TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ESTAGIO INFANTIL

Por:   •  30/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.298 Palavras (10 Páginas)  •  99 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]


SUMÁRIO

1LEITURAS OBRIGATÓRIAS

2 PROJEOTO POLITICO PEDAGÓGICO (PPP)

3 ATUAÇAO DO PROFESSOR E SUA INTER-RELAÇÃO COM A EQUIPE ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA

4 ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSFERSAI E CONTEMPORÂNEOS DA BNCC

5 CONHECER METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS

6 PLANO DE AULA

7 CONSIDEREÇÕES FINAIS

8 REFERÊNCIAS

 

[pic 6]

INTRODUÇÃO

Neste trabalho, abordam-se reflexões sobre a importância do Estágio Supervisionado em Educação Infantil, a atuação do professor com toda a equipe, e as suas contribuições para a formação do docente, será relatado também algumas abordagens de temas transversais, considerando os estudos teóricos que foram realizados, foi elaborado também um plano de aula com algumas atividades,com proposta e objetivos metodológicas e avaliação.


  1. LEITURAS OBRIGATÓRIAS

Nesse texto vamos ter como foco a discussão sobre o papel do  ensino e do educador  na perspectiva de crianças de 0 a 6 anos. No ano de 1990 há uma intensa especificidade no trabalho da pedagogia com as crianças de 0a6 anos, que hoje em dia geram em torno de dois eixos o Binômio cuidar, educar e o “ antiescolar”  que se entende, que o ensino não faz parte dessa etária. Para a Asariana, o foco na educação infantil estaria no processo de ensino e aprendizage4m, mas nas chamadas relações educativas pedagógicas. Nessa faixa etária , o educador não deve ensinar, mas acompanhar,estimular e ajudar no desenvolvimento.

Na teoria Vigostkiana, referia-se que tudo que se contrapôs no que se é dado,pela natureza se resulta a ação criadora e transformadora do homem com  a natureza.Nas funções psíquicas, primitivas e elementares são comuns em mulheres animais e homens, que são parecidos em uma relação imediata entre os estímulos, e respostas. O ensino e a aprendizagem, são entendidos como fonte de desenvolvimento sendo assim, os processos de desenvolvimento não poderiam, produzir por si mesmo sem aprendizagem. Atuar na zona de desenvolvimento é sobre atuar, naquilo que ainda não esta formada, com o auxilio do educador.

Vigotski também acreditava, que o desenvolvimento cultural de  uma criança,é a partir  da visão de outra pessoa, a atenção primeiro se dirige aos adultos,mas conforme vai denominando a linguagem,a criança começa a ter propriedade e volta a sua atenção aos demais,logo em si mesma.É função do educador, a desenvolver funções psicológicas usando atividades que se desenvolvam o senso de objetivo.

O Professor não pode se limitar, ao acompanhar o desenvolvimento da criança, pois a criança sendo controlada, não se deixa ter toda criatividade e liberdade, concluindo o texto o ensino é a fonte do desenvolvimento e o professor é quem transmite para a criança os resultados do desenvolvimento.

        

 


2 PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)

O PPP é um documento,essencial que se refere ao planejamento anual e que é feito por cada instituição de ensino,e orientar todos  os trabalhos durante todo o ano letivo. A importância do PPP, está no desenvolvimento de uma instituição de ensino que anseia uma educação melhor e de qualidade.

A BNCC definiu 10 competências que se inter-relacionam,todos os componentes curriculares ao longo da educação básica, entregando na construção de conhecimento e, na criação de ação e valores, nos termos da LDB

O processo de avaliação da escola baseia-se em dois pressupostos: A observação atenta e criteriosa sobre, as manifestações de cada criança. E reflexão sobre o significado dessas manifestações de acordo com o desenvolvimento do educando

1. O que é o PPP e qual a importância desse documento para o ambiente escolar?

Resposta: O PPP é um documento,essencial que se refere ao planejamento anual e que é feito por cada instituição de ensino,e orientar todos  os trabalhos durante todo o ano letivo. A importância do PPP, está no desenvolvimento de uma instituição de ensino que anseia uma educação melhor e de qualidade.

2. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define as aprendizagens essenciais que todos os alunos devem se apropriar na educação básica. Sendo assim, todas as escolas devem organizar seu currículo a partir desse documento. Com base na leitura que você realizou, como as competências gerais da Educação Básica se inter-relacionam com o PPP?

Resposta:A BNCC definiu 10 competências que se inter-relacionam,todos os componentes curriculares ao longo da educação básica, entregando na construção de conhecimento e habilidades, na formação de atitudes e valores, nos termos da LDB

3. A avaliação da aprendizagem é um elemento crucial no processo de ensino e de aprendizagem, visto que oportuniza indícios dos avanços escolares e dos pontos que precisam ser aperfeiçoados. Com base na leitura que você realizou do PPP, de que modo a escola apresenta o processo de avaliação?

 

Resposta: O processo de avaliação da escola baseia-se em dois pressupostos: A observação atenta e criteriosa sobre, as manifestações de cada criança. E reflexão sobre o significado dessas manifestações de acordo com o desenvolvimento do educando.

3. ATUAÇÃO DO PROFESSOR E SUA INTER-RELAÇÃO COM A EQUIPE ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA

Sobre a rotina do trabalho do professor da educação infantil podemos citar o planejamento, a execução e a avaliação. Isso porque a educação infantil serve para as crianças como forma de socialização tendo em vista que alguns conceitos são aprendidos aplicados a prática de socialização.Importante perceber assim que isso está de acordo com os teóricos da época que fomentavam a divisão de acordo com as habilidade que cada criança possui

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)   pdf (180.8 Kb)   docx (24.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com