TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ESPAÇO PEDAGÓGICO DA INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL

Por:   •  13/4/2015  •  Artigo  •  4.588 Palavras (19 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 19

O ESPAÇO PEDAGÓGICO DA INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL

ORIENTAÇÕES: Prezado(a) aluno(a).

Estamos na 5ª quinzena. Nas quinzenas anteriores, realizamos o estudo dos capítulos 3, de autoria de Daher, M. de D. C. e Isobe, R.M.R, “A organização do tempo e do espaço escolar como categorias constitutivas da prática pedagógica” e 4, de autoria de Chaves, F.G. “Espaço, tempo e avaliação na perspectiva da formação humana”,Nessa quinzena você estará realizando sua 1ª Avaliação Presencial e portanto estaremos recordando o que já foi estudado nos capítulos anteriores e iniciando o capítulo 5, da autoria de Mendes, A.S.C.A e Ferreira, S.H.D. “As relações e interações no espaço escolar, mediadas pela afetividade”. O objetivo desse capítulo é levar você a pensar na escola como espaço de ações, movimentos e interações que envolvem, sobretudo, professores e alunos no cotidiano do espaço escolar, interferindo positiva ou negativamente no aprendizado do aluno.

Sobre esse capítulo estaremos abordando os seguintes itens:

 As relações e interações no espaço escolar, mediadas pela afetividade

O papel das emoções e dos sentimentos no processo da aprendizagem

Ninguém aprende sozinho

Afetividade e emoção

 Na sua sala de aula virtual, continuam à disposição para você as videoaulas referentes aos capítulos 3 e 4, e também a do capítulo 5 “As relações e interações no espaço escolar, mediadas pela afetividade” . Essas videoaulas podem ser acessadas sempre que preciso para que possa esclarecer dúvidas e também auxiliar na realização das atividades propostas.

 5ª AA   QUESTÃO 1

Com base nas leituras realizadas sobre a avaliação diagnóstica, assinale nas alternativas abaixo (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas.

Sua função não é punir, classificar e atribuir notas, mas sim, orientar, contribuir para a melhoria das ações planejadas.

Esta avaliação é importante apenas no início do trabalho a ser desenvolvido.

Com esta avaliação o professor realiza um diagnóstico para obter informações acerca dos sujeitos que farão parte do processo de ensino-aprendizagem.

Permite ao professor obter informações para que as correções sejam realizadas durante o processo, visando alcançar de forma efetiva os objetivos almejados.

As informações obtidas por meio dessa avaliação  possibilitam definir ou redefinir os objetivos do trabalho e o caminho que o professor pretende percorrer para alcançá-lo.

5ª ACQF   QUESTÃO 1

 Segundo a concepção de Dominique Julia (2001) "cultura escolar, configura-se em um conjunto de normas que definem conhecimentos a ensinar e condutas a inculcar, e um conjunto de práticas que permitem a transmissão desses conhecimentos e incorporação desses comportamentos; normas e práticas coordenadas a finalidades que podem variar segundo as épocas." (p.10).

 De acordo com esta definição, marque nas alternativas abaixo (V) para as que forem verdadeiras e (F) para aquelas que forem falsas.

Valoriza determinadas atitudes que são consideradas relevantes ou irrelevantes, produtivas ou improdutivas de acordo com os valores que permeiam a prática educativa.

A cultura escolar com seus rituais e normas regulam os tempos infantis.

A cultura escolar define tempos como: o tempo de estudar, o tempo de brincar.

Define as formas de viver e conviver no espaço escolar.

Enfatiza que esta organização nenhuma importância tem para a prática pedagógica e para a formação dos sujeitos.

5ª ACQF   QUESTÃO 2

A discussão sobre a educação inclusiva nas últimas décadas tem evidenciado a importância da garantia na qualidade do ensino para todos, inclusive para os alunos que apresentam necessidades educacionais especiais. No entanto para que as escolas assumam uma verdadeira orientação inclusiva, passando a ser um espaço de aprendizagem e participação várias ações precisam ser colocadas em prática, não apenas pelas escolas mas pelo sistema educacional como um todo. Entre essas ações podemos ressaltar:

I – Promover espaços de discussão, troca de experiências, atualização de conhecimentos e verbalização de sentimentos.

II – Contratar professores especializados para ajudar o professor em sala de aula, ficando responsáveis pela apropriação de conhecimento por parte dos alunos com necessidades especiais.

III – Garantir uma série de mudanças no espaço escolar, tais como acessibilidade física e atitudinal; formação, inicial e continuada, para os professores que atuarão na educação inclusiva; revisão do papel político-social da escola; previsão e provisão de recursos, materiais, físicos, humanos e financeiros.

IV – Garantir um número reduzido de alunos por turma para que os conhecimentos sejam trabalhados de forma homogênea.

V – Garantir uma série de mudanças no espaço escolar, tais como acessibilidade; formação docente; flexibilização de conteúdos; atendimentos em classes especiais para alunos portadores de necessidades especiais.

A afirmativas corretas encontram-se na alternativa:

I e V, apenas;

IV e V, apenas;

I e III, apenas;

I, II e V, apenas;

III e IV, apenas;

PENSAMENTO E LINGUAGEM: ARTE-EDUCAÇÃO

ORIENTAÇÕES: Leia o capítulo I, ”Comunicação, expressão e criatividade”, do livro Ludicidade, arte e educação  e as leituras dos livros indicados no capítulo, antes de fazer as atividades propostas no ambiente virtual.

5ª AA   QUESTÃO 1

Dinello(1997) afirma que a atividade lúdica da criança contém a máxima possibilidade de expressão criativa e comunicativa. Leia, com atenção, as afirmativas seguintes, e marque a INCORRETA:

permite que a criança descubra a si mesmo;

permite a liberdade de sermos criativos;

ajuda na construção da personalidade;

não permite que a criança construa suas relações com o meio ambiente;

é um meio de crescimento durante a primeira infância;

5ª ACQF     QUESTÃO 1

No capítulo Comunicação,expressão e criatividade, do livro Ludicidade,arte e educação,você estudou.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.3 Kb)   pdf (101.3 Kb)   docx (24.9 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com