TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Ensino e a Educação da Classe Trabalhadora .

Por:   •  4/4/2015  •  Resenha  •  2.751 Palavras (12 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1][pic 2][pic 3]

SUMÁRIO

Introdução

1. Os textos

2. Os temas

3. Alguns temas polêmicos

4. Marx e Engels como ponto de partida

I. Sistema de Ensino e Divisão do Trabalho

II. Educação, Formação e Trabalho

III. Ensino, Ciência e Ideologia

IV. Educação, Trabalho Infantil e Feminino

V. O Ensino e a Educação da Classe Trabalhadora


INTRODUÇÃO

1. OS TEXTOS

Marx e Engels nunca escreveram um texto - folheto, livro ou artigo - dedicado expressamente ao tema do ensino e educação. Suas referências sobre estas questões aparecem separadas ao longo de sua obra. A partir de sua produção não é possível "levantar" um sistema pedagógico ou educativo completo e elaborado.

(p. 1)

A primeira metade do século XIX se caracteriza pelo estabelecimento e a traumática consolidação de um modo de produção, o capitalismo, e uma formação social, burguesa. Todo o movimento utópico - socialista e anarquista, se baseia na constrão de modelos que contestam o que está sendo estabelecido. No seu seio, a educação é um aspecto prioritário e acuciante (urgente). (p. 2)

A falta de atenção às necessidades sociais no campo da educação e ensino, unida às dramáticas condições de trabalho da população operária - acentuadas no caso do trabalho infantil e feminino - colocam o ensino e a educação em primeiro plano.

(p. 2)

Todos os socialistas utópicos, todos os anarquistas chamaram atenção sobre estes aspectos e, ainda mais, confiaram no ensino e na instrução como instrumentos de transformação. A emancipação dos indivíduos, sua libertação das condições opressoras só poderia se dar quando tal emancipação alcançasse todos os níveis, e, entre eles, o da consciência. Somente a educação, a ciência e a extensão do conhecimento, o desenvolvimento da rao, pode conseguir tal objetivo. (p. 2)

2. OS TEMAS

Perguntas:

1 - O tema da educação e do ensino se articulam em torno de que eixo?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)   pdf (603.9 Kb)   docx (1.5 Mb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com