TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Emprego dos Sonhos

Por:   •  23/9/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  340 Palavras (2 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 2

O pensador propôs uma ruptura radical com o modelo de escola até então praticado pela Igreja Católica, aquele voltado apenas para a elite e dedicado primordialmente aos estudos abstratos. Ainda vigoravam as doutrinas escolásticas da Idade Média, pelas quais todas as questões teóricas se subordinavam à teologia cristã. 

Comenius propôs a Didática Magna, que mostra a arte universal de ensinar tudo a todos, ou seja, o modo certo e excelente para criar todas as comunidades, cidades ou vilarejos de qualquer reino cristão, escolas tais que a juventude dos dois sexos, sem excluir ninguém, possa receber uma formação em letras, ser aprimorada nos costumes, educada para a sociedade e, assim, nos anos da primeira juventude, receba a instrução sobre tudo o que é vida presente e futura, de maneira sintética, agradável e sólida. Os princípios de tudo o que se aconselha são extraídos da própria natureza, a verdade é demonstrada através de exemplos paralelos das artes mecânicas; a ordem dos estudos é disposta segundo anos, meses, dias, horas; o caminho, enfim, fácil e seguro, é mostrado para pôr essas coisas em prática com bom êxito. (COMENIUS, 2002).

Por estar num momento de transição e de questionar a escola até então praticada - a escolástica - que era pautada nas práticas pedagógicas que valorizavam as atividades memorísticas, os estudos abstratos, o castigo, a palmatória, entre outros, Comenius traz em sua obra princípios e ideias inovadoras para a época, mas, ao mesmo tempo, preserva algumas ideias conservadoras e habituais do seu tempo.

Inovações: *Primeiro educador a difundir a ideia do conhecimento para todos.

*Desenvolveu ideias avançadas para a prática educativa, por exemplo, a importância da percepção sensorial para a aprendizagem.

*Impulsionou a criação de uma teoria do ensino.

Permanências: *Manteve o caráter transmissor do conhecimento.

*Manteve o ensino simultâneo e o método único, embora buscasse adaptar o ensino às fases do desenvolvimento.

A Didática Magna está relacionada ao desenvolvimento da compreensão da importância da autonomia dos alunos. Um desenvolvimento de práticas pedagógicas que estimulassem o protagonismo juvenil, resultando na formação de cidadãos mais conscientes, respeitosos, de uma forma geral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (30.3 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com