TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ENSINO DE LITERATURA E A LEITURA LITERARIA

Por:   •  1/11/2016  •  Resenha  •  434 Palavras (2 Páginas)  •  572 Visualizações

Página 1 de 2

RESENHA:

O ENSINO DE LITERATURA E A LEITURA LITERARIA

(NEIDE LUIZA DE REZENDE)

A autora nos remete a uma visão sobre a literatura e sua importância para o ensino de língua portuguesa, nos mostra que, quanto mais o aluno ler bons livros, mais ele aprende sobre os funcionamentos da língua, tanto escrita quanto falada. Por isso, a literatura e a gramática devem caminhar juntas para que a aprendizagem aconteça. Por meio das leituras dos livros clássicos, o leitor satisfaz suas necessidades, sendo-lhe permitido assumir uma atitude crítica em relação ao mundo que o rodeia, por meio das diferentes mensagens e questionamentos que a literatura oferece. Nesse caminho, cabe ao professor estimular o estudante para que ele aprenda a gostar de ler e, assim saiba fazer suas próprias escolhas literárias.

Percebemos que a leitura de um livro clássico aumenta o horizonte, fazendo o leitor questionar muitas coisas, enriquecendo com as marcas das leituras que vieram antes. Assim, ele presta ao leitor um serviço valiosíssimo, pois chega até nós trazendo as marcas da cultura de nossos antepassados, na linguagem ou nos costumes. Assim, o professor de língua portuguesa precisa valorizar a importância da leitura para o ensino. Dessa forma, criar meios capazes de formar um leitor capaz de processar, criticar, contradizer ou avaliar as informações diante de si, como também que saiba desfrutar, que dê sentido e significado ao que lê.

Criança, jovem ou adulto que lê desenvolve o senso crítico e melhora a escrita, como também a capacidade de argumentação e comunicação com o outro. Para tanto, devemos ensinar para nossos alunos que a literatura é algo prazeroso. É imprescindível que o convívio com os livros extrapole o desenvolvimento sistemático da escolarização e que a literatura passe a se difundir com mais intensidade nas escolas, por todos os professores. Mas a literatura não está presente na sala de aula como gostaríamos. Para muitas escolas é um conteúdo sem muito significado, parece sem objetivo técnico, capaz de caminhar lado a lado com a gramática, ou seja, só tem valor acompanhado de algum ensinamento de gramática.

Não é isso, quem pensa que a literatura não contribui para o ensino de Língua Portuguesa e de outras áreas do conhecimento humano, engana-se. Pois é na literatura que se vê o ser reflexivo.

O estímulo à leitura deve ser objeto de preocupação constante no cotidiano escolar. A nesse sentido, o ato de ler livros clássicos ultrapassa habilidades simples de decodificação, a simples capacidade de atribuir sentido ao decodificado. O domínio das habilidades específicas da leitura oferece ao sujeito melhores chances no mercado de trabalho e permite, de forma mais abrangente, exercer a própria cidadania.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (47.6 Kb)   docx (6.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com