TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Engajamento coletivo na construção do Projeto Político-Pedagógico

Por:   •  10/6/2018  •  Projeto de pesquisa  •  538 Palavras (3 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 3

O engajamento coletivo na construção do Projeto Político-Pedagógico

Introdução

Toda escola possui uma identidade, a qual se constitui como reflexo da comunidade escolar atendida. Todavia, pode ser que esta não seja explícita, passando até mesmo despercebida pela própria escola, que assume então a função de um simples espaço de ações e conteúdos engessados.

O Projeto Político-Pedagógico (PPP) oportuniza o reconhecimento dessa identidade, através da intervenção e participação dos envolvidos, bem como pela reflexão e mudanças na prática pedagógica em prol do trabalho educacional.

Esse documento atua como instrumento de diagnóstico e transformação da realidade escolar. Para tanto, nele devem conter um descritivo da Unidade Escolar (UE), suas metas previstas, delineando as ações e os caminhos a se percorrer para atingir tais fins.

É imprescindível que o PPP apresente a intencionalidade pedagógica da UE, conforme elucida Veiga (2004):

[...] na dimensão pedagógica reside a possibilidade da efetivação da intencionalidade da escola, que é a formação do cidadão participativo, responsável, compromissado, crítico e criativo. Pedagógico, no sentido de definir as ações educativas e as características necessárias às escolas de cumprirem seus propósitos e sua intencionalidade. (VEIGA, 2004, p. 13)

Neste sentido, a escola assume papel social, mantendo seu encargo pedagógico, que deve estar presente de forma clara nas intervenções e projetos.

Para haver conscientização sobre a relevância do PPP e do quanto o engajamento dos envolvidos é indispensável, o objetivo desse trabalho concerne em discutir sobre a construção do Projeto Político-Pedagógico e esclarecer sobre a importância de sua elaboração ser coletiva.

Muito se fala em gestão democrática, a qual carece de parcerias nos projetos e atividades que a unidade de ensino propõe. Neste prisma, a elaboração do Projeto Político-Pedagógico de uma instituição escolar se mostra como uma tarefa colaborativa, onde a impessoalidade se faz fundamental.

A desmistificação a ideia de que o PPP é algo complexo de se elaborar. É urgente dialogar sobre a superação de questões pessoais durante a construção do PPP, em favor ao que é melhor para a escola como um todo.

Face ao exposto, foi realizado um levantamento bibliográfico, a partir da legislação vigente e sob a ótica de autores que abordam a temática, a fim de fundamentar as discussões e subsidiar as reflexões.

Materiais e Métodos

A metodologia adotada nessa pesquisa consiste num levantamento bibliográfico através de fontes secundárias, as quais possibilitaram uma análise sistemática de literaturas sobre o Projeto Político-Pedagógico escolar, subsidiada também na legislações vigentes.

Autores como Veiga (2004), Vasconcelos (2004a e 2004 b) e Padilha (2003) são alguns dos estudiosos que fundamentaram a discussão, tornando possível a produção desse trabalho.

O Projeto Político-Pedagógico deve ser construído coletivamente em todas as unidades de ensino do Brasil, sendo preconizado enquanto ferramenta da gestão escolar na Constituição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (41.9 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com