TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Direito a Educação

Por:   •  26/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.366 Palavras (10 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – 1º SEMESTRE

NOMES

ANDREIA CRISTINA DIAS ESTEVAM

EDCLEIDE LUCAS BARBOSA

FABIANA CHAVES AGUIAR

FERNANDA PEREIRA

GLENDA COSTA ROCHA MARTINS

HELEN CRISTINA ARAUJO BARBOSA

DIREITO À EDUCAÇÃO

[pic 3]

Belo Horizonte

2018

NOMES

ANDREIA CRISTINA DIAS ESTEVAM

EDCLEIDE LUCAS BARBOSA

FABIANA CHAVES AGUIAR

FERNANDA PEREIRA

GLENDA COSTA ROCHA MARTINS

HELEN CRISTINA ARAUJO BARBOSA

DIREITO À EDUCAÇÃO

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Psicologia da Educação e da Aprendizagem Ética, Política e Cidadania Políticas Públicas da Educação Básica Educação e Diversidade Práticas pedagógicas – Gestão da Aprendizagem

                                                                        Professores: Maria Luzia Silva Mariano

                                                                        Mayra Campos Frâncica dos Santos

        Natália Gomes dos Santos

        Márcio Gutuzo Saviani

Natália da Silvia Bugança                                                            Tutora eletrônica: Dalila Cristina de Campos Gonçalves

Tutora de sala: Carlos

[pic 4]

BELO HORIZONTE

2018

Sumário

1 INTRODUÇÃO        4

2 DESENVOLVIMENTO        5

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS        9

4 REFERÊNCIAS        10

INTRODUÇÃO                                                                  

Existem muitos questionamentos e discussões a respeito da importância da escola na educação, é preciso vê-la além de somente transmitir conhecimentos aos alunos. Sendo a escola conhecida como instituição do saber a mesma exerce uma enorme importância por toda a sociedade. A sociedade na qual estão inseridos e o mundo das diferenças e das descriminações para dar subsídios aos alunos ao enfrentem essas adversidades da vida.

É necessário ser pensada como preparação para a vida, na função de preparar cidadãos do mundo. De acordo com Pérez Gómez (2000), a escola é um ambiente de aprendizagem, onde há grande pluralidade cultural, mas que direciona a construção de significados compartilhados entre o aluno e o professor. A construção desses significados compartilhados enfatiza uma necessidade de mudança na escola, por meio da reflexão.

 Deve-se pensar a escola como um local atrativo para professores, alunos e os profissionais nela atuantes, para que estes possam se sentir convidados a participar dos conhecimentos que dia após dia é construído por professores e alunos, aproveitando o conhecimento prévio que é trazido por todos. É preciso que os docentes reinventem e reencantem a educação, tendo como foco uma visão educacional, usufruindo do conhecimento já construído e produzindo novas experiências no processo de ensino-aprendizagem dos educandos (ASSMANN, 2007).

 

2. DESENVOLVIMENTO

2.1        QUAL A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO PARA EFETIVAÇÃO DA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS?

A Construção do conhecimento cientifico deve se dar de modo correlato aos acontecimentos, cotidianos. A ciência deve ser um meio de conhecer o mundo, compreender seus fenômenos e processos e permitir que o aluno atue de forma transformadora sobre sua realidade. Isso permite que o estudante não assista passivamente as rápidas e numerosas transformações sociais, tecnológicas e outras pelas quais passamos, mas que possa avalia-las de forma cada vez mais crítica de acordo com a idade e a etapa da escolarização. 

2.2        DE QUE FORMA AS DIFERENTES ABORDAGENS DA PSICOLOGIA PODEM CONTRIBUIR PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM?

A escola é um ambiente de formação e este espaço exerce uma grande influência na aprendizagem das crianças. As experiências com vários aspectos culturais, familiares e econômicos acrescentam no desenvolvimento do indivíduo.

A psicologia através de suas abordagens contribui para a compreensão do processo de ensino e aprendizagem, sendo que, cada teoria apresentará respostas diferentes para as dúvidas dos professores. Ao compreender tais teorias o docente poderá auxiliar melhor a sua prática pedagógica.

Dessa forma relaciono minhas ideias com Costa e Netto, quando em sua literatura ressaltam que:

Ao estudar e compreender as teorias da aprendizagem melhora-se e aperfeiçoa-se a compreensão acerca de como se dá o processo de ensino-aprendizagem, pois permitem um exame geral do quadro educacional, de modo que possam integrar diferentes abordagens que melhor se adaptam aos trabalhos pedagógicos. Sabe-se que nenhuma teoria da aprendizagem desenvolvida irá esgotar e fornecer um entendimento total do assunto, porque a ciência é uma área do conhecimento que está em constante transformação. (COSTA, NETTO, 2017, p.8)

 

As abordagens da psicologia buscam compreender o pensamento e o comportamento humano, auxiliando o professor em seu trabalho de forma que ele concilie teoria e prática, sendo uma ferramenta necessária para a melhoria do processo de ensino de forma que o professor conheça melhor o seu aluno, suas habilidades e competências.

Cada teoria traz uma abordagem específica sobre o desenvolvimento humano em suas várias fases da vida, ao nascer até o seu falecimento. Esses estudos contribuem positivamente para que o professor compreenda o que acontece com seu aluno, em que fase ele se encontra e suas características, para que suas metodologias sejam satisfatórias na conclusão de seus objetivos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)   pdf (123.3 Kb)   docx (25.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com