TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ENSINO DE MATEMÁTICA

Por:   •  19/10/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  5.150 Palavras (21 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 21
  1. O ENSINO DE MATEMÁTICA

A disciplina de matemática é temida por muitos, no que diz respeito ao ensino e a aprendizagem, esta monografia busca referenciais teóricos que possam embasar quais fatores podem desencadear o bloqueio matemático.  

Neste primeiro capítulo será feito um apanhado histórico do ensino de matemática no Brasil, desde os primeiros indícios de contagens dos povos nativos, até o ensino de matemática hoje. Abordando o contexto histórico, político e social que influenciou a trajetória do ensino de matemática no Brasil, e seus diferentes enfoques no ensino de matemática.

Em seguida abordamos os objetivos do ensino de matemática de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997), a importância do uso da matemática em nosso cotidiano, a compreensão dos conteúdos factuais, conceituais, procedimentais e atitudinais.  Assim como a ligação com os temas transversais (saúde, meio ambiente, orientação sexual, ética e pluralidade cultural). Abordando o ensino de matemática com a resolução de problemas.

  1. História da Matemática no Brasil

De acordo com D’Ambrosio (2011), a história da matemática no Brasil representa a complexidade do período colonial. O fato de a América Latina ter sido colonizada por países que ficaram as margens do grande desenvolvimento das ciências matemáticas, sofremos grandes desvantagens e dificuldades que existem até hoje. Alguns países buscaram certa autonomia após a independência, mas isso ocorreu apenas no final do século XIX.

Em 1.500, com a chegada dos portugueses ao Brasil, não foi identificado nada que evidenciasse o uso da matemática ou qualquer outro tipo de conhecimento dos nativos.  Somente muito depois, navegantes relataram procedimentos que podem ser a contagem dos nativos.  Estudos de etnomatemática hoje, percorrem caminhos, por meio de história das tradições para descobrir supostos vestígios de conhecimento dos nativos na época.

...resquícios do sistema de numeração e a riqueza das figuras, geométricas que intervém na decoração, são indicadores de uma organização de conhecimentos sobre, quantificação, classificação, ordenação e outras categorias que caracterizam o conhecimento matemático. (D’AMBROSIO, 2011, p.37)

Os conhecimentos matemáticos dos nativos, foram importantes durante o transcurso de posse de terras e nas primeiras atividades coloniais, porem era visto como insignificante diante dos conhecimentos dos conquistadores. Durante o período colonial, o ensino era feito pelos jesuítas, ensinando a língua portuguesa, o catecismo e aritmética. Lembrando que a língua falada até a chegada da família real ao Brasil, era o tupi-guarani.

Durante o período colonial no Brasil não havia instituições de ensino superior, os alunos de pouca posse e bem-dotados, seguiam as ordens religiosas, onde tinham oportunidades de estudos, e os que se destacavam ou tinham recursos, iam estudar em Portugal na Universidade de Coimbra.

Em 1811 passou a funcionar a Real Academia Militar, que foi criada em 1810, onde possuía curso de Ciências Físicas, Matemáticas e naturais. Após a independência em 1827, foi criada ás duas primeiras faculdades de direito no Brasil, localizadas em São Paulo e no Largo de São Francisco, onde eram cultivados estudos de matemática.

Em 1876 foi inaugurada a Escola de Minas de Ouro Preto, organizada pelo físico, matemático e geólogo Frances Claude-Henri Gorceix (1842-1919), uma instituição de ensino superior de grande importância no desenvolvimento das ciências, em especial da matemática.

Em 1889, com a Proclamação da República, inicia-se uma nova fase que trouxe pouco avanço matemático e cientifico em geral para o país. Onde havia florescido o positivismo de Augusto Comte.

Durante a passagem do século XIX para o século XX houve algumas tentativas de quebrar a rigidez o positivismo, em especial na área da saúde pública, com a implantação da campanha de vacinação contra a febre amarela, liderada pelo médico e sanitarista Oswaldo Cruz, que criou em 1899 o instituto Oswaldo Cruz, que se tornou uma das mais importantes instituições de pesquisa em saúde pública no Brasil.

O século XIX foi considerado o século de Ouro da Matemática, “...Os padrões em rigor que prevalecem na matemática atual se consolidaram nesse século...” D’Ambrosio (2011, p. 61). Durante o século XIX ocorre a internacionalização matemática, inicialmente com a fundação da revista jarhbuch über die Fortschritte der Mathematik, que tinha a finalidade de publicar resenhas de todos os artigos em revistas do mundo todo.  O segundo indicativo de internacionalização da matemática foi a organização de Congresso Internacional de Matemáticos, que teve início em 1897, e a partir de 1900 passou a ocorrer periodicamente a cada 4 anos, possuindo apenas interrupções durante às duas grandes guerras mundiais. No Primeiro Congresso que ocorreu em Zurique, teve a participação de 16 países, e nenhum país latino-americano. Já no segundo Congresso, realizado em Paris, em 1900, teve 26 países participantes, dentre eles os participantes latino-americanos foram do México, Peru, Argentina e também um brasileiro, Urbano de Vasconcelos, Professor de Matemática da Escola Politécnica de São Paulo.

O segundo Congresso internacional de matemática, realizado em 1900, David Hilbert, um dos mais importantes matemáticos do século XIX e XX, citou 23 problemas de matemática que deveriam ser alvos de pesquisas durante o século XX, e que de fato, o século XX foi marcado pela resolução dos 23 problemas de David Hilbert.  A partir daí foram realizados diversos Congressos que ocorrem até hoje.  

Em 1922, o eminente matemático Émile Borel visitou o Brasil, marcando presença em uma conferência na Academia Brasileira de ciência, sua visita originou visitas futuras de Jacques Hadamard (1924), Albert Einstein (1925), Marie Curie (1926) e Paul Langevin (1928), entre outros.  Durante a Visita de Einstein no Brasil houve uma certa resistência dos cientistas positivistas, tentando ridicularizar Einstein na imprensa, onde houve reação da corrente modernizadora, que teve grande contribuição para o enfraquecimento do positivismo no país.  Mas, mesmo com o enfraquecimento do positivismo, a matemática no Brasil ainda era ensinada seguindo os textos antigos de Cambérousse e outros positivistas.

De 1889 até 1930, foi denominado como a república velha, permanecia muitas características do império, que com a revolução de 1930, liderada por Getúlio Vargas, gerando no Brasil a entrada na modernidade política e cultural, assim como a modernização da matemática. Após a revolução de 1930, o poder do Brasil ficou dividido em dois polos: o econômico em São Paulo e o político no Rio de Janeiro. As duas cidades passaram a ser foco de desenvolvimento, e foi criada em 1933 a Universidade de São Paulo, e pouco depois em 1934 a Universidade do Distrito federal no Rio de Janeiro, que era capital da república no momento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.1 Kb)   pdf (231 Kb)   docx (24.8 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com