TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Direito a Educação

Por:   •  7/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.371 Palavras (10 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP EDUCACIONAL

PEDAGOGIA

Ana Paula Pereira, RA: 2783555687

Elenita Aparecida Faustino Monteiro Moreira, RA: 2931639294

Márcia Helena de Jesus Moreira, RA: 2787549811

Paulo Augusto Monteiro, RA: 2472513494

Regiane Viotti Luciana Gonzales Sierra, RA: 2795558636

Rosana Silva de Moura, RA: 2423424264

PTG – PRODUÇÃO TEXTUAL EM GRUPO

Direito a Educação

APARECIDA-SP

2018

Ana Paula Pereira, RA: 2018611587

Elenita Aparecida Faustino Monteiro Moreira, RA: 2931639294

Márcia Helena de Jesus Moreira, RA: 2787549811

Paulo Augusto Monteiro, RA: 2472513494

Regiane Viotti Luciana Gonzales Sierra, RA: 2795558636

Rosana Silva de Moura, RA: 2423424264

PTG – PRODUÇÃO TEXTUAL EM GRUPO

Direito a Educação

Desafio Profissional apresentado às disciplinas de Ética, Política e Cidadania, Políticas Públicas da Educação Básica, Educação e Diversidade, Psicologia da Educação e da Aprendizagem, Práticas pedagógicas – Gestão da Aprendizagem, como requisito para aprovação no curso de Pedagogia.

Tutor (a) EaD:  Elisângela  Ribeiro

Tutor (a) Presencial: Josiane Ayres da Silva

APARECIDA-SP

2018

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO ............................................................................................................4

DESENVOLVIMENTO .............................................................................................5-8

CONSIDERAÇÕES FINAIS ........................................................................................9

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS .........................................................................10

INTRODUÇÃO

A educação é um direito fundamental de todos, ela ajuda também no desenvolvimento de um país, e no desenvolvimento de cada individuo. É por meio da educação que garantimos o nosso desenvolvimento social, econômico e cultural.

Na constituição o direito á educação é obrigatório e indispensável, principalmente para crianças e adolescentes que devem ter acesso direto as escolas públicas e gratuitas que estejam localizadas próximas a sua residência, além de ter a igualdade de condições para ter acesso e permanecer na instituição de ensino, sem sofrer quaisquer preconceitos. A constituição também garante ao adolescente e a criança brasileira que deve obter o respeito de seus educadores sem sofrer qualquer discriminação por conta da sua origem, raça, crença. Além da obrigação que rege em todo o estado, cabe a família dos alunos incentivar a busca pela educação de forma que cada pessoa passe a se desenvolver e se preparar para cumprir com todos os deveres que são exigidos pela sociedade, qualificando-se para exercer seu direito como cidadão que trabalha, estuda e busca alcançar um estilo de vida confortável. A busca pela educação do individuo deve ser oferecida pelo estado e  estimulada pela família e vale destacar que pessoas que possuam quaisquer deficiências também devem ter o direito social exigido para obter o acesso á educação inclusiva. Também temos vivenciado uma realidade bem diferente das décadas passadas para os docentes, pois através da LDB tem dado respaldo e assegurado direitos para os professores trabalharem com mais estrutura e de forma mais eficaz e com recursos metodológicos e científicos capacitando os mesmos para compreenderem e contribuírem mais para uma educação de qualidade. O docente por tanto têm um papel importantíssimo, pois formará em conjunto com a família um cidadão de bem com conceitos e valores voltados para o respeito ao próximo, cidadão cumpridor das leis que regem o país e contribuirá  para profissionais capacitados num futuro próximo. Em suma educação atuante atingindo todos os níveis de indivíduos, independente das diferenças, sejam elas por crenças, raças, deficiências num todo, pois o objetivo maior sempre será o desenvolvimento do ser humano desde sua infância a fase adulta visando o crescimento e desenvolvimento do cidadão preparado intelectualmente e tecnologicamente.

DESENVOLVIMENTO:

1- Qual a importância do conhecimento científico para efetivação da aprendizagem dos alunos?

Diante do exposto a novas tecnologias inserir o conhecimento científico nas práticas pedagógicas para aprendizagem do aluno é de suma importância. Ao serem inseridas essas práticas pedagógicas e efetivando-a no ensino fundamental e médio transformará o ensino desse aluno na busca do saber e instigando o mesmo a questionar e se despertar quanto à ciência com suas tecnologias em processo cada vez mais acelerado.

                                       ‘’Segundo Teixeira (2010) para que se alcance uma educação de qualidade esta deve estar atrelada ao conhecimento, será possível a construção do conhecimento voltada para uma educação comprometida e realmente construtiva.

O Docente deve ampliar seus conhecimentos, capacitando-se cada vez mais e aplicando mecanismos e ferramentas para a realização nos experimentos tecnológicos, e assim mostre ao aluno como é importante a busca do conhecimento científico, pois ele é objetivo e analítico. O docente deve fazer com que o aluno seja despertado a estudar de forma mais crítica e pesquise cada vez mais diversas formas e recursos, pois fazendo assim mais tarde ele estará mais habituado com esse saber.    

        

2- De que forma as diferentes abordagens da psicologia podem contribuir para o processo de ensino e aprendizagem: 

Partimos do princípio do questionamento do aluno sobre o ingresso nas universidades por alunos de escolas particulares serem maiores que os alunos de escola pública.  

Passamos então á refletir em nossos métodos de ensino e a aprendizagem de nossos alunos e consequentemente o desenvolvimento dos mesmos. A questão nos mostra que o individuo, no caso os alunos de escolas públicas são afetados diretamente por essa realidade social e organizacional, sendo assim devemos aprimorar mais as práticas educacionais trabalhando todos os docentes em conjunto para melhor atender e desenvolver nossas atividades e metodologias de ensino para que o aluno esteja cada vez assimilando mais e tendo uma  constante evolução. A contribuição da psicologia e suas teorias expostas pelos diversos pensadores, educadores, doutores e filósofos etc...

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)   pdf (153.1 Kb)   docx (36.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com