TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Direito a Educação

Por:   •  2/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.735 Palavras (7 Páginas)  •  117 Visualizações

Página 1 de 7

         [pic 1][pic 2]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP EDUCACIONAL

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

Márcia Hüttel – RA: 3070821796 - Pedagogia

Sirlei Inês Marmitt – RA: 3070821794 - Pedagogia

Jéssica Belarmino Kohler – RA: 3031769256 - Pedagogia

Andréia Lamarque – RA: 3064819678 - Pedagogia

 

 

DIREITO À EDUCAÇÃO

 

 

 

 

 

 

 

 

SANTA ROSA 

2018 

DIREITO À EDUCAÇÃO

 

 

 

 

 

 

 

Produção Interdisciplinar das disciplinas: Ética, Política e Cidadania Políticas Públicas da Educação Básica Educação e Diversidade Psicologia da Educação e da Aprendizagem Práticas pedagógicas – Gestão da Aprendizagem: Identidade Docente do Curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera – UNIDERP/ Polo Santa Rosa. Apresentado como requisito parcial de avaliação sob a orientação da Professora Tutora de Ensino a Distância: Leia Cabral.

 

SANTA ROSA 

2018 

INTRODUÇÃO 

A Situação Geradora de Aprendizagem que foi proposta aos alunos de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Anhanguera Uniderp Educacional do Polo de Santa Rosa, atividade de caráter interdisciplinar nas disciplinas de: Ética, Política e Cidadania Políticas Públicas da Educação Básica Educação e Diversidade Psicologia da Educação e da Aprendizagem Práticas pedagógicas – Gestão da Aprendizagem.

A temática Interdisciplinar: Direto à Educação, será o assunto abordado no presente trabalho, buscando desenvolver temas relacionados ao fato de que os maiores índices de acesso ao ensino superior na universidade pública eram de alunos que realizaram grande parte de seus estudos em escolas particulares, expondo de forma clara e específica normas e leis referentes à inclusão destes alunos, e, os fatores que influenciam estes índices.

Esse trabalho busca observar os fatores que interferem no acesso à universidade, levando em consideração que os alunos que não conseguem acesso, vivem em outra realidade social, e, por isso, encontrar soluções para garantir igualdade no acesso desses alunos é o objetivo.

A educação é muito importante para a formação de um cidadão tanto na vida pessoal quanto na vida profissional é através dela que cada indivíduo conhece o mundo em que vive, sendo então importante para o mesmo entender e compreender o meio em que está inserido bem como ambiente social e político.

Em relação à dificuldade de acesso ao ensino superior na universidade pública por alunos de famílias com menor poder aquisitivo, podemos dizer que existem vários fatores que interferem, portanto os professores que irão trabalhar com estes alunos devem prepara-los em grupos e em alguns casos dar uma atenção um pouco mais individual para o aluno com dificuldade no aprendizado, para que assim, os professores saibam as limitações e capacidades de cada aluno, para que na reta final todos estejam capacitados intelectualmente, apesar da diferença social, e, obtenham um resultado positivo no dia da prova para acesso ao ensino superior.

Assim, é necessário um reforço maior a esses alunos mais carentes, para que seu desempenho seja superior aos que possuem mais recursos. É importante que os professores trabalhem com as dificuldades que o aluno tem na aprendizagem, e, no meio social em que vive.

DESENVOLVIMENTO 

O presente trabalho referente ao direito à educação foi desenvolvido com o objetivo de como os professores devem atuar para haver realmente uma transformação social e uma mudança na realidade dos alunos.

Mediante a Situação Geradora de Aprendizagem proposta que diz que o aluno Bruno do 9º ano, relata para sua coordenadora pedagógica Vitória que uma reportagem apontava que os maiores índices de acesso ao ensino superior na universidade pública eram de alunos que realizaram grande parte de seus estudos em escolas particulares.

A situação ainda diz que Bruno questiona para sua coordenadora Vitória, se “Isso significa que nossa chance de ingressar na universidade é menor do que as pessoas que pertencem à classe alta?” “Quais são os fatores que influenciam para que estes índices se apresentem desta forma?”, momento esse em que Vitória nota a necessidade de um debate em uma reunião para que os professores planejem, organizem, e, pensem melhor sobre as práticas pedagógicas realizadas na escola, para assim, orientar melhor os seus alunos, e, aumentar os índices de acesso ao ensino superior.

Para que as diferenças sociais não tenham impacto grande no resultado da aprovação, se faz necessário que o professor esteja também inserido na situação dos seus alunos, ou, que, ao menos conheça de perto, e, se faça presente para ajudar. Essa ajuda pode vir da comunidade, com captação de recursos, e, assim ter um fundo de investimento, que será usado para compras de livros para a preparação do aluno. A comunidade pode ainda ajudar com outras doações.

Todo cidadão tem o direito a educação, independentemente da região do país em que nasceu classe social, raça e condição física, pois, segundo o ECA (1990, p.7 e 8):

Art. 53. A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes:

I - Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;

II - Direito de ser respeitado por seus educadores;

III - Direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores;

IV - Direito de organização e participação em entidades estudantis;

V - Acesso à escola pública e gratuita próxima de sua residência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (222 Kb)   docx (874.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com