TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O EXEMPLO DE PLANO DE AULA

Por:   •  2/12/2022  •  Trabalho acadêmico  •  445 Palavras (2 Páginas)  •  70 Visualizações

Página 1 de 2

O presente projeto a ser realizado na Escola Municipal de Educação Infantil Padre Gisley Azevedo Gomes, foi pensado para as crianças do Maternal 3, visto que, elas se encontram em fase de desenvolvimento psicomotor, apresentando o reconhecimento dos movimentos e gestos com o próprio corpo. Assim, este projeto irá desenvolver atividades relacionadas com movimentos corporais, tendo como principal objetivo, trabalhar as noções espaciais.

Entende-se que a creche oferece a base para a construção das experiências da criança, ou seja, na creche o aluno tem contato com outras crianças, segue uma rotina diária e inicia o seu desenvolvimento global, por meio das atividades propostas, desenvolvendo a psicomotricidade, como: a lateralidade, equilíbrio, noção de espaço e coordenação motora grossa e fina. Por essas razões, a creche é um importante constituinte da formação do aluno.

Acreditamos que a educação infantil é o primeiro espaço institucional onde as crianças interagem e aprendem, ou seja, junto à família e ao meio social em que vivem. Essa etapa educacional configura-se como um espaço potencial para desenvolver seu processo de socialização e ampliar conceitos em diferentes campos do conhecimento. Neste seguimento, a pesquisa de Kehlmann Jr. (1998) apontou que a educação infantil já percorreu um longo caminho, e apontaram que essa trajetória histórica tem grande influência na sua composição identitária.

Ao analisar o trabalho que está sendo feito na educação infantil hoje, fica claro que muitos professores tentam ensinar às crianças novos conhecimentos sem explorar e explorar os conhecimentos já adquiridos. No que diz respeito aos conceitos espaciais, ou seja, de cima para baixo, de frente para trás, de dentro para fora, etc., vale ressaltar que, como regra geral, as crianças chegam à escola com esses conceitos adquiridos por meio da brincadeira, o que naturalmente fazem. Desse modo “a psicomotricidade é uma ciência que enfatiza o desenvolvimento, levando em conta os aspectos biológicos, psicológicos e sociais. Por esse motivo, pode-se dizer que é meta, nessa área, o trabalho do homem em sua totalidade.

Da mesma forma, o desenvolvimento de conceitos de espaço ocorre quando as crianças nascem e se articula em suas interações com seu entorno, pois as crianças são desafiadas em diferentes situações todos os dias a perceber e compreender os espaços que habitam e os objetos que os compõem. Compreender e agir no mundo que o cerca. Para crianças de dois anos, o conceito de espaço se desenvolve em paralelo com outras mentes. Nesse sentido, o conceito de espaço se reduz a ter a possibilidade de deslocamento. Como sublinha Silva (2016), o espaço deles se reduz ao que ela vê.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (37.1 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com