento dessa fase.

Dos 3 aos 6 meses: Adquire o controle de seus 12 músculos oculomotores (movimentos mão-boca, mão-objeto); Início da intencionalidade do gesto relaciona-se com movimentos dirigidos a objetos do meio externo e na reprodução repetitiva destes movimentos, relacionado ao desenvolvimento funcional de áreas associativas do córtex frontal;

Do 6° ao 9° mês: Grande desenvolvimento das áreas motoras corticais, com ênfase nas áreas relacionadas à preensão manual e ao equilíbrio estático; remexe e apanha objetos(próximos) com os dedos, senta-se e engatinha; Maior integração associativa entre os estímulos visuais, auditivos e somestésicos.

 No 9° mês: O bebê amplia o comando de suas pernas e pés e dispensa o apoio secundário para suas mãos e dedos, sustenta-se de pé e caminha com apoio.

Com 12 meses: Faz contato visual; fica em pé; pode caminhar com e ou sem apoio; procura objeto escondido (brincadeira social); fala 5 a 6 palavras(mínimo) – mamãe/papai; entende o significado do tchau e o faz;

Com 18 meses: Fala mais de seis palavras; expressa suas vontades; interage/socializa; pode apresentar ansiedade de separação – medo de ficar sozinha e chora quando o cuidador se afasta; aprende através da cópia/imita comportamentos;

 Com 2 anos: A criança anda e corre; O desenvolvimento da fala começa a organizar as sequências motoras, ela articula palavras e enunciados verbais curtos (formula frases); Habilidade de comunicação; Segue instruções simples, aprende comandos; Adquire controle das fezes e urina e chega a um senso rudimentar de identidade pessoal. Compreende função do objeto;

Entre o 2° e o 3° ano: A criança fala através de frases, usando as palavras como instrumento de pensamento propensão positiva a compreender seu ambiente e a atender às exigências da cultura. A criança pode a partir dos três anos de vida, imitar movimentos das mãos do observador (abrir e fechar), mas ainda não é capaz de realizar tais movimentos de maneira alternada ou simultânea. Ela pode reproduzir canções, mais ainda não é capaz de reproduzir ritmos complexos com as mãos (coordenação audiomotora), o que só ocorre a partir do 5° ano de vida. A percepção visual começa mostrar melhor desempenho e a criança, a partir do 3° ano, é capaz de reproduzir um traço ou um círculo, mas sem identificar ângulos (confunde círculo com quadrado).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (53.2 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com