TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO ARTICULAÇÃO DO COLETIVO: DIFERENTES FAZERES, DIVERSOS SABERES.

Por:   •  25/9/2019  •  Monografia  •  21.608 Palavras (87 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 87

1. INTRODUÇÃO

O presente estudo pretende analisar a construção do projeto político pedagógico partindo num contexto de uma construção coletiva, buscando trazer a narrativa sobre a importância do Projeto Político Pedagógico como mecanismo de democracia nas bases da escola, bem como também em toda à sua estruturação para a transformação dessa realidade que acontece desde o início dos séculos.

O trabalho fundamentou-se no processo histórico brasileiro educacional brasileiro tecendo a conjuntura política, social e econômica que narram os processos educacionais hegemônicos e contra hegemônico.

 Fundamentando e tecendo a luz a importância do Projeto Político Pedagógico como mecanismo de democracia nas bases da escola, bem como também em toda a sua estruturação para a transformação dessa realidade que acontece no cotidiano escolar, baseando, pois de acordo com Souza (1998) “a escola é um lugar de adotar políticas includentes e excludentes.” Onde as praticas neoliberais acionam um mecanismo de inclusão na matricula do ensino, porém exclui nas praticas de qualidade do ensino, ressaltando que as praticas neoliberais decolaram no Brasil na década de 90, apropriando da Base legal do texto da Constituição Federal e disseminando esta dicotomia na LDB9394/96.

Dentro dessas nuances a militância que luta pela contextualização da Gestão Democrática se apropria do art. 14 da LDL buscando reverter os processos que levam ao paradigma de dominação no ensino, queremos esclarecer nessa proposta a verdadeira atuação do Projeto Político Pedagógico dentro da escola, como um mecanismo articulador entre a sociedade, a escola em sua particularidade, mostrando o verdadeiro movimento democrático, estabelecendo a importância desde documento que permeia a educação quebrando a ideologia da dominação, exclusão e fragmentação que desde a antiguidade até a presente data estas praticas de exclusa persistem no chão da escola, buscando a amplitude de o contexto escolar deve formar indivíduos críticos, participativos e construtivos.

2. ENUNCIADO DO PROBLEMA

Tendo em vista que a educação sempre foi um mecanismo de exclusão para as classes oriundas, no qual o conhecimento historicamente acumulado ficava retido para hegemonia, o contexto da educação trás consigo a narrativa da dualidade, a escola como aparelho ideológico do Estado, e os militantes da educação a favor de uma escola pública e de qualidade.

O momento é propicio para afirmamos que após a conquista da escola gratuita galgada e trilhada no viés educacional, o debate da qualidade continua em constante conflito, sabe-se que qualidade da escola pode ser trilhada a partir um projeto democrático, dialogado e articulado que nasça no chão da escola, de acordo com cada especificidade.

Partindo deste contexto, os seguintes questionamentos ainda permanecem no debate: a atuação do coletivo na construção do projeto político pedagógico pode contribuir para a qualidade do ensino, tendo em vista este processo dialógico como um ato democrático? A forma que se dá a participação atende as especificidades e as fragmentações de cada realidade escolar?

3. OBJETIVO GERAL

Descrever a importância da construção do projeto político pedagógico, vinculado, à prática coletiva, narrando-o, como o principal processo para se estabelecer a gestão democrática no cotidiano escolar.

4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Analisar o contexto de exclusão no histórico da educação brasileira;
  • Articular a gestão democrática no contexto escolar,
  • Analisar as especificidades para construção de um projeto nas bases coletivas,

5. HIPÓTESE

- A partir dos debates permeando uma Gestão democrática, assegurada na lei pela C.F 88 E LDB 9394/96, o projeto político pedagógico é umas das maiores conquistas para o mecanismo de articulação democrática e dialógica, para escola, porém este processo é assegurado quando articulado de forma coletiva, descentralizando o poder e vinculado que há um mecanismo dialógico de todos os atores e sujeitos envolvidos no processo, mostrando a dicotomia e fragmentações existentes baseando as metas e tarefas para alcançar a qualidade do ensino.

- Para a construção do projeto político pedagógico não é necessário a construção a partir da coletividade, pois só da escola possuir o Projeto Político Pedagógico, este documento possibilita a qualidade no ensino?

6. REFERENCIAL TEÓRICO

Breve histórico da educação - Demerval Saviani e Sofia Lerche Vieira

Conceito de administração educacional - Taylorismo gestão de qualidade total – Vitor Paro e Conceito de Gestão Democrática - Márcia Regina Canhoto Lima

Projeto político pedagógico.

Serão utilizadas outras fontes teóricas do tema em questão, para aprofundamento do tema.

7. PROCEDIMENTO METODOLÓGICO

A pesquisa terá como norte o embasamento qualitativo que busca a valorização da subjetividade do contexto pesquisado, e tem como cunho orientador a pesquisa bibliográfica embasada em livros e recortes legais que abordam a temática.

 

Nesta abordagem, foram utilizados os livros do acervo da UFES (Universidade Federal do Espírito Santo) e dissertações produzidas na universidade em questão, buscando constantemente um diálogo com diversos autores, tornando flexíveis as nuances contida no acesso da gestão democrática.

Os caminhos trilhados nessa pesquisa trazem uma narrativa que contribua para a minimização das barbáries voltadas ao compromisso ético, social, político e filosófico.

Este trabalho será dividido em três partes: no primeiro capítulo a narração do “Breve contexto histórico da educação no Brasil”; o segundo capítulo, uma reflexão: muda o tempo, muda a escola; no terceiro capítulo, a da idéia: “Projeto Político Pedagógico: uma articulação para o democrático”, tecendo à luz uma alternativa de mecanismo de gestão democrática na escola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (147.1 Kb)   pdf (583.3 Kb)   docx (79.3 Kb)  
Continuar por mais 86 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com