TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estágio Infantil

Por:   •  25/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  5.864 Palavras (24 Páginas)  •  871 Visualizações

Página 1 de 24

  [pic 1]

UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ

SISTEMA DE ENSINO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

IVANICE DOS SANTOS DA SILVA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO EDUCAÇÃO INFANTIL

Marília/SP

2020

IVANICE DOS SANTOS DA SILVA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO EDUCAÇÃO INFANTIL

Relatório apresentado à UNOPAR (Universidade Norte do Paraná) como requisito parcial para o aproveitamento da disciplina de Estágio Curricular Obrigatório I – Educação Infantil do Curso de Pedagogia.

Orientadora: Prof.ª. Tutor Eletrônico: Salete Regina Lugle

Tutor de Sala: Antônio Alexandre Bantarck

Marília/SP

2020

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        4

  1. RELATO DA LEITURA OBRIGATÓRIA        5
  1. O PAPEL DO PROFESSOR E DO ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. A PERSPECTIVA DE VYGOTSKY, LEONTIEV E ELKONIN.        5
  1. ANÁLISE DO PROJETO POLITÍCO PEDAGÓGICO        6
  2. ANÁLISE DE MATERIAS DIDÁTICOS RECURSOS        8
  3. ENTREVISTA COM PROFESSOR REGENTE        8
  4. OBSERVAÇÃO DA REUNIÃO PEDAGÓGICA OU ADMINISTRATIVA        9
  5. LEVANTAMENTO DE MATERIAIS DE APOIO ESPECÍFICO PARA A ABORDAGEM DOS TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS        10
  6. PROPOSTA DE ATIVIDADE PARA ABORDAGEM DOS TEMAS CONTEMPORÂNEO TRANSVERSAIS DA BNCC        11
  7. ANÁLISE DOS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS UTILIZADOS PELO PROFESSOR        12
  8. ANÁLISE DA ATUAÇÃO DA EQUIPE PEDAGÓGICA NO ACOMPANHAMENTO DA DISCIPLINA        13
  9. RELATO DA OBSERVAÇÃO        14

10.1. RELATO REFLEXÍVEL:        17

  1. ASPECTOS DE OBSERVAÇÃO:        18
  2. PLANO DE AULA        19
  3. RELATO DA APRESENTAÇÃO DOS PLANOS DE AULA AO PROFESSOR        19
  4. RELATO DA REGÊNCIA        23
  5. CONSIDERAÇÕES FINAIS        25

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA        26


INTRODUÇÃO

O estágio supervisionado na educação infantil fortifica-se como uma valiosa oportunidade de contato entre a teoria e a prática, com acompanhamento e vivências diante da rotina escolar de convívio com as crianças e com aprendizagem. Pretende-se ostentar os resultados do estágio em educação infantil que realizou-se na Escola Municipal Emei Leda Apparecida Martins Casadi, na cidade de Marília, em São Paulo. Além de relatar a experiência de observações, entrevistas, participação em reuniões na prática, elaboração de projeto no momento de aplicação metodológica, que traz contribuição para aprendizagem do aluno e ao conhecimento pedagógico.

Usando como recursos estudos teóricos e ambiente acadêmico, pesquisa em sites e livros, que regem a prática pedagógica tendo como reflexão novos caminhos e percursos para uma educação de qualidade.

Sempre enfatizando a importância do estágio na formação inicial do professor, descrevendo o campo de estágio por meio de relatório de observações e análise, sobre pontos desfavoráveis e favoráveis que se encontram dentro do ambiente escolar, a rotina dos professores em sala de aula, observando a singularidade na execução de seu trabalho, na elaboração de atividades inter relacionais com aluno, e seus métodos avaliativos.

Referente ao professor, análise sobre o domínio do conhecimento, ou seja, professores participam de qualificação continuada.

Finalmente, apresentar a reflexão sobre a contribuição do estágio ao futuro professor, quanto a prática desempenhada em sala de aula, pois por meio dos estágios pode-se observar os erros e acertos de um professor atuante, não os cometer no futuro porque será uma análise e experiência que proporcionará uma nova perspectiva da Educação.


  1. RELATO DA LEITURA OBRIGATÓRIA

1.2 O PAPEL DO PROFESSOR E DO ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. A PERSPECTIVA DE VYGOTSKY, LEONTIEV E ELKONIN.

Há uma forma de desenvolvimento diferente para cada fase da criança, surgindo assim a necessidade de cuidados e aprendizagem em cada uma delas. Porém, esse cuidado não era ofertado às crianças de zero a seis anos. Na década de 90, sendo o ensino a educação literária, que tinha como instrumento assistencial custódia, usado como método de prevenção do fracasso escolar, como proposta de preparação para o ensino fundamental, pois havia necessidade em formar novos trabalhadores devido a exigência do sistema capitalista.

Após muitos anos de luta e manifestações a maneira de trabalhar com crianças do Ensino Infantil mudou, sendo fundamentado em dois eixos: o binômio cuidar- educar e a perspectiva anti escolar. De acordo com essa concepção, o Ensino Infantil não é obrigatório para crianças de 0 a 6 anos, seu atendimento é ofertado somente com objetivo de educação pedagógica. Segundo a LDB 9394/96 sobre a educação básica, está inclusa a educação infantil sendo ela a creche (de 0 a 3 anos) e para escola pré-escola (de 4 e 5 anos) gratuita e não obrigatória, atribuindo a cada município o poder de decisão.

De acordo com Pasqualini, "a especialidade de educação da criança pequena implica a negação e a rompimento dos laços com modelo escolar de atendimento educacional” (2010, p.163). Desta forma, o objetivo da educação infantil não está em ensino-aprendizado, mas em educativo-pedagógico. Entretanto este processo é mais amplo com aspectos cognitivos, lúdicos afetivos, nutricional, criativos, sexual médica com a educação intencional, sistematizada e planejada com a criança.

Voltando para o desenvolvimento da criança, na concepção de Vygotsky, o autor defende que este desenvolvimento estipula por duas linhas. A linha genética - o desenvolvimento biológico e o cultural, dando esse processo separadamente desenvolvimento cultural que é maior que o desenvolvimento orgânico, ou seja, não há possibilidade de compreensão ao desenvolvimento infantil de maneira natural, mas está unida às situações objetivas da organização social histórica para o desenvolvimento da criança se forma de acordo com o meio a qual está inserido, a relação social sendo este processo Psycho ortogenese (LEONTIEV,2001, p.63 apud PASQUALINI, 2020 p.167).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40 Kb)   pdf (230.6 Kb)   docx (93.1 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com