TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I: ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  18/9/2022  •  Relatório de pesquisa  •  5.879 Palavras (24 Páginas)  •  90 Visualizações

Página 1 de 24

                                              [pic 1]

                   UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

                      Unidade de Campinas-SP, unidade  

             CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

                 LUIS EDUARDO DE OLIVEIRA ALMEIDA

                                     RA: 2369621209

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I: ENSINO FUNDAMENTAL II

  ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I: ENSINO  FUNDAMENTAL II

              CURSO LICENCIATURA EM MATEMATICA

             

                           Projeto Político Pedagógico

       Atuação do professor e sua inter – relação com a equipe administrativa e pedagógica

    Abordagem dos temas transversais contemporâneos da BNCC

          Metodologias ativas com uso de tecnologias digitais

                                        Plano de aula

                                             

                                            SUMÁRIO

Introdução......................................................................................................4

  Leitura obrigatória..........................................................................................5

Projeto Político pedagógico (PPP)................................................................7

Atuação do professor e sua inter-relação com a equipe administrativa e pedagógica....................................................................................................9

Abordagem de temas transversais contemporâneos da BNCC..................11

Metodologias ativas com o uso de tecnologias digitais...............................13

Plano de aula...............................................................................................15

Considerações finais...................................................................................20

Referências.................................................................................................21

                                   INTRODUÇÃO

   O estágio torna se imprescindível no processo de formação docente, pois oferece condições aos futuros educadores, em especifico aos estudantes da graduação, uma relação próxima com o ambiente que envolve um cotidiano de um professor, e a partir desta experiência os acadêmicos começaram a se compreender como professores, pois o estágio é o processo de ligação da teoria e da pratica, é nesse momento que o aluno de licenciatura começa a ter suas primeiras experiências com a sala de aula, esses são os primeiros passos dele como professor.

   Nesse contexto foi feito esse relatório de estagio com pesquisa e experiências adquiridas ao longo do curso, vários temas e situações foram abordadas na maioria interrogações e sempre buscando as respostas das mesmas. Todos os assuntos ligados a formação do aluno professor, temas como a do PPP para o ambiente escolar, algumas características da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), assuntos esses que serve para que o aluno da graduação entenda das leis e documentos que orientam a educação. Também em citado neste relatório as relações como acontecem ou deve acontecer entre equipe administrativa, equipe pedagógica, professor e aluno, foram abordados temas transversais e contemporâneos, metodologias ativas e planos de aula todos os temas estudados dentro do estagio e necessários para a formação do professor.

   

                            LEITURA OBRIGATÓRIA

   O estágio supervisionado é uma prática educativa, realizada em um ambiente de trabalho com o objetivo de preparar o estudante para a vida profissional. As atividades desenvolvidas devem ser compatíveis com o currículo do curso. Existem várias modalidades de estágio supervisionado. Há o estágio curricular obrigatório para algumas profissões, que é uma atividade assegurada pelo programa do curso. Neste caso, esta prática pode ser realizada por organizações públicas ou privadas.

   O estágio supervisionado promove experiência prática e é fundamental para o melhor aproveitamento da graduação. Nessa atividade, é possível colocar em ação os conhecimentos adquiridos na faculdade. O estudante acompanha o dia a dia de profissionais experientes e conhece o mercado de trabalho antes de se formar. Para essa atividade, a presença de um profissional em campo é obrigatória, ou seja, na instituição ou empresa em que você cursa o estágio, além de um professor da sua faculdade. Nesse tipo de estágio, você atua dentro de uma companhia, experimentando a rotina do ambiente de trabalho e realizando tarefas relativas à sua área de estudo.

   Durante o período do estágio, é possível colocar em prática parte do que é estudado em sala de aula e também ter contato com as especificidades da profissão escolhida. Essas oportunidades ajudam a ampliar o conhecimento. Você vai perceber que nem sempre a teoria é igual à prática, e o dinamismo do mundo moderno permite enfrentar situações únicas, muitas vezes, além do ambiente acadêmico. Por isso, o estágio supervisionado é uma das atividades complementares da faculdade, o que deixa o aluno mais preparado para o mercado de trabalho.

   O objetivo principal de um estágio supervisionado é o aprendizado do estudante de habilidades necessárias para a sua atividade profissional futura. Desta maneira, o estágio supervisionado pode ser encarado como uma ferramenta de desenvolvimento da cidadania.  Desta forma, o estágio visa preparar um recém-chegado ao mercado de trabalho para a vida quotidiana na área sobre a qual se debruça, concedendo-lhe ferramentas práticas que, certamente, se virão a revelar fundamentais. Através do estágio supervisionado, os estudantes ganham a oportunidade de fazer uma relação entre a teoria e a prática. Desta forma, eles conhecem a realidade da profissão pela qual optaram. Não restam dúvidas de que qualquer aprendizado se torna muito mais eficiente quando é realizado através da prática. Assim, a assimilação dos conhecimentos e o entendimento de conceitos ganha um novo significado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.6 Kb)   pdf (109.4 Kb)   docx (34.4 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com