TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Diário de Bordo

Por:   •  21/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.077 Palavras (5 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA - UNINTA

CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA

                                       SUÊNIA KÊNIA MELO DE LIMA

DIÁRIO DE BORDO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO l

                                                          CUITÉ-PB

2021

SUÊNIA KÊNIA MELO DE LIMA

DIÁRIO DE BORDO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

 

 [pic 2]

CUITÉ-PB

2021

APRESENTAÇÃO

O diário de bordo relata experiências vividas no estagio l, realizada no maternal I, tendo como objetivo conhecer como se da à prática vivenciada pelo professor nesse nível de ensino, em especial a esse momento de pandemia do covid 19. Sendo requisitado como nota parcial da disciplina de Estágio Supervisionado I, do Curso de Licenciatura em Pedagogia, do Centro Universitário INTA – UNINTA, que foi realizado na creche Municipal Maria Marinete Fialho Furtado, na turma do Maternal l, regido pela professora Joelma Alves dos Santos, graduada em pedagogia, com  10 anos de experiência na área da docência. O estagio foi realizado por mim Suênia Kênia Melo de Lima sob orientação do professor Dr.Francisco Ricardo Miranda Pinto.

Devido ao cenário de pandemia do covid 19,as aulas estão funcionando de forma hibrida, uma parte da turma assiste aula presencial e a outra online ,via grupos do wattzap. Eu optei por realizar a observação de forma presencial. As aulas presenciais acontecem no horário da manhã. Uma pequena parte da turma os pais optaram por aulas olines. As aulas olines são gravadas e enviadas pelo grupo do wattzap.

DIÁRIO DE BORDO

Primeiro dia: 27/09/2021

A escola segue todos os cuidados necessários para garantir a saúde e o bem estar das crianças. O primeiro momento é feita a higienização das mãos, com álcool gel e feita aferição da temperatura das crianças. Em seguida é servido o dejejum.

A professora deu inicio a acolhida fazendo uma oração e logo em seguida cantou uma canção, junto com as crianças.

A atividade do dia foi a importância da autonomia das crianças que se encaixa no campo Eu, O Outro é Nos, e Escuta, fala, da BNCC.A metodologia usada pela professora foi apresentar um vídeo mostrando a autonomia das crianças. As crianças se mostraram atentas ao vídeo. Em seguida as crianças saem para a recreação onde aproveitam para brincar e se divertir. A todo o momento as crianças são monitoradas pela professora. Terminando a recreação as crianças fazem novamente a higienização das mãos para ser servido o almoço. Após o almoço as aulas são encerradas e os alunos são entregues aos pais.

Segundo dia: 28/09/2021

No segundo dia a professora inicia a aula com musica e oração. Em seguida é servido o dejejum. A metodologia usada foi atividade de desenho e atividade no livro. A atividade se encaixa no campo de experiência da BNCC O eu, o outro e o nós. A primeira atividade usada pela professora foi sentar em circulo e brincar de imitar os animais com fantoches, cada criança emitia um som de algum animal e interagia com os coleguinhas e professora. A segunda atividade, as crianças desenharam um cachorro e cantaram a musica do cachorrinho. A atividade se encaixa no campo de experiência da BNCC Traços, sons, cores e formas. Em seguida saíram pra recreação, onde brincaram em um parquinho por 15 minutos.

[pic 3]

Terceiro dia: 29/09/2021

No terceiro dia, eu já estava bem ambientada com as crianças. A professora começou a acolhida cantando uma musica e logo em seguida fez uma oração. A metodologia usada pela professora foi higiene bucal. A professora fez uma roda de conversa informativa explicando sobre a importância da higiene bucal. A professora levou as crianças para tentar escovar os dentes sozinhos. As crianças mostraram interesse e alguns já sabiam escovar os dentes sem a ajuda de um adulto. O campo de experiência usado da BNCC foi  O eu, o outro e o nós e Escuta, fala, pensamento e imaginação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (546.4 Kb)   docx (447.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com