TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Diário de Campo

Por:   •  20/11/2019  •  Relatório de pesquisa  •  576 Palavras (3 Páginas)  •  98 Visualizações

Página 1 de 3

POLO: Pontal do Paraná

TUTOR: Dayse

DISCIPLINA: Prática Pedagógica II

ALUNO (A): Fernanda Figueiredo

Atividade 2 - Tarefa: Envio de Arquivo: “DIÁRIO DE CAMPO - Episódio 1” (Valor: 10,0)

PRAZO: 20/11/2018

Elaboração do diário de campo a partir das observações na escola. Assim, a partir de oito horas de observações, será produzido em episódio para analisar como é a organização do espaço escolar.

Trazer elementos sobre: o processo de acolhida da instituição campo de observação, a organização da equipe de profissionais da escola para os momentos da formação continuada, os planejamentos (diário, semestral e anual) e a organização da hora-atividade dos professores.

O arquivo será encaminhado em formato Word.

  • Data: 24/10 Horário: 14h às 18h

Neste dia foi trabalhado um projeto para feira cultural, o tema foi “Índios Pajerama” compareceram 5 alunos do 4ºano, uma professora regente e uma professora auxiliar.

O tema foi desenvolvido em vídeos, os alunos se sentavam próximos à mesa da professora onde trabalhava o vídeo em seu notebook, ela ia passando o vídeo e pausando para fazer a explicação deste, onde os alunos interagiam com perguntas e comentários. Os vídeos são explicados em detalhes para a compreensão dos alunos.

Durante a aula a secretaria entra e entrega laços rosa para as professoras presentes, inclusive para mim, esses laços são referente ao mês da campanha “Outubro Rosa”, os alunos curiosos questionam o porquê desses laços onde a professora da uma pausa na sua aula para explicar aos pequenos o motivo do laço e o motivo da cor rosa e todo o contexto da historia.

Seguindo os alunos tiveram aula de Educação Física onde participei com eles jogando jogos de montar e quebra cabeças. No momento do intervalo os alunos não saem sozinhos para a área livre, é o professor que os leva, em fila, até o refeitório, quando a luz acende novamente para retorno as salas, o professor vai até o refeitório para buscar os alunos e retornas a sala de aula.

  • Data: 29/10 Horário: 14h às 18h

No dia de hoje continua os projetos da feira cultural, hoje o tema é “Surdo Negro”, compareceram 4 alunos de anos diferentes (2º, 4º e 5ºano), uma professora regente e uma professora auxiliar.

A professora passou vídeos referentes ao tema e detalharam o vídeo para os alunos, estes que no dia da feira irão apresentar.

No meio da aula a professora sempre faz perguntas paralelas sobre assuntos de diversos temas e surge a curiosidade dos significados dos sinais.

Concluído o vídeo a professora passa uma atividade onde ela faz varias perguntas sobre o vídeo e os alunos respondem depois um desenho relacionado com o vídeo, à professora os incentiva a pintarem bem bonito, ela e a professora auxiliar ajudam com as pinturas dos menores.

  • Elementos sobre o processo de observação

Desde o momento que cheguei para a observação fui muito bem recebida, a pedagoga já fez um cronograma com horários e aulas para eu estar acompanhando. Uma equipe muito bem organizada, você percebe amizade entre todos, desde a diretora até o porteiro.

Todo o planejamento é feito no começo do ano, mas diariamente os professores precisam estar preenchendo um diário de aula que é entregue a pedagoga para conferir com o planejamento anual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (157 Kb)   docx (352.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com