TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estágio Curricular Supervisionado Em Ensino Fundamental Anos Iniciais

Por:   •  23/5/2023  •  Relatório de pesquisa  •  1.999 Palavras (8 Páginas)  •  105 Visualizações

Página 1 de 8

Relatório

Dados do Aluno: Curso: Pedagogia            

Instituição: UNICID

Nome: Camila Ruas Fernandes Cunha

RGM: 30095875

Disciplina: Estágio curricular supervisionado em ensino fundamental anos iniciais

Ano/semestre: 2023/5º semestre

Quantidade de horas realizadas: 100 horas

  Informações Gerais sobre o local onde o Estágio Supervisionado foi cumprido: Caracterização da escola:

Nome da Escola: EMEIEF José da Conceição Holtz

Endereço: R. Almerío Dorighelo,714 Novo Mundo

Dependência administrativa: Publica

Diretoria de ensino: Boituva-Sp

Ano e nível escolar observado: Ensino fundamental-anos iniciais

Estrutura Física da Escola

 A infraestrutura física da instituição escolar salas para diretoria, de professores, secretária, despensa, almoxarifado, laboratório de informática, quadra de esporte coberta, pátio coberto, cozinha, sanitários com acessibilidade adequada a alunos com deficiência ou mobilidade reduzida, doze (12) salas de aula e sala de Leitura. Equipamentos e tecnologias: internet, computadores para manuseio administrativo (5), computador para uso de alunos, DVD, impressora, aparelho de som, projeto multimídia, fax, retroprojetor, TV, matérias didáticas e livros. Os funcionários mantenedores da escola: diretor, coordenadores pedagógicos, secretário, auxiliar administrativos, monitores, auxiliar de classe, cozinheira, etc.

Introdução

A historicidade da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental − EMEIEF José da Conceição Holtz, atualmente endereçada na Rua Almerio José Dorighello, bairro Novo Mundo, cidade de Boituva/SP. Inicialmente, João Domingos Barretos e sua esposa doam um terreno para que nele fosse construída a primeira escola no município, visto o crescimento da demanda, a instituição escolar passou a funcionar por 35 anos na Rua Doutor Fernando Costa, agora a casa era cedida pela Família Vercelino. No dia 15 dezembro de 1920, a escola é novamente reinstalada e começava suas atividades educativas na Rua São João, com nome de “Escolas Reunidas de Boituva”, funcionava na época com seis turmas de 1ª à 4ª séries. Posteriormente, pelo decreto n.º 5.335/1932 foi novamente renomeada para Grupo Escolar de Boituva.

Mas, em 15 de janeiro de 1947 teve a sua denominação mudada para Grupo Escolar “Cel. José Campos de Arruda Botelho”. Contudo, a escola foi outras vezes renomeada, na resolução SE de 23, publicado em 24/01/76, a escola passou a ser EEPG. “Cel. José Campos de Arruda Botelho”. Depois, com a Resolução SE 37/96, de 24/04/94, publicada no D.O.E. de 25/04/96, a escola foi reestruturada e agora passou a ser nomeada de EEPG. “Cel. José Campos de Arruda Botelho”. Contudo, com a municipalização, Lei 3535 de 29 de março de 1997, acontece uma nova nomeação e para José da Conceição Holtz.

A infraestrutura física da instituição escolar salas para diretoria, de professores, secretária, despensa, almoxarifado, laboratório de informática, quadra de esporte coberta, pátio coberto, cozinha, sanitários com acessibilidade adequada a alunos com deficiência ou mobilidade reduzida, doze (12) salas de aula e sala de Leitura. Equipamentos e tecnologias: internet, computadores para manuseio administrativo (5), computador para uso de alunos (185), DVD, impressora, aparelho de som, projeto multimídia, fax, retroprojetor, TV, matérias didáticos e livros. Os funcionários mantenedores da escola: diretor, coordenadores pedagógicos, secretário, auxiliar administrativos, monitores, auxiliar de classe, cozinheira, etc. 

             

         REFLEXÃO SOBRE AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS E ANÁLISE CRÍTICA

O estágio de docência componente Ensino Fundamental (anos iniciais/ ciclo I) foi realizado em uma escola pública de Boituva  município do estado de São Paulo, na região Metropolitana de Sorocaba. Com visitas diárias nos períodos vespertinos, entre os mês de março e abril de 2023, com a supervisão da gestora escolar Silvia Amélia Ferriello.

Antes de começar os relatos de observação, fui à busca de escritos e encontrei uma citação que assertivamente reflete a Educação Pública e o ofício do Professor:

Muitas vezes, o aumento do alunado acontece com a superlotação das salas de aula, a multiplicação dos turnos de funcionamento das escolas, a contratação de professores em caráter temporário, piorando as condições de ensino, justamente para a população que mais necessitaria de atenção em seu ingresso na escola. É preciso reconhecer que muitas políticas adotadas na área de educação têm procurado criar melhores condições de ensino nas redes públicas. Porém, algumas iniciativas carregam consigo a responsabilização do professor pelos resultados negativos da aprendizagem dos alunos, sem considerar a realidade difícil vivida por muitas escolas e o fato de que o professor de hoje é resultado de muitas décadas de descaso com a educação, durante as quais o seu salário foi rebaixado, sua carga de trabalho, aumentada, a formação, aligeirada, e sua posição na sociedade, deteriorada. Com efeito, a profissão docente, que já havia perdido o antigo prestígio, passou a ser considerada como algo provisório, uma ocupação não desejada, que se aceita, na falta de outra (CAMPOS, 2008, p.122).

O espaço da sala de aula contém cadeiras e carteiras para os alunos, um grande quadro verde, uma mesa-professor e a cadeira do docente idêntica a que é usada pelos alunos, cor da sala de aula é um bege claríssimo, janelas basculantes e uma porta madeira (aglomerada) na cor azul ou um verde tiffany, há ventiladores em um estado de má conversação e excessivamente barulhento, a iluminação do ambiente é através de lâmpadas de LED “comuns”.

As professoras são responsáveis por todo processo educacional, exceção às práticas esportivas, sempre durante as trocas de professores houve bastante conversa e bagunça por parte dos alunos. Acompanhei quase que majoritariamente a professora titular da turma do 2º ano B que procura sempre iniciar suas aulas com a chamada, normalmente com bastante conversa e tumulto por parte dos alunos durante a chamada. Com uma ressalva durante a aula a professora procura chamar a atenção dos alunos por conta das conversas, entretanto, essa ação pouco obteve resultado. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (138.9 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com