TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Direito e uma Legislaçao

Por:   •  20/4/2016  •  Monografia  •  372 Palavras (2 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 2
  • Aluno:
  • Curso: Pedagogia/ 2ºsemestre
  • Disciplina: Filosofia da Educação
  • Professor: Tamiris Bergamini
  • Trabalho: Concepções: Escola tradicional, nova e tecnicista.

Sobre a escola tradicional (século XVI), podemos analisar que esta nasceu em um período social ainda de certa forma estável onde a educação era a base. Portando dava valor a transmissão de conhecimento e tinha um sistema rigoroso de ensino predominantemente intelectualista. O interesse era focado no resultado do trabalho, a transmissão do conhecimento e predominava a autoridade do professor sem qualquer tipo de manifestação do aluno em relação ao conteúdo, educação magistrocêntrica.

Com o surgimento da chamada escola nova (século XX), veio uma nova metodologia na educação onde o professor ainda é o transmissor do conhecimento porém, o aluno é o centro do processo e o professor é um facilitador de aprendizagem, ou seja, o aluno aprende a aprender e tem maior liberdade para expressar suas opiniões e questionamentos a respeito da matéria, o discente pode demonstrar seus sentimentos a psicologia é mais trabalhada na escola nova.

A tendência tecnicista aparece efetivamente no final dos anos 60, e direciona os ensinamentos da escola nova para a formação de indivíduos para o mercado de trabalho, visto que todo conteúdo era transmitido baseado em informações objetivas visando a adaptação do aluno ao futuro emprego, surge juntamente com a tendência a utilização de recursos técnicos em sala de aula, e sistema de ensino programado.

Enfim, em comparação com os tempos atuais, se refletirmos com base nas três tendências escolares comentadas, sob minha concepção, não há como não encontrar uma espécie de mistura de características dos três sistemas, pois o ensino ainda é base para educação e formação do cidadão, o professor é ou pelo menos deveria ser a autoridade máxima em sala de aula mesmo que haja a interação e o foco do ensino seja o aluno, e pôr fim a didática utilizada hoje em dia é parte da herança tecnicista que com o avanço tecnológico, é irreversível a utilização de meios informatizados para produção de aulas. Concluindo, ao meu ver a evolução escolar ao longo do tempo, ocorreu de forma gradativa e natural, mas em alguns pontos próprio homem, por ignorância ou outro motivo qualquer deixa a educação em segundo plano dando prioridade a outros ideais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (57.8 Kb)   docx (7.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com